Depois de seis anos, as vendas de PCs voltaram a apresentar algum fôlego. A informação das empresas de pesquisa de mercado IDC e Gartner. Apesar de indicarem números diferentes, ambas confirmam o crescimento da categoria no segundo trimestre de 2018.
Segundo a IDC, as vendas de computadores cresceram 2,7% no período. Já a Gartner afirma que a alta foi de 1,4%. A diferença se deve aos diferentes métodos usados pelas empresas para avaliar as vendas de PCs.
Dell Inspiron 14 7000
Em seu levantamento, a IDC considera os Chromebooks e exclui os tablets com Windows, como o Surface Pro. A Gartner, por sua vez, usa um método inverso: não conta as vendas de Chromebooks, mas inclui os tablets com Windows.
Para as duas empresas, HP, Lenovo, Dell, Apple e Acer são as líderes do mercado de computadores. Na comparação com o segundo trimestre de 2017, as cinco apresentaram crescimento, indicando que a alta da categoria foi proporcionada por diversos tipos de PCs.
Segundo Mikako Kitagawa, analista da Gartner, a categoria foi impulsionada principalmente pela demanda de empresas, que compensaram a queda nas vendas para consumidores individuais. “No segmento de empresas, o momento do PC vai enfraquecer em dois anos quando o pico de substituição para o Windows 10 passar”, prevê.
De acordo com Jay Chou, pesquisador do IDC, o crescimento pode ser observado entre notebooks e desktops. “Ainda que os PCs tradicionais podem não ser os dispositivos padrões para muitos usos, o mercado continua mostrando sinais de resistência conforme a experiência de uso em computadores evolui”, analisa.
Com informações: The Verge.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
nesse caso até uma TV Box e Video Games são computadores
Perfeito pra enrolar criança chata. Bota review de brinquedo e já era. Verdadeira chupeta eletrônica.
É o que já dizia Steve Jobs (se bem que ele falava isso era dos netbooks)
Muitos? Está me zuando né?
Não, assim como em muitos PCs
"Só troco quando terminar a faculdade e conseguir dinheiro"
Cara, tenho PÉSSIMAS notícias pra te dar... 😆
Placa de videos, Upgrade de memoria RAM, isso é impossível em um Tablet até onde eu sei.
Mas o Surface é um hibrido!
o meu é de 2011 e tá quase voando depois que coloquei um ssd. Só troco quando terminar a faculdade e conseguir dinheiro
Sim.E você já percebeu que ele é um tablet com Windows? Tablet é tablet e não será um sistema operacional que o tornará um PC.Mas vamos deixar isso de lado e encerrar,pois é como eu disse ,se duas grandes empresas com profissionais qualificados não entram em acordo,imagine nós.
Percebeu que eu falo só do Surface né? Eu não tô incluindo no comentário Tablets com Android e iPad.
Justamente amigo,a experiência no uso de um tablet é totalmente diferente do uso de um PC.Tablets se aproximam muito mais dos smartphones quando falamos em usabilidade.
Mas se duas grandes empresas com profissionais qualificados possuem classificações diferentes para tablets,então todos estamos certos ou errados,concorda?
A experiencia é diferente, só ler reviews do S9 conectado na Dock.
Bom,então smartphones também,né?
Dá pra ligar Mouse e teclado nele, não fica faltando nenhuma opção que teria exclusivamente em um PC
Dependendo da área, um desktop é fundamental. Trabalhar com tratamento de imagem e design demanda uma tela grande e um PC com um bom desempenho. Em casa um bom notebook tá ótimo. :-)
Tablet é um verdadeiro pato. Não é tão portátil quanto um smartphone com tela grande, e nem é tão versátil quanto um PC/notebook, mas custa bem próximo de um computador portátil.
Realmente, estava ontem mesmo pensando em vender o meu notebook que é de meados de 2012.
Será mesmo que apenas o sistema operacional define o que é um PC ou não?
Sempre achei que tablet é uma categoria à parte.
PC : Desktops e notebooks.
Tablet : É tablet e pronto.
Smartphone: Celulares com sistema operacional "inteligente".
Se vamos colocar tablets na categoria de PCs,por que não coloca logo smartphones?
Um Surface hoje tem o mesmo Windows que tem um PC Lenovo por exemplo, logo, é sim um PC.
Em qual universo um Tablet com Windows é considerado PC? Então quer dizer que os Lumia 930 por exemplo são PC's? E isso só conta computadores dessas marcas e não hardware? Pq esse mercado de computadores montados que ficam no SuperMercado pra venda, está fadado ao fracasso!
Como eu imaginei o crescimento é devido à mudança de parque nas empresas. Então a queda vai voltar "em breve™".