Início » Mobile Software » Adobe deve lançar Photoshop completo para iPad

Adobe deve lançar Photoshop completo para iPad

Versão completa do Photoshop para iPad deve ser lançada em 2019 e fazer parte dos pacotes Adobe Creative Cloud

Por
22 semanas atrás

O Photoshop deve ganhar uma versão específica para iPad em 2019. Mas o aplicativo não vai ser uma mera adaptação do Photoshop convencional ou ter apenas recursos básicos: a intenção da Adobe é oferecer um pacote completo de ferramentas para atrair usuários de plataformas variadas. Pelo menos é o que aponta a Bloomberg.

A novidade deverá ser anunciada oficialmente na conferência Adobe Max, cuja edição 2018 está marcada para outubro. Mas fontes próximas à companhia adiantaram alguns detalhes.

Para começar, o Photoshop para iPad vai fazer parte da Creative Cloud, serviço de assinatura mensal que dá acesso a várias ferramentas da Adobe. O plano é permitir que o usuário possa utilizar o Photoshop na plataforma que lhe for mais conveniente em cada situação. Ele poderá, por exemplo, começar um trabalho no iMac e continuá-lo no iPad quando estiver fora do escritório.

Disponibilizar uma versão completa do Photoshop para iPad também pode ajudar a Adobe a conquistar usuários que não têm perfil profissional, mas fazem edições avançadas em fotos para divulgá-las nas redes sociais, por exemplo. Isso sugere que o novo Photoshop será completo, mas terá interface descomplicada, tanto quanto possível.

Lightroom para iPad

Lightroom para iPad

Scott Belsky, diretor de produtos da Creative Cloud, foi contatado para comentar o assunto. Ele disse que usuários da Adobe usam cada vez mais tablets para trabalhar em projetos criativos, o que levou muitos deles a pedirem que a Adobe aprimore a sua abordagem multiplataforma.

Se o plano der certo, o Photoshop para iPad conseguirá atrair tanto usuários profissionais quanto aqueles que fazem edições ocasionais. É um equilíbrio difícil de atingir, mas a Adobe precisa mesmo tentar: no âmbito dos dispositivos móveis, aplicativos de edição e criação como Affinity Photo e Sketch ganham cada vez mais adeptos.

Ferramentas como Illustrator e Premiere Pro também deverão ganhar versões completas para iPad, só que mais para frente. Na verdade, o próprio Photoshop pode atrasar por conta de eventuais dificuldades no desenvolvimento, razão pela qual a Adobe ainda não deu previsão de lançamento.

Vale lembrar que a Adobe já disponibiliza ferramentas de edição e criação para o iOS, como o Photoshop Express e o Photoshop Sketch, mas nenhuma delas oferece uma experiência completa.