Início » Internet » Teste de velocidade de internet da Netflix agora mostra upload e ping

Teste de velocidade de internet da Netflix agora mostra upload e ping

Fast.com mede velocidade da sua conexão de forma simples

Paulo Higa Por

Em 2016, a Netflix lançou um teste de velocidade de internet extremamente fácil de utilizar: você precisava abrir um navegador, acessar fast.com e… pronto. No entanto, ele era muito simples: só mostrava a taxa de download e nada mais. Nesta terça-feira (17), a ferramenta foi atualizada para exibir sua velocidade de upload e até a latência da conexão.

O medidor de velocidade manteve a simplicidade no visual. Quando você entrar no Fast.com, a ferramenta mostrará apenas sua taxa de download (ou seja, a informação que realmente importa para a Netflix). Depois que o teste terminar, basta clicar no botão “Mostrar mais informações” para visualizar sua velocidade de upload, o ping até os servidores da empresa e seu IP.

Teste de velocidade de internet da Netflix

Se preferir, você pode configurar para que o Fast.com sempre mostre todas as métricas por padrão; e até mesmo determinar a quantidade de conexões paralelas ou a duração do teste de velocidade da Netflix. Além disso, a ferramenta exibe a quantidade de dados recebidos ou enviados durante a medição (espero que você não faça muitos testes com um plano de dados limitado).

Ao The Verge, a Netflix diz que mais de 500 milhões de testes de velocidade já foram realizados pelo Fast.com, sendo que a metade deles aconteceu nos últimos sete meses. E a nova versão parou de indicar o Speedtest.net aos usuários que quisessem ver mais informações — porque, bem, isso não será mais necessário.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eddy
Gilson Kochhann

Por aqui para usar internet tem que ser de madrugada, porque durante o dia é essa carroça, da vontade de colocar fogo nessa Oi https://uploads.disquscdn.c...

Leandro Alves

Pode ser duas coisas:

Sua conexão dentro e fora do servidor estão sem gargalo algum.
O CDN pode ser fora do seu provedor.

Aqui tbm deu o mesmo, fiz o teste nos 3 links que tenho aqui. Mas se a pessoa tem problema de lentidão em horário de pico, pode ser que ela não tenha lentidão neste teste se o CDN não estiver congestionado.

Leandro Alves

No próprio teste mostra o servidor CDN em que o teste foi efetuado. Eu tbm não acho que todo conteúdo fica hospedado lá, mas tenho minhas suspeitas de que quando você faz uma requisição de um conteúdo que não esteja lá o mesmo faz uma cópia rápida e disponibiliza o conteúdo.

Pelo menos o do Youtube parece que funciona assim.

John Smith

Só que o CDN não possui todo o conteúdo disponível ali, ou estou errado?
Li ou ouvi falar que o conteúdo armazenado muda constantemente de acordo com o que os usuários da região estão assistindo mais.
Se for assim, não creio que fariam um teste nivelando por baixo, mas sim considerando a necessidade de se conectar aos servidores da Netflix para ver uma série não disponível no CDN mais próximo.

S Y N T H W A V E + L O V E R

Aqui deu a mesma coisa em ambos os sites (60mbps/4mbps). O medidor da Netflix está condizente com o mundo real, pelo menos aqui.

pedrowillyam

A NET tem um DNS que derruba totalmente a velocidade da internet na casa da minha sogra, tanto que quando a gente acessa mudando o DNS, num instante a velocidade sobe. Mas toda vez que a gente liga pra reclamar de velocidade baixa, eles mandam acessar o medidor e pro medidor sempre dá ok e com ping baixíssimo enquanto na vida real, se a gente não mudar o DNS, a internet fica uma porcaria.

Renan Mendonça

Ainda gosto de usar o SIMET.NIC.BR , agora até tem uma versão nova mais simples que funciona sem extensão, apesar de ainda prefiro continuar utilizando a versão completa.

Rodrigo Fogagnolo

Acontece o mesmo aqui comigo

Caleb Enyawbruce

Acho válido para o Netflix, por exemplo pra quem tem plano com 4K e de vez em quando quer dar uma olhada em como está a velocidade (já que o Netflix coloca como pre-req pelo menos 25mb de download).

Caleb Enyawbruce

Aqui na empresa deu 250 mb de down e 320 de up (?!?!). Que sonho...

Caleb Enyawbruce

Leia o comentario do @KILLME56k:disqus

Daniel Ribeiro

Excelente comentário. No fim das contas o teste não é da velocidade da Internet... O teste é da velocidade da Netflix na sua internet.

Provavelmente fizeram isso para botar o dedo na cara das operadoras. O usuário liga reclamando que a Internet está lenta e não consegue assistir Netflix... E essa ferramenta ai gera as evidências necessárias.

Leandro Alves

Para quem desconhece, ele faz o teste de velocidade do seu provedor em relação ao CDN do NETFLIX que o mesmo utiliza. Não é um teste para ver como está sua velocidade no geral (links de dentro e fora do Brasil).

Então se seu provedor tem servidor CDN do NETFLIX dentro dele e o mesmo não está congestionado, vai vir uma velocidade boa, mas não será condizente com o mundo real.

Para isso utilizem o speedtest.net e selecione como você quer fazer o teste.

Andre Kittler

O problema é sair dessa mascarada, ae é uma arte.
Formas que penso é que eles podem estar usando algum tipo de monitoramento de trafego (VPN resolve assim) ou burst (tu contrata 50M e te dão 50M... por 5 minutos. Se tu continuar usando sem parar tu cai para a velocidade que desejarem (15M ta bom pra ti?), e apenas quando tu parar de usar e ficar um tempo sem faze-lo que tu reseta esse contador, e volta a ter 50 enquanto não 'abusar')

Mas o teste acho válido. Sempre uso o Fast, é o mais confiável e sem lixo / propaganda / milhão de animação que atrapalha no resultado.
Ficou otimo assim.

E, claro, o fato do servidor que responde para o fast é da Netflix, portanto com grande chances de estar dentro do prédio da tua operadora (caso esteja usando o DNS da operadora), ajuda bastante para eles...

Exibir mais comentários