Oi e TIM estão autorizadas a ampliar compartilhamento de infraestrutura de 4G

Agora, as operadoras poderão compartilhar os espectros de frequência e até o núcleo da rede móvel

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Oi e TIM

A Oi e a TIM já podem ampliar seus acordos de compartilhamento de infraestrutura de telefonia celular, após uma autorização emitida nesta quinta-feira (12) pela Anatel. Com a novidade, as operadoras poderão compartilhar os espectros de frequência e até o núcleo da rede móvel.

As duas empresas já tinham um acordo de compartilhamento de rede, mas havia limitações: a TIM podia disponibilizar os equipamentos eletrônicos, como as estações rádio base, para a Oi (e vice-versa), mas todo o resto da infraestrutura de rede deveria ser própria.

Agora, a Oi e a TIM estão autorizadas a compartilhar suas faixas de frequência, tanto em 1,8 GHz quanto em 2,5 GHz, o que pode melhorar a oferta do 4G e tornar as operadoras mais competitivas: em 2,5 GHz, as duas só possuem bandas de 10 MHz cada uma, enquanto as concorrentes Claro e Vivo arremataram espectros de 20 MHz no leilão de 2012.

Além disso, o núcleo (core) da rede também poderá ser compartilhado entre as operadoras. Como explica o Teletime, a vantagem é que “além de poderem otimizar ao máximo as frequências oferecidas, fica muito mais fácil transferir os clientes de uma operadora para outra no caso, por exemplo, de uma consolidação”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados