Início » Aplicativos e Software » Microsoft testa inserir anúncios no app Email do Windows 10

Microsoft testa inserir anúncios no app Email do Windows 10

A propaganda no app do Windows 10 parece se tratar de uma mensagem não-lida

Felipe Ventura Por

A Microsoft passou a exibir propaganda para alguns usuários do app Email no Windows 10. São anúncios programáticos que aparecem na lista de mensagens e se parecem com um novo e-mail.

Como nota o Bleeping Computer, esses anúncios têm o símbolo do AdChoices, indicando que eles são personalizados com base em seus interesses — determinados, por exemplo, pelas páginas que você visitou no passado.

windows 10 anuncio email

E como esses anúncios têm o mesmo visual de um e-mail comum, isso pode levar o usuário a clicar neles achando que se trata de uma mensagem não-lida.

A propaganda só aparece para alguns usuários do Email; ela não estava disponível em meus testes. A Microsoft deve estar realizando um teste A/B para avaliar se implementa isso ou não.

windows 10 anuncio email

Imagem via MSPowerUser

Por um lado, todo serviço gratuito de webmail tem propagandas. Afinal, o desenvolvimento de novos recursos e os servidores para hospedar e-mail não saem de graça. O Google, por exemplo, exibe anúncios personalizados no Gmail para web e para Android, especialmente na aba “Promoções”.

Por outro lado, talvez seja estranho ver anúncios em um aplicativo instalado por padrão. Sim, o Windows 10 foi distribuído gratuitamente por algum tempo, mas também vem pré-instalado em PCs novos — e você paga pela licença para utilizá-lo.

Anúncios no Windows 10

O Windows 10 já exibe anúncios em alguns lugares. No ano passado, o Explorador de Arquivos passou a mostrar um banner para assinar o OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem.

Você também encontrará recomendações de apps e serviços na tela de bloqueio, no menu Iniciar e até na barra de tarefas. Para desativá-los, é preciso acessar diferentes áreas das Configurações — confira nosso guia neste link.

https://twitter.com/venturafelipe/status/1000787969890963456

Outro experimento no app Email

A Microsoft já usou o Email para outro experimento: sempre abrir links no Edge, mesmo que esse não seja seu navegador padrão. Isso está disponível apenas para usuários no programa Windows Insider.

Mesmo com o feedback negativo, a Microsoft manterá o Edge abrindo links no Email. No entanto, segundo o MSPowerUser, ela decidiu inserir uma opção de desativar isso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

GTX-BR

Agora entendi pq tem essa porcaria na ultima build, colocar anúncios num app q vem pré-instalado , no windows , é algo irritante, eu realmente espero q a M$ reveja esse conceito, isso q da depender exclusivamente de um sistema pra rodar jogos, tem q acabar esse monopólio ridículo dessa empresa!

Marco Antonio

minecraft... mickey, freecell, magic bubbles sei la, digial play...

Bruna C. C. de S. Wojtenko

Eu estou voltando! KKKKKKKK

Kodos Otros

Mas foi um PNCDF com amor!

Kodos Otros

Olha quem fala!

Kodos Otros

Po, então quero participar!

JASPION

Windows 7 > all

Marcus Araújo

Ou essa joça vem desinstalada por padrão (ou no mínimo com opção de fácil desinstalação, sem recorrer ao PowerShell) ou não exibe propagandas. Exibir propaganda em software pago é que é inadmissível.

Ou então torna logo o Windows 10 gratuito de uma vez...

Edson Passos

No e-mail não vejo problema, pois é gratuito. Já no Explorer, é outra conversa...

Nicolas_RS

Mas isso é nativo do SO! Entende o quanto isso é "perigoso"?

Nicolas_RS

A MS já forca apps no Windows! Sempre que formata um Windows baixa Candy Crash!

Nicolas_RS

Essa MS está cada vez mais se parecendo com a Baidu!

Diogo

Releva, ele faz isso com todos (principalmente lá no Gizmodo).

NPossibilidades

Nossa, mudou muito... Onde se lia Outlook, leia "Email". Satisfeito agora? De qualquer forma não muda o fato de continuar pagando licença de uso do sistema e ainda receber propaganda.

Tori

App do Reddit é um esterco do caramba.

Exibir mais comentários