Início » Telecomunicações » Operadora nos EUA para de ativar celulares que só suportam 3G

Operadora nos EUA para de ativar celulares que só suportam 3G

Desde a semana passada, Verizon só ativa novos aparelhos compatíveis com 4G LTE

Paulo Higa Por

Enquanto as operadoras se preparam para implantar o 5G, algumas começam a desligar suas redes antigas. A Verizon já deu o primeiro passo: celulares que suportam apenas 3G CDMA, sem compatibilidade com o 4G LTE, não podem mais ser ativados na rede da empresa.

Foto: Feureau/Wikimedia Commons

Os rumores de que a Verizon bloquearia a ativação de aparelhos com 3G surgiram no começo do ano, mas a operadora colocou a ideia em prática silenciosamente: desde a semana passada, usuários informam ao Droid Life que não estão mais conseguindo ativar suas linhas em celulares antigos.

A rede 3G CDMA, no entanto, continuará funcionando por mais um tempo: a Verizon garante que ela não será desligada antes do final de 2019. Mas talvez nem seja necessário esperar tanto assim: segundo a operadora, “praticamente todo o tráfego da nossa rede está no 4G LTE”.

Aqui no Brasil, o 3G também está com os dias contados. A expectativa é que ele desapareça do país antes mesmo do 2G, que ainda é fortemente acessado por terminais M2M, como maquininhas de cartão. A TIM já avisou que pretende iniciar o refarming da frequência de 2.100 MHz (utilizada pelo 3G) ainda este ano, para abrir caminho para o 4G e o 5G.

Passou rápido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yago G. Oliveira

Eu percebi uma melhora de sinal, mas uma queda na velocidade. Aquela vertente de que a antena em 700mhz pega uma maior número de telefones é uma coisa que realmente afeta.

Yago G. Oliveira

Nessas horas que eu me pergunto onde estão os conselhos de usuários. As operadoras perdem milhões com essa falta de competência. Tudo bem que ligar uma ERB é muita coisa muito dinheiro, mas é melhor que jogar fora.

ochateador

Não fazem isso.
Já reclamei trocentas vezes com um gerente regional da Vivo que visita minha empresa e eles dizem que ou a antena morre no poste ou mandam para o lixo. E eu simplesmente pedi para colocar uma antena em um bairro rural (onde moro) que tem 0 sinal de celular de qualquer operadora.

Wellington Gabriel de Borba

A operadora não pode desativar a tecnologia sem migrar os usuários dela e ser autorizada pela Anatel. Isso não vai acontecer simples assim e de qualquer jeito.

A Vivo é mestre de fazer isso seguindo esta regra. Quando quis desativar o TDMA e o CDMA ela deu um bônus de 150 a 250 reais para os donos de linhas em aparelhos antigos pegarem telefones modernos em
GSM ou UMTS. No entanto para pegar o celular novo de graça ou com desconto tinha que assinar termo de doação e dar o Antigo para a Vivo mandar para a reciclagem.

Wellington Gabriel de Borba

No Brasil na Vivo existiu o CDMA RTT e que evoluiria para o CDMA EVDO, que é o que a Verizon está deixando de usar. No entanto o mercado brasileiro não aceitou o CDMA, até que a Vivo migrou para o GSM e com sequentemente para o UMTS.

Gabriel Gomes Costa

Exatamente. O mesmo vale pras operadoras GSM de qualquer outro canto do mundo.

Yago G. Oliveira

Pois tu é um herói, eu não consigo.

Yago G. Oliveira

Ou melhor, pegar essa antena 3G e levar pra zona rural ou rodovia.

pedrowillyam

Deixa eu ver se eu entendi: no caso do Brasil, isso não se aplica, né? Já que aqui não usa a tecnologia CDMA e sim GSM nos aparelhos que devem funcionar nessas UMTS e HSPA que você citou.

evefavretto

Nitpick: o iPhone 3G aí da foto nem funciona em EVDO(ou 1xRTT).

evefavretto

Toda. CDMA2000 1xEVDO é basicamente uma bosta hoje em dia, com o limite de 2.4Mbps e a falta de voz simultânea.
UMTS/WCDMA/HSPA+ ainda dão um bom caldo, com velocidades teóricas de 21Mbps em uma portadora e até mais com DC-HSPA+ e até mais com mais portadoras e MIMO(não que eu tenha visto alguém usando, mas é teoricamente possível).

ochateador

Bloquear para que...
Só remover a antena do 3G e botar uma que apenas funcione em 4G. Por "força maior" os usuários trocam de aparelhos.

Rodrigo Augusto

Eu só uso meu telefone na rede 2G, pra poupar bateria kkkkkkk meu telefone pré pago não vê créditos já tem uns 3/4 meses

ditom

A Tim vai bloquear o acesso de celulares 3G à sua rede? Ou tem outra banda para esses celulares disponível além de 2100MHz?

Krosna Terrestre

e qual a diferença?

Exibir mais comentários