Início » Mobile » WhatsApp prepara atalho “marcar como lida” nas notificações do Android

WhatsApp prepara atalho “marcar como lida” nas notificações do Android

O recurso ainda não está ativo, mas já aparece no código do WhatsApp Beta 2.18.214

Por
18 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O WhatsApp está preparando um atalho “Marcar como lida” nas mensagens que aparecem em notificações do Android. Você não pode usá-lo por enquanto, mas ele deve ser disponibilizado nas próximas semanas. É uma novidade pequena, mas que pode ser bastante útil.

Segundo o WABetaInfo, o recurso ainda não está ativo, mas já aparece no código da versão 2.18.214. Ela foi liberada pelo WhatsApp no programa beta oferecido através do Google Play.

Eu consigo me ver usando o botão “Marcar como lida” devido à forma como o WhatsApp funciona. Suponha que você conversou com um amigo e ele respondeu algo simples, como “sim” ou “ok”. Nesses casos, é mais conveniente apenas dispensar a notificação.

No entanto, se outra pessoa falar com você, essa notificação vai voltar. Ela continuará retornando até que você abra o WhatsApp e marque aquele “ok” como lido.

Claro, com o novo recurso, você terá que ser mais cuidadoso com seus dedos. Existem certas pessoas (eu) que recebem mensagens no WhatsApp, leem na notificação, mas demoram para responder. Se você tocar acidentalmente no atalho “Marcar como lida”, e o tique azul aparecer para seu contato, você se sentirá obrigado a responder. “Desculpa a demora, eu estava ocupado” (eu estava, mesmo).

“Marcar como lida” em outros apps

Eu tinha a impressão de que o Telegram já oferecia o botão “Marcar como lida” no Android, mas não é o caso — as notificações só mostram a opção de responder. Gostaria de ver isso em mais apps: o atalho está presente no Android Mensagens, por exemplo.

Para você ter uma ideia do interesse por esse recurso, o desenvolvedor português João Dias (conhecido como joaomgcd) criou um app que adiciona o atalho “Marcar como lida” às notificações do Gmail no Android. O AutoNotification já foi baixado mais de 100 mil vezes.

Mais sobre: ,