O Google anunciou uma nova forma que as pessoas terão de assistir a conteúdos em vídeo na tela da televisão. A Google TV é uma plataforma, baseada no Google Android, que dará acesso fácil a diversos repositórios de vídeos, como o próprio YouTube (também do Google). De acordo com a empresa, existem 4 bilhões de espectadores de televisão no mundo. É evidente que eles não ficariam de fora desse negócio.

“Recentemente, uma quantidade crescente da nossa experiência de entretenimento vem dos telefones e computadores. Uma das razões é que esses dispositivos possuem algo que a televisão não possui: a web”. Com essa justificativa, o Google apresentou a Google TV a uma plateia repleta de desenvolvedores durante o evento Google I/O, que acontece em San Francisco. Segundo a empresa, a web também tem problemas: “é carente de excelentes funcionalidades e a experiência de visualização em alta qualidade que a TV oferece”.

Google TV em funcionamento. Clique para ampliar.
Google TV em funcionamento. Clique para ampliar.

Para melhorar essa experiência, a empresa liderada por Eric Schmidt aliou-se a parceiros do ramo de televisores e de microprocessadores para desenvolver o que é a Google TV. Em sua essência, ela é uma plataforma que combina o Android, o Chrome e um processador “poderoso”.

O Android é a base do sistema, embora tenha sido modificado para funcionar com perfeição, atendendo às necessidades de um televisor ou set-top box. É a partir dele que o usuário terá acesso ao conteúdo audiovisual, seja por meio do sinal de televisão que ele tem disponível em casa (sinal aberto, satélite ou cabo), seja por meio da internet, baseando-se em conectividade cabeada ou via Wi-Fi.

Como poderíamos esperar, o Chrome será o navegador embutido na Google TV. Ele permitirá que o internauta acesse websites diretamente a partir da televisão. Tenho minhas dúvidas se isso vai ser confortável, mas nas demonstrações pareceu funcionar bem (e tem Flash!). Mas o Google já se adiantou e lançou uma página na qual programadores e designers encontram diretrizes para adaptar websites à tela da televisão.


(vídeo do YouTube)

Para completar o pacote, temos um processador Intel Atom incluso no televisor ou no set-top box, para garantir a robustez necessária para visualização de vídeos em altíssima definição sem perda de desempenho.

Com informações: Engadget, Cnet.
Teremos mais posts informando aspectos específicos da Google TV em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados