O FBI acusou um ex-funcionário da Apple, o engenheiro Xiaolang Zhang, de roubar planos e dados de carros autônomos da própria empresa da maçã. Zhang foi detido nos Estados Unidos pouco tempo antes de ir para a China com todos os documentos sobre o produto que sequer foi lançado.

Junto do chinês estava um notebook com todos os dados que foram baixados e que descrevem com detalhes, em 25 páginas, partes de componentes de um carro autônomo da Apple.

Zhang admitiu ao FBI que roubou os dados em forma de download não autorizado e que os levaria para a China, onde entregaria tudo para uma startup de carros autônomos, chamada de Xiaopeng Motors. O engenheiro foi contratado pela Apple para desenvolver software e hardware para este tipo de veículo.

Em abril deste ano, Zhang tirou licença paternidade para acompanhar o nascimento de seu filho e viajou para a China com a família. No retorno, o engenheiro disse que estava de saída da Apple e trabalharia em uma empresa de seu país, que faz carros inteligentes e elétricos por lá.

Junto das 25 páginas detalhando o carro, Zhang também roubou placas e um servidor de um laboratório de carro autônomo na Apple, junto de um chip proprietário da própria empresa e que faria parte de todo o sistema.

Segundo a acusação, a Xiaopeng Motors demitiu o engenheiro e está cooperando com as autoridades americanas para esclarecer o caso. A Apple tem 5 mil funcionários (do total de 135 mil) que estão ligados em algum projeto desta natureza, sendo que 2,7 mil deles têm acesso aos dados secretos que Zhang roubou.

Além de resolver a situação, a Apple agora tem mais motivos para esquentar os rumores de que está desenvolvendo alguma tecnologia para carros autônomos – seja ela sozinha, ou em parceria com alguma empresa. Nós até já falamos sobre os testes da Apple com carros autônomos, que acontece lá na Califórnia.

Com informações: Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

São evoluções de tecnologias atuais no meu ponto de vista, eu penso mais em um carro autônomo por exemplo, um avião muito mais eficiente ou supersônico, uma bateria com tecnologia nova, algo que desafie as tecnologias atuais, fazer telas sem bordas ou carregamento rápido (que começou há anos) é simplesmente melhorar o que já existe.
Os primeiros carros "melhores" da China eram clones de Jaguar, Mercerdes, BMW, etc em termos de design. Eles compraram um Airbus e desmontaram parafuso a parafuso pra aprender como se faz um... lançaram celulares decentes a partir dos HiPhones cópia de iPhones, e por aí vai...

Gertrudes, a Lhama

A Vivo e a Oppo têm investido bastante em tecnologias que começaram lá mesmo, com o Vivo NEX e o Oppo Find X. O carregamento rápido da Oppo também é algo que saiu bem antes dos demais, e acredito que até hoje seja superior ao QuickCharge da Qualcomm.

Falo do ramo de smartphones só porque é o que estou mais por dentro.

Caleb Enyawbruce

O maluco é chinês, consegue um emprego na Apple, num projeto super importante para a empresa, e resolve jogar tudo pro ar pela pura ganância... Só tá colhendo o que plantou...

Paul

A China é uma potência! É um país milenar e de lá saíram grandes invenções uteis à humanidade até hje.
Não sei se vc sabe, mas nessas empresas de tecnologia, a mão de obra chinesa é bastante requisitada(tanto localmente quanto nas sedes nos EUA) para diversas funções importantes(IA, Programação e tals). O que vc disse aí é verdade SIM, mas eles têm tecnologia de ponta. Agora sobre ter ''produtos'' lançados, eu ñ sei te dizer nenhum. Até pq, ñ é só em gadgets que essa inovação e tecnologia vindas de lá é visível.
Já faz um tempo, mas aqui no TB msm teve um post sobre eles estarem construindo estradas solares. Bem interessante.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Tipo??

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Tipo?

Thiago

Quais seriam esses anúncios maliciosos?

Paul

Vc tá generalizando. Tem coisas legais que saem de lá tbm.

Paul

Que aliás, ainda aparecem no Chrome, pelo Android. :\

Gertrudes, a Lhama

Tem bastante inovação mesmo vindo de lá também. Não dá pra generalizar.

Kevin Silva

Kkkkkkkkkkkkk

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Dá mta raiva isso, depois vem nego falando que a China está inovando, que a China vai ser uma potência, a China é potência de réplicas e trabalho escravo, roubam sua propriedade intelectual remotamente ou localmente (qdo produzem algo pra você), melhorar o que já existe e lançar como novidade é fácil, quero ver fazer algo importante do zero...

mord4z

No chorume o F5 está funcionando.

nice guy
Lucca

"You wouldn't download a car"

Exibir mais comentários