Você, amigo fazendeiro, provavelmente tem suas cabeças de gado para prover um copo de leite gostoso a consumidores de Ovomaltine (como eu!) do país inteiro. A HP, no entanto, acha que as suas vacas podem ter uma função mais nobre: colaborar para a produção de energia. E o melhor é que, no fim do dia, você continuaria desfrutando o seu leite quente antes de dormir. A HP está interessada é na bosta das vaquinhas.

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

De acordo com uma pesquisa publicada pela empresa, os servidores de grandes empresas poderiam ter sua energia fornecida a partir do estrume das vacas. Issoé bastante interessante para gigantes da web, como Google, Amazon ou Microsoft, que têm aumentado sua capacidade de processamento com a instalação de datacenters em localidades distantes de grandes cidades, mas ao mesmo tempo próximos de linhas de transmissão.

Todo o processo tem a ver com o biogás. As vaquinhas leiteiras produzem uma grande quantidade de estrume, que atualmente pode virar adubo ou ser simplesmente descartado. No entanto, a tecnologia por trás do biogás permitiria colocar toneladas de bosta em um processo de digestão anaeróbica que teria gás metano como resultado. Talvez você não saiba, mas o metano nada mais é que gás natural, um interessante combustível (a Bolívia que o diga).

O problema é a quantidade de vacas necessárias. Uma vaca produz diariamente o suficiente de estrume para alimentar uma lâmpada de 100 watt. Para um datacenter, então, seriam necessárias milhares de vacas. Dez mil para gerar energia e manter um pequeno centro de informática bancário em funcionamento.

Momento você sabia?: o Brasil possui atualmente o maior rebanho bovino do mundo. Já pensou se as grandes corporações passam a instalar seus datacenters aqui?

Com informações: Switched, New York Times, cordery (foto).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ALMANAKUT BRASIL
Cientistas utilizam fezes humanas para criar energia - 28/10/2013 Pesquisadores da Nanyang Technological University de Cingapura também criaram um método para que “os sólidos” tenha um destino mais digno do que o esgoto. E, por mais incrível que possa parecer para alguns, esse esforço resultou em uma nova maneira de se criar energia. O nome da criação é No-Mix Vacuum Toilet, sendo que a função dela é a de utilizar as fezes das pessoas para obter energia limpa. Isso é feito através de um sistema a vácuo que separa a urina do que é sólido. Com isso, o material separado é processado e “transformado” em biogás, enquanto o que é líquido passa por processos químicos para virar fertilizante. https://www.tecmundo.com.br/energia-limpa/46265-cientistas-utilizam-fezes-humanas-para-criar-energia.htm Com esterco de vaca, aposentado produz gás de cozinha em Cruzeiro do Sul Juruá Online - 28/06/2016 https://www.youtube.com/watch?v=b3KEWD_mUh8
Flora Tararam
e o que faz com o estrume, como descarta?
taiã
mas a gente nao vai pagar tanto.... =/
@marcmigliorini
eh vista como limpa pois recircula o carbono ja presente (respiração, alimentação...) ao contrario dos combustiveis fosseis que adicionam carbono que estava enterrado a milhoes de anos na atmosfera
Logan
Data Center vai virar Vaca Center! :razz:
Thiago Mobilon
Pra transformar o gás em eletricidade você precisa de combustão, certo? Ou seja, se a intenção da HP era lançar uma fonte de energia verde, então ela falhou. Vá investir na construção de torres eólicas e painéis solares que ela ganha mais.
Fabiano
É, mas alguém tem que fazer alguma coisa para que as ideias ótimas se tornem realidades ótimas. Veja os carros elétricos, por exemplo. Devargazinho, vão se tornando realidade.
Alexandre
Essa tecnologia de geracao de energia, a gente aprende no primario e ve em feiras de ciencias. Se fosse suficientemente adequada, já existiriam usinas pra tanto aqui no Brasil. Na Europa, existem usinas assim, mas utilizam de lixo organico. Como a agropecuaria no pais é essencialmente extensiva, torna inviavel o processo. Ideias sao sempre ótimas quando ainda estao no campo das ideias...
Hernani
Isso responde sobre o que os executivos da HP têm na cabeça
Fabiano
Acho a ideia ótima! Já que os rebanhos bovinos estão entre os maiores poluidores do mundo, por que não usar isso a nosso favor?
Fabiano
Concordo plenamente!
@caiodouglas
To até imaginando a cena Executivo 1: Vamos montar datacenter no Brasil movido a bosta de vaca. Executivo 2: Legal, agora sim podemos dizer q o Brasil tem bosta de sobra.
Alisson Melo
E o nosso estrume, também produz gás metano? :?: não precisa responder essa pergunta
Breno Brito
Orra! Bacana a ideia, já pensou? Um interiorzão, mó roça, mal mal ter uma praça e em volta dela uma escola uma igreja, um mercadinho e uma padaria. E agora... um datacenter Google *.* óh nóis!
Breno Brito
pi....... pi... pi.pi.pi. pipipipipipi... http://tecnoblog.net/25187/grupo-desenvolve-algoritmo-que-reconhece-sarcasmo/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+tecnoblog+(Tecnoblog+-+Di%C3%A1rio+tecnol%C3%B3gico)&utm_content=Google+Reader =D
Exibir mais comentários