O FBI acusou um ex-funcionário da Apple, o engenheiro Xiaolang Zhang, de roubar planos e dados de carros autônomos da própria empresa da maçã. Zhang foi detido nos Estados Unidos pouco tempo antes de ir para a China com todos os documentos sobre o produto que sequer foi lançado.

Junto do chinês estava um notebook com todos os dados que foram baixados e que descrevem com detalhes, em 25 páginas, partes de componentes de um carro autônomo da Apple.

Zhang admitiu ao FBI que roubou os dados em forma de download não autorizado e que os levaria para a China, onde entregaria tudo para uma startup de carros autônomos, chamada de Xiaopeng Motors. O engenheiro foi contratado pela Apple para desenvolver software e hardware para este tipo de veículo.

Em abril deste ano, Zhang tirou licença paternidade para acompanhar o nascimento de seu filho e viajou para a China com a família. No retorno, o engenheiro disse que estava de saída da Apple e trabalharia em uma empresa de seu país, que faz carros inteligentes e elétricos por lá.

Junto das 25 páginas detalhando o carro, Zhang também roubou placas e um servidor de um laboratório de carro autônomo na Apple, junto de um chip proprietário da própria empresa e que faria parte de todo o sistema.

Segundo a acusação, a Xiaopeng Motors demitiu o engenheiro e está cooperando com as autoridades americanas para esclarecer o caso. A Apple tem 5 mil funcionários (do total de 135 mil) que estão ligados em algum projeto desta natureza, sendo que 2,7 mil deles têm acesso aos dados secretos que Zhang roubou.

Além de resolver a situação, a Apple agora tem mais motivos para esquentar os rumores de que está desenvolvendo alguma tecnologia para carros autônomos – seja ela sozinha, ou em parceria com alguma empresa. Nós até já falamos sobre os testes da Apple com carros autônomos, que acontece lá na Califórnia.

Com informações: Reuters.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados