Depois de sofrer com a descoberta de uma falha interna no Switch que permite a pirataria no console, a Nintendo começou a tomar medidas de segurança. A mais recente começou dentro da fábrica, onde a Big-N já soluciona o problema antes da venda de novas unidades.

A falha, chamada de fusée gelée (ou foguete congelado, em tradução livre), é um problema interno dos componentes do Switch. Isso significa que uma solução via atualização remota de software não é possível nas unidades já comercializadas. A Nintendo começou a dificultar o acesso que possibilita o “desbloqueio”, e vem banindo de sua rede online os usuários que jogam títulos pirateados.

De acordo com um tweet de @SciresM, que foi responsável pelo alerta de que jogar games piratas no console resultará em banimento da Nintendo Network, a própria fábrica do Switch já tomou uma medida mais drástica para a solução da falha.

O problema é resolvido com alterações no chip interno, um Nvidia Tegra, para dificultar o acesso ao modo de recuperação via USB. Era exatamente por esta entrada que os hackers alteravam a segurança do produto e, assim, conseguiam rodar jogos pirateados.

Kate Temkin, que fez parte do grupo que descobriu a falha original, diz que unidades mais recentes do console já têm a solução instalada, mesmo antes da suposta nova versão do Switch, chamada internamente de Mariko, ser lançada ao público – o que deve acontecer em breve.

O único porém é que estas versões saem da fábrica com o Switch rodando na versão 4.1 do firmware, que é hackeável. A versão mais recente até a publicação deste artigo é a 5.0, que ainda não foi completamente hackeada. Unindo-a com a solução de hardware, a Nintendo pode ter freado o desenvolvimento da pirataria em seu console mais recente.

Com informações: Engadget, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Satã te ama
José Carvalho

A Nintendo bloqueia os jogos online, isso pra mim é pouco, tinha mesmo que brickar o aparelho...

José Carvalho

A pessoa compra o console ESPERANDO desbloquear para jogar jogos piratas, depois vem um monte de mimizento reclamando da qualidade dos jogos...
Eu queria ver UM que trabalhasse em uma equipe trabalhando 12, 15 horas por dia para deixar o trabalho pronto, bonito e redondo em 7 a 10 meses que gostasse no final das contas de ser roubado em bando, como é o caso dos desenvolvedores de jogos.
Aí o brasileiro fala de corrupção e elege Bolsonaro...

Wesley M

" online da Big N é uma bosta e n é barato" não é barato ? atualmente está de graça e quando ficar pago vai custar 2 dolares por mês porra como assim caro kkk

Caleb Enyawbruce

suave, hahaha

Douglas Medeiros

na verdade qualquer console é, todos foram desbloqueados e quem quer vai rodar pirata. Estou de boa, jogos originais jogo online e os baixados somente off em modo avião, depois limpo os logs.

Zoá Cara Detrouxas

Meio tarde, já tem no mundo todo consoles desbloqueáveis que vão valer mais quando o dono resolver vender, isso que o switch vendeu mais do que ps4 e xbox one.

Macgyver Freitas

Já tem uns joguinhos 2D rodando, mas concordo q deve levar uns 2 anos, mas se for lembrar que o Switch foi lancado a um ano, se os emuladores estiverem bons em 3 anos pós lançamento, é bem melhor q os 10 anos q leva pra emular um Playstation ou Xbox

Danilo

Passo largo esse seu, viu? Rsrs

Acho que ainda demora uns 2 anos para algum emulador de switch estar maduro o suficiente para rodar a maioria dos games de switch

Macgyver Freitas

Bloquendo a pirataria no console, mas já tá a um passo de ser emulado nos PCs

Will Bowser

comprei o meu tem 2 semanas, lote XAW1003. ainda bem que comprei a tempo. quando o desblock estabilizar, vou fazer no meu, ficar pagando 300 reais em jogo que nem sequer e localizado, meu cool. e com certeza e so da um tempo pros hackers que vão desbloquear a versão nova tbm, console nintendo e muito falho em proteção contra hacker.

Will Bowser

sonhou alto esse ae kkkkkkkkk

Roan Felipe

Bem q poderia ser verdade kkkk

Gertrudes, a Lhama

UHASUHUASU

Pra tu ver como eu manjo disso

Douglas Medeiros

vale muita grana a versão com a falha, e fodase o bloqueio, quem desbloqueia não pensa no online, até pq o online da Big N é uma bosta e n é barato.

Alias, o meu é desbloqueado e jogo online meus games originais, por enquanto tudo de boas

Exibir mais comentários