Início » Aplicativos e Software » Adobe deve lançar Photoshop completo para iPad

Adobe deve lançar Photoshop completo para iPad

Versão completa do Photoshop para iPad deve ser lançada em 2019 e fazer parte dos pacotes Adobe Creative Cloud

Emerson Alecrim Por

O Photoshop deve ganhar uma versão específica para iPad em 2019. Mas o aplicativo não vai ser uma mera adaptação do Photoshop convencional ou ter apenas recursos básicos: a intenção da Adobe é oferecer um pacote completo de ferramentas para atrair usuários de plataformas variadas. Pelo menos é o que aponta a Bloomberg.

A novidade deverá ser anunciada oficialmente na conferência Adobe Max, cuja edição 2018 está marcada para outubro. Mas fontes próximas à companhia adiantaram alguns detalhes.

Para começar, o Photoshop para iPad vai fazer parte da Creative Cloud, serviço de assinatura mensal que dá acesso a várias ferramentas da Adobe. O plano é permitir que o usuário possa utilizar o Photoshop na plataforma que lhe for mais conveniente em cada situação. Ele poderá, por exemplo, começar um trabalho no iMac e continuá-lo no iPad quando estiver fora do escritório.

Disponibilizar uma versão completa do Photoshop para iPad também pode ajudar a Adobe a conquistar usuários que não têm perfil profissional, mas fazem edições avançadas em fotos para divulgá-las nas redes sociais, por exemplo. Isso sugere que o novo Photoshop será completo, mas terá interface descomplicada, tanto quanto possível.

Lightroom para iPad

Lightroom para iPad

Scott Belsky, diretor de produtos da Creative Cloud, foi contatado para comentar o assunto. Ele disse que usuários da Adobe usam cada vez mais tablets para trabalhar em projetos criativos, o que levou muitos deles a pedirem que a Adobe aprimore a sua abordagem multiplataforma.

Se o plano der certo, o Photoshop para iPad conseguirá atrair tanto usuários profissionais quanto aqueles que fazem edições ocasionais. É um equilíbrio difícil de atingir, mas a Adobe precisa mesmo tentar: no âmbito dos dispositivos móveis, aplicativos de edição e criação como Affinity Photo e Sketch ganham cada vez mais adeptos.

Ferramentas como Illustrator e Premiere Pro também deverão ganhar versões completas para iPad, só que mais para frente. Na verdade, o próprio Photoshop pode atrasar por conta de eventuais dificuldades no desenvolvimento, razão pela qual a Adobe ainda não deu previsão de lançamento.

Vale lembrar que a Adobe já disponibiliza ferramentas de edição e criação para o iOS, como o Photoshop Express e o Photoshop Sketch, mas nenhuma delas oferece uma experiência completa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Moser

Sim, seria muito muito melhor!

Paulo Manso

Procreate, Affinity Photo e Artstudio Pro fazendo a Adobe acordar hein hehe.

johndoe1981

Photoshop e Lightroom só estão disponíveis por assinatura? Será que compensa mesmo ficar pagando assinatura em vez de comprar logo o programa completo? Eu uso AutoCAD 2009 pirata até hoje, admito, mas não vejo diferença significante na prática entre a versão 2009 e a 2017, ao menos nada que justifique pagar asinatura pra ter a última versão. Na prática, você só usa os mesmos recursos básicos de sempre, essas novidades a cada nova versão pra mim não passam de perfumarias que nunca vão ser usadas em âmbito profissional.

Se tivesse uma firma de Engenharia Civil ou Arquitetura eu comprava logo um lote de licenças em volume em vez de ficar pagando assinatura pra sempre.

Eric Viana

Adoraria ver a Adobe permitindo flexibilizar o pacote. Eu, por exemplo, não uso os softwares de vídeo e audio... Gostaria de tirar essa turma do pacote e ver a assinatura mais barata...

Lairton Gomes

Acho que a adobe tá começando a se preparar para os macs com arm

depizol

Instalei o Affinity Designer no iPad ontem e estou impression

Fábio Moser

Eu também já tentei buscar alternativas ao LR e ao PS, pra não ter que ficar pagando a assinatura, mas não encontrei. :-(
Pelo menos o plano só com LR e PS é bem em conta, 35 por mês. Quem precisa dos outros softwares, daí complica. :-(

Fábio Moser

Sim! Como eu queria um concorrente da Serif para o Lightroom! Espero que esteja nos planos deles!

Emerson Alecrim

Sexta-feira e tal, sabe como é :P

Djalma

O plano é permitir que o usuário possa utilizar o Photoshop na plataforma que lhe for mais conveniente em casa situação.

Em cada situação eu creio :)

obitow

Serif dando trabalho pra Adobe hein hehe

Franco Luiz

Por essas e outras que prefiro tablet com windows ao menos tenho a ctz de ter os programas completos

Trovalds

Mas a ideia é oferecer o Photoshop completo no iPad pra profissionais. E mesmo quem não é profissional mas gosta de um "tapa" mais profissional na foto não se importa em pagar os R$ 105 mensais por 1 aplicativo da CC (isso sem fidelização). E quem não quer (ou não precisa) do Photoshop completo tem alternativas da própria Adobe e de concorrentes.