YouTube, lance logo o modo picture-in-picture no desktop

Se você for sorteado, vai aparecer um botão "Ativar miniplayer" na barra inferior do YouTube

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Vimos que, em março, o Google estava testando um modo picture-in-picture no YouTube para desktop. Isso significa que você pode assistir a um vídeo enquanto navega pela interface da web. Eu pude experimentar esse recurso, e gostaria que ele fosse lançado o quanto antes, por favor.

Se você for sorteado, vai aparecer um botão “Ativar miniplayer” na barra inferior do vídeo (junto a opções como Detalhes, Legendas e Tela inteira). Clique nele, e o vídeo será deslocado para o canto inferior direito da tela.

Então, você poderá realizar uma busca, navegar pelos canais, dar uma olhada em playlists, entre outros — tudo enquanto o vídeo é reproduzido na tela. No entanto, se você clicar em outro vídeo, ele começa a tocar e interrompe a reprodução do que estava passando antes.

O vídeo tem um tamanho razoável, e oferece controles para pausar, reproduzir, avançar ao próximo vídeo, e fechar. Ele não é redimensionável. Clique nele para restaurá-lo ao tamanho original.

Veja como funciona:

Se você abrir uma playlist, poderá navegar pelos vídeos clicando na barra inferior. Há opções para reproduzir em ordem aleatória, repetir quando chegar até o final, e se inscrever na lista.

Esse recurso apareceu para mim enquanto eu não estava logado, usando o Google Chrome no Windows 10. Tentei abrir o YouTube em outros navegadores (Firefox, Microsoft Edge), mas não havia a opção do miniplayer. Experimentei isso no Chrome Canary — que está testando uma nova interface — e também não deu certo.

Acho que fui escolhido aleatoriamente em um teste A/B. Quando eu fechar o navegador, o botão “Ativar miniplayer” deve desaparecer. Espero que o YouTube lance isso oficialmente.

Barra com miniplayer

Também em março, o Engadget descobriu que o YouTube estava testando outro miniplayer.

Neste caso, ele aparece como uma barra na parte superior quando você rola a página para baixo, chegando à área de comentários. Dessa forma, o vídeo sempre fica visível para o usuário. (Eu não tive acesso a isso, no entanto.)

PIP no Android

O YouTube liberou um modo picture-in-picture em seu aplicativo para Android. Inicialmente, isso foi testado em vários países, mas chegou oficialmente apenas aos EUA e com algumas limitações.

Ele está disponível “somente para dispositivos móveis com o Android 8.0 Oreo ou versões posteriores”; e para assistir clipes de música, é preciso ser assinante do YouTube Premium (antes Red).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados