Início » Antivírus e Segurança » Senadores dos EUA querem investigar se smart TVs violam privacidade

Senadores dos EUA querem investigar se smart TVs violam privacidade

Fabricantes estariam usando smart TVs para coletar dados e monitorar comportamento dos usuários

Emerson Alecrim Por

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) recebeu um pedido intrigante: dois senadores querem que o órgão investigue se fabricantes estão lançando smart TVs que coletam dados dos usuários sem que estes percebam ou tenham autorizado o procedimento.

Em carta pública dirigida à FTC (PDF), os senadores Edward J. Markey e Richard Blumenthal manifestam preocupação com tecnologias empregadas em smart TVs que podem rastrear o conteúdo acessado pelos usuários e, a partir daí, exibir anúncios direcionados em vários meios, como redes sociais (o usuário poderia ser identificado nesses serviços pelo endereço IP, por exemplo).

No documento, eles explicam que programas de TV, jogos e conteúdos consumidos em aplicativos como Netflix podem ser usados para traçar perfis de interesse dos usuários. Para os senadores, até mesmo preferências políticas podem ser identificadas: basta que os sistemas de análise verifiquem se o usuário passa tempo significativo assistindo a programas com temática conservadora ou liberal.

Controle remoto - TV

Para mostrar que a preocupação não é exagerada, os senadores citam na carta a Samba TV, empresa que fornece tecnologias de recomendação de conteúdo e monitoramento de acessos em smart TVs. De acordo com o New York Times, a companhia permite que os usuários escolham entre habilitar ou não a coleta de dados para fins analíticos, mas não deixa claro qual o alcance desse procedimento.

Outro exemplo citado pelos senadores é o da Vizio: no início de 2017, a companhia fechou um acordo com a própria FTC em que concordou pagar US$ 2,2 milhões de multa para encerrar a acusação de que estaria coletando dados de usuários via TVs e repassando-os a terceiros sem o devido consentimento.

Não é difícil encontrar outros casos suspeitos. Por conta disso, os senadores pedem que a FTC faça uma investigação profunda sobre coleta de dados via smart TVs, incluindo no processo as políticas de privacidade adotadas pelos fabricantes.

Dependendo do resultado, as leis de privacidade dos Estados Unidos poderão ser atualizadas de forma a obrigar os fabricantes de TVs a seguir regras mais restritivas sobre coleta e uso de dados de usuários. Pelo menos é o que os dois senadores esperam.

A FTC confirmou o recebimento da carta, mas ainda não informou se irá conduzir a investigação.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DanielBastos

Se não me engano era a LG que tava capturando informações de quem usava a TV deles a uns 5 anos atrás.

tuneman

sim, só depois vi o avatar do maluco.

Ricardo Marques

Mano o cara citou NOVA ORDEM MUNDIAL e tu ainda da moral. Não sei quem é mais louco. HAHAHHA

Anubis

Trump hoje apoiou Putin e foi contra a própria justiça estadunidense ao qual ele é presidente.

tuneman

Yep

BENEDITO MATADOR DE PORCO

Melhor estar ao lado do mundo livre que com os Narco-traficantes do Foro de São paulo, ou Russo Chineses que apoiam ditadores genocidas, ou a Nova Ordem Mundial que apoia pedofilia, gayzismo, liberação de drogas, destruição da família, fim da PM...
nunca ouviu falar em GEORGE SOROS, ROCKFELLER, ROTHSHILD? A internet é o meio mais livre para se conseguir cruzar informações, estuda e volta depois...

BENEDITO MATADOR DE PORCO

Não são os USA que espionam, é a NOVA ORDEM MUNDIAL, os USA estão sendo destruidos do mesmo jeito, por essa ESQUERDA SATANISTA E NARCO-TRAFICANTE, nunca ouviu falar em GEORGE SOROS, ROCKFELLER, ROTHSHILD? A sorte deles é terem o TRUMP!

ochateador

Agora precisamos aprender eletrônica, para comprar um aparelho qualquer, abrir ele, remover os microfones, etc e depois usar o aparelho ?

Tá dose esse mundo :(

tuneman

eu mencionei o Trump??
faz décadas que os USA espionam a propria população deliberadamente em nome da 'defesa nacional'.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Da LG só tirando as pilhas do controle.

Delcino José Serra dos Santos

Existe opinião que não merece réplica pelo inútil do fato. Alguém capaz de produzir um pensamento como o seu com a quantidade de provas em contrário que existem, tanto na política interna, quanto externa americana em vários governos. Você não pode ser convencido de nada, daí o inútil de tentar. Passe bem.

BENEDITO MATADOR DE PORCO

Qual seu argumento? Nenhum? Eu sabia... + um bobinho útil de comunistas.

Delcino José Serra dos Santos

Bobinho!

BENEDITO MATADOR DE PORCO

É por isso que estão desesperados para implantar ditaudura mundial da ONU, quem fizer parte dessa máfia, vai passar de pai para filho, pois será uma ditadura eterna, ultra-controladora, desumanizada e indestrutível.

BENEDITO MATADOR DE PORCO

Não confunda o governo TRUMP com a NOVA ORDEM MUNDIAL, ONU, GLOBALISTAS e Russo chineses... esses que são os verdadeiros inimigos do mundo livre e não os EUA.

Exibir mais comentários