Operadora nos EUA para de ativar celulares que só suportam 3G

Desde a semana passada, Verizon só ativa novos aparelhos compatíveis com 4G LTE

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto: Feureau/Wikimedia Commons

Enquanto as operadoras se preparam para implantar o 5G, algumas começam a desligar suas redes antigas. A Verizon já deu o primeiro passo: celulares que suportam apenas 3G CDMA, sem compatibilidade com o 4G LTE, não podem mais ser ativados na rede da empresa.

Os rumores de que a Verizon bloquearia a ativação de aparelhos com 3G surgiram no começo do ano, mas a operadora colocou a ideia em prática silenciosamente: desde a semana passada, usuários informam ao Droid Life que não estão mais conseguindo ativar suas linhas em celulares antigos.

A rede 3G CDMA, no entanto, continuará funcionando por mais um tempo: a Verizon garante que ela não será desligada antes do final de 2019. Mas talvez nem seja necessário esperar tanto assim: segundo a operadora, “praticamente todo o tráfego da nossa rede está no 4G LTE”.

Aqui no Brasil, o 3G também está com os dias contados. A expectativa é que ele desapareça do país antes mesmo do 2G, que ainda é fortemente acessado por terminais M2M, como maquininhas de cartão. A TIM já avisou que pretende iniciar o refarming da frequência de 2.100 MHz (utilizada pelo 3G) ainda este ano, para abrir caminho para o 4G e o 5G.

Passou rápido.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados