Uma violação das leis antitruste europeias fez o Google ser multado em 4,3 bilhões de euros (cerca de R$ 19,2 bilhões). A Comissão Europeia entendeu que a empresa aproveitou a liderança do Android para forçar fabricantes a incluírem sua busca e o Chrome nos celulares em troca de uma licença da Play Store.
Em alguns casos, fabricantes e operadoras eram pagas para instalarem somente a busca do Google nos aparelhos. Essa prática, no entanto, foi interrompida em 2014 após a Comissão Europeia começar a investigar a situação. O órgão também condenou a prática da empresa de proibir o uso de versões modificadas do Android sem a sua aprovação.
“O Google usou o Android como veículo para consolidar o domínio de seu mecanismo de busca”, disse a comissária europeia para concorrência, Margrethe Vestager.
“As práticas negaram aos rivais a chance de inovar e competir nos méritos. Elas negaram aos consumidores europeus os benefícios da concorrência efetiva na importante esfera de dispositivos móveis. Isso é ilegal sob a regra antitruste da União Europeia”, continuou.
A conduta deverá ser encerrada em até 90 dias. Caso contrário, as multas extras poderão chegar a 5% do faturamento diário de sua empresa-mãe Alphabet.
A condenação marca um novo recorde no valor das multas da Comissão Europeia a uma empresa de tecnologia. Até então, a maior pena havia sido imposta ao próprio Google em 2017, quando a empresa foi responsabilizada pela manipulação de resultados de buscas e recebeu uma multa de US$ 2,4 bilhões.
A investigação sobre o Android começou em 2013 com uma ação conjunta de empresas como Microsoft, Nokia e Oracle. Elas alegavam que o Google adotava uma prática abusiva por meio do sistema. O ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, chegou a classificar a empresa como um “monopólio”.
Depois da decisão da Comissão Europeia, o Google utilizou seu blog para adiantar que pretende recorrer da decisão. O texto assinado pelo CEO Sundar Pichai argumenta que o sistema está presente em mais de 24 mil dispositivos e que os usuários têm a liberdade de instalarem seus apps preferidos.
“A decisão da Comissão sobre o Android ignora a nova gama de opções e evidências claras sobre como as pessoas usam seus telefones hoje”, disse o executivo. Ele também afirmou que “as fabricantes não precisam incluir nossos serviços e estão livres para pré-instalar aplicativos concorrentes”.
Segundo Pichai, a conclusão dos reguladores europeus “rejeita o modelo de negócios do Android, que criou mais opções para todos, não menos”.
Com informações: The Verge, Venture Beat, Google.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
eu penso que até certos apps do google que vem de fábrica exceto google play service e play store deveria ser excluídos assim queira o usuário
Usuário comum, aquela Tia que manda corrente no Zip zap, nem sabe o que é um Card. Infelizmente esse público é a maioria, então continua sendo apenas um "Google diferente".
Não achei a decisão muito coerente...
Pois é muito fácil trocar os aplicativos embarcados pelo dos concorrentes (diferentemente do que acontecia com o Windows e o Internet Explorer). Seria um problema se o Google banisse os concorrentes da loja.
E se a Amazon quer um ter um sistema competitivo que deixe de modificar o Android e gaste tempo e dinheiro desenvolvendo seu próprio SO...
Imagina que legal levar uma multa dessa e ainda ter que pagar uns 2b por ano pra Microsoft só pra poder usar o sistema. AHAHAHAHAHAHAH aguardando os analistas. TIC TAC, TIC TAC ;)
Aqui no xiaomi eu encontrei só a opção "desinstalar atualizações".
Realmente o app está ocupando menos espaço, mas os ícones não sumiram.
Vai lá Google, cobre pelo o sistema Android... E mande sem nenhum APP... Preços dos celulares vão subir ainda mais... Processo idiota, movido por políticos... Não importa o continente essa classe sempre caga.....
Exceto que eles obrigam as fabricantes a instalarem todos os apps da Google, caso elas decidam usar o play services. Olha o caso da Amazon com o FireOS por exemplo, por não usarem o play services eles não são permitidos de usarem nenhum outro aplicativo.
E o Google tbm proibe qualquer fabricante que use seu bundle de apps de produzir um celular com FireOs.
App do sistema não fica na partição de dados do usuário. Com ou sem, não vai mudar o espaço em disco disponível pra você vc.
https://uploads.disquscdn.c...
Só desativar o app que ele ficará pesando 16KB. Sem drama!
Gmail, Chrome, drive, fotos, duo, hangouts, play filme, música e jogos
Sério? Porque o Google tem vários card, clima, esporte, show, artistas, séries, filmes e cartaz e no Bing e aquela busca crua.
Qual app você não consegue desinstalar?
Faz sentido
Um argumento que ouvi foi de que como a Apple cria o prório hardware ela não pode ser considerada culpada.
Isso é o que? Um tipo de jogada política, econômica sla? A Google podia muito bem cobrar pelo licenciamento do Android ou da Play Store pra dar uma refrescada na cabeça de alguns aí..
FAUSTÃO11!!
Mas o bing é um google diferente, é um google piorado. :D
“as fabricantes não precisam incluir nossos serviços e estão livres para pré-instalar aplicativos concorrentes”. Todo e qualquer smartphone por mais avançado que seja não será nada útil sem uma boa loja de aplicativos!
Claro, isso só da certo em alguns países da Asia e não no resto do mundo!
A grande maioria dos usuários nem saberiam diferenciar o Bing do Google (página interna de busca).
Pra eles o Bing é só um "Google diferente".
A google seria mais esperta se falasse assim pras fabricantes de smarts:
"Vocês podem colocar como buscador o google ou o bing, mas pra quê escolher o bing se minutos depois o usuários vai ter que mudar o buscador padrão?"
sempre tem um queimadinho pra reclamar, é uma delícia. :3
Não só isso, não dá de desinstalar esses apps
Saquei, obrigado pela explicação
Exato, como o iOS não tem dominância de mercado, ele teoricamente não tem o poder de se aproveitar de um monopólio pra criar outro. Se o iOS fosse dominante de mercado, possivelmente estaria tomando uma multa.
MAS A APPLE FAZ PIOR E AINDA COBRA 4 TRILHÕES QUEM COMPRA É TROUXA
Google faz merda: "OLHA A MS TAMBEM FAZ MERDA, DURR DURR"
MS faz merda:"OLHA A GOOGLE TAMBEM FAZ MERDA,DURR DURR"
Nunca pode faltar esse tipo de comentário.
Mas não seria pior no caso do iOS? Ou não entra em questão por causa do marketshare bem menor?
"Steve Ballmer, chegou a classificar a empresa como um "monopólio"
Tá de brincadeira né, Maiconsoft?
https://uploads.disquscdn.c...
Você realmente entende o que são práticas antitruste ou monopólio? Não se trata de permitir a instalação de outros softwares, mas do aproveitamento do mercado do Android para se beneficiar com um navegador pré-instalado. Semelhantemente com o que aconteceu com a Microsoft e o Internet Explorer.
Ps.: A galera chupa as bolas da Google até onde ela visivelmente está errada...
O problema é que a versão com play store obriga a embarcação de diversos apps, como navegador, email, entre outros...
Ao contrário da Apple que não permite nada que não use o motor do Safari. Ou da Microsoft que obrigava a usar o motor do IE/Edge no Windows Phone.
Microsoft também não proibia, mas o processo era sobre vir um Navegador padrão já com o sistema, dava margem para o usuário comum achar que só existia aquele navegador.
Por isso, no W7 quando abria o IE ele dava a opção de baixar outro navegador nas versões Europeias, não sei se no W10 ainda é assim.
Na UE é assim mesmo. A MS já sofreu dessas tbm com o ID. Hoje em dia parece que existe uma versão especial do Windows pra eles: Não vem nem o IE e nem o WMP.
Steve Ballmer, chegou a classificar a empresa como um “monopólio”.
Eu ri kkk
isso se chama "estamos precisando de grana,vamos começar a multar uma galera ai".
Processo Idiota, a Google nunca proibiu nenhum usuário de instalar outro navegador no Android, isso se chama frescura no rabo