O Google Chrome já mostrou que pensa em um novo design para seu navegador, além de consumir 13% mais RAM. A novidade da vez é que o browser do gigante das buscas alertará o usuário quando entrar em uma página da web que utiliza muito de seu pacote de dados contratado.

Este recurso ainda está na versão de testes do navegador e funcionará como um texto logo acima da página. Nele, quando o Chrome detectar que muitos dados foram baixados, o aviso mostrará a quantidade de internet que foi utilizada para acessar o conteúdo. O recurso também permite que o usuário defina quanto de internet é muita internet, o que muda de plano para plano.

 

Ainda é cedo para afirmar quando que o alerta será incorporado ao navegador e se ele será levado para o Chrome em smartphones, onde faz mais sentido. Pensar neste tipo de controle em banda larga fixa ainda não é tão importante, mas pode virar um salvador da pátria se as operadoras conseguirem impor seus limites neste tipo de conexão – o que elas andam forçando bastante a Anatel para liberar.

Uma finalidade bastante interessante mesmo para o atual mercado de internet banda larga ilimitada do Brasil, é o de página com algo escondido sendo baixado. O alerta permite que o carregamento seja interrompido, de forma semelhante ao botão “parar” do browser.

Para testar o recurso, é necessário ter a versão mais recente da versão Canary do Chrome, e inserir a seguinte URL no campo de endereço: chrome://flags/#enable-heavy-page-capping. Este URL não tem qualquer função na versão estável e liberada para download pelo Google.

Vale lembrar que, como já comentamos, o Canary é uma versão em sandbox da versão beta do Chrome. Como em qualquer coisa beta, há riscos de travamentos e bugs que ainda estão nas mãos dos desenvolvedores para uma solução imediata.

Com informações: Chrome Story.

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados