Como apagar o histórico de pesquisa do Instagram

Tutorial ensina a excluir o histórico de buscas do Instagram usando o aplicativo da rede social ou a Central de Contas da Meta

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Tela do celular mostra o app do Instagram na área para Limpar Histórico de Pesquisa
Você consegue excluir o histórico do Instagram em poucos toques pelo app (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

O histórico de pesquisa do Instagram é uma lista que reúne os perfis, hashtags, áudios, locais e tópicos buscados na rede social nos últimos 30 dias. A plataforma permite apagar o histórico de pesquisa no próprio aplicativo em poucos passos.

Outra alternativa é limpar o histórico de pesquisas do Instagram pela Central de Contas da Meta. Esse processo também permite apagar a lista de pesquisas feitas nas demais contas vinculadas, e pode ser realizado a partir de qualquer dispositivo com acesso à central.

Veja abaixo como excluir o histórico de pesquisas do Instagram.

Como apagar o histórico de pesquisa pelo app do Instagram

Para encontrar e apagar o histórico de pesquisas da sua conta pelo aplicativo do Instagram, basta acessar a aba Explorar. Veja o passo a passo abaixo:

1. Abra o app do Instagram e toque em Explorar

Logado em sua conta do Instagram, toque no ícone de lupa, no canto inferior esquerdo da tela, para acessar a seção Explorar da rede social.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar a guia pesquisar na tela principal

2. Toque na barra de pesquisas para ver suas buscas recentes no Instagram

Toque no campo “Pesquisar”, na parte superior da tela, para acessar as buscas mais recentes feitas por você no Instagram.

Print do aplicativo Instagram mostra como ver as buscas recentes na rede social

3. Selecione “Ver tudo” para abrir todo o histórico do Instagram

Toque na frase em azul “Ver Tudo”, no canto superior direito da tela, para visualizar todo o histórico de buscas na rede social de fotos e vídeos dos últimos 30 dias.

Print do aplicativo Instagram mostra como ver as buscas recentes na rede social

4. Toque em “Limpar tudo” para apagar o histórico de pesquisa

Toque na frase em azul “Limpar Tudo”, no canto superior direito da tela. Selecione a opção “Limpar Tudo” no pop-up que surgirá no aplicativo para concluir o processo de excluir o histórico do Instagram.

Print do aplicativo Instagram mostra como limpar o histórico de pesquisa da rede social

Como limpar as pesquisas do Instagram pela Central de Contas

A Central de Contas da Meta permite a exclusão de todas as pesquisas recentes de contas vinculadas. Isso inclui os perfis do próprio Instagram e do Facebook.

No tutorial abaixo, mostramos como acessar a Central de Contas pelo app do Instagram. Mas você também pode entrar em accountscenter.facebook.com a partir de um navegador pelo computador ou celular e pular direto para o passo número 4.

1. Acesse o seu perfil no Instagram

Abra o app do Instagram no celular e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar o seu perfil.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar o perfil a partir da tela principal

2. Toque no menu e acesse as configurações do Instagram

Toque no menu do Instagram (ícone com três riscos na horizontal), no canto superior da tela, e selecione a opção “Configurações e Privacidade”.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar as configurações da rede social

3. Vá para a Central de Contas da Meta

Encontre a seção “Sua Conta” e toque na opção “Central de Contas”.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar a Central de Contas da Meta

4. Abra a opção “Suas informações e permissões”

A Central de Contas da Meta traz várias opções de configurações dos perfis do Instagram e do Facebook. Então, desça a tela do aplicativo até encontrar a seção “Configuração de Conta” e toque na opção “Suas informações e permissões”.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar a opção Suas Informações e permissões

5. Toque em “Histórico de pesquisa”

Na área “Suas informações e permissões”, acesse a opção “Histórico de pesquisa” para seguir com o procedimento para excluir as pesquisas no Instagram e no Facebook.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar a opção Histórico de pesquisa

6. Toque no botão “Limpar todas as pesquisas”

A tela “Histórico de pesquisa” mostra todos os perfis conectados à sua Central de Contas. Toque no botão azul “Limpar todas as pesquisas” para apagar as buscas recentes nas suas redes sociais da Meta.

Print do aplicativo Instagram mostra como Limpar todas as pesquisas pela Central de Contas da Meta

7. Escolha o período do qual quer excluir o histórico de pesquisas

Escolha o período que deseja limpar o histórico do Instagram e do Facebook. Essa opção também exclui todos os dados de buscas recentes que ficam registrados nos relatórios de informações de conta da Meta:

  • Última hora: exclui todas as pesquisas realizadas na última hora;
  • Ontem: apaga todas as buscas recentes feitas nas últimas 24 horas;
  • Desde o início: limpa todo o histórico de pesquisas dos últimos 30 dias nos apps do Instagram e do Facebook.

Então, toque no botão azul “Limpar todas as pesquisas” para concluir a exclusão dos dados.

Print do aplicativo Instagram mostra como Limpar todas as pesquisas pela Central de Contas da Meta

Por quanto tempo o Instagram mantém o histórico de pesquisa?

O Instagram mantém o histórico de buscas por 30 dias, por padrão. Após esse período, as informações de perfis, hashtags, áudios, locais e tópicos pesquisados são excluídos automaticamente do aplicativo e da versão web da rede social.

É possível não salvar o histórico de pesquisa do Instagram?

O Instagram não tem uma opção que impede de salvar o histórico de pesquisa. Contudo, a Central de Contas da Meta permite configurar um período para os apps fazerem a limpeza automática das buscas recentes.

Na área “Histórico de pesquisa”, toque na opção “Manter pesquisa por”. Escolha manter as informações por 3, 7, 14 ou 30 dias. Assim, os dados de buscas serão excluídos automaticamente dos apps e da versão web após o período escolhido.

Print do aplicativo Instagram mostra como definir o período de limpeza automática do histórico de pesquisa

Consigo ver as pesquisas apagadas do Instagram?

Não. Você não consegue ver pesquisas recentes apagadas devido às medidas de privacidade no Instagram. Contudo, se você digitar as primeiras letras do nome de um perfil que você acessa com frequência ou com o qual já interagiu, o Instagram tende a sugerir a pessoa entre os primeiros resultados.

Posso recuperar o histórico excluído do Instagram?

Não. O Instagram não possibilita restaurar o histórico excluído na rede social. Uma vez que as buscas são apagadas, não é possível recuperar esses dados nem usando os relatórios de informações de contas da Meta na Central de Contas da Meta.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados