Instagram prepara autenticação de dois fatores sem mensagem SMS

Além das mensagens SMS, o Instagram permitirá o uso de serviços como Google Authenticator

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Autenticação de dois fatores no Instagram

O Instagram pretende aumentar a segurança de seu método de autenticação de dois fatores. Para isso, a rede social está desenvolvendo uma nova verificação que não usa mensagens SMS, mas, sim, geradores de códigos como o Google Authenticator.

Ainda em desenvolvimento, o novo método visa evitar que terceiros mudem sua senha caso consigam roubar seu número de telefone. Muitos cibercriminosos aproveitam brechas das operadoras para se passarem pelas vítimas e terem acesso às suas redes sociais.

Assim como em outras plataformas, o Instagram permite recuperar acesso à conta por meio de um SMS, o que pode ser facilmente burlado se o número do telefone é transferido para outro chip.

Os aplicativos como Google Authenticator ajudariam a retomar a conta mesmo que você perdesse seu número de telefone, pois geram códigos exclusivos para o seu aparelho.

A mudança foi noticiada pelo TechCrunch, que recebeu informações de Jane Manchun Wong. Ela notou que o código do aplicativo tem uma versão do que seria a nova autenticação de dois fatores do Instagram.

As telas indicam que será possível habilitar tanto a verificação por SMS, quanto por aplicativos de segurança. Caso você não tenha um serviço como o Google Authenticator, o Instagram recomendará que você faça o download.

Ao TechCrunch, um porta-voz da rede social confirmou o desenvolvimento do recurso. “Continuaremos a melhorar a segurança das contas do Instagram, incluindo o fortalecimento da autenticação de dois fatores”, disse.

A atualização será muito bem-vinda no Instagram, que só implementou a autenticação padrão de dois fatores em 2016, quando já contava com 400 milhões de usuários.Autenticação de dois fatores no Instagram

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados