Início » Celular » Novidades do iPhone OS 3.0

Novidades do iPhone OS 3.0

Avatar Por
11 anos atrás

Na tarde dessa terça-feira a Apple, em um evento na sede da empresa, mostrou quais são as novidades do iPhone OS 3.0, a nova versão do sistema operacional que tanto o iPhone quanto o iPod touch rodam.

Estatísticas

A apresentação foi feita por Greg Joswiak e Scott Forstall. Logo no início, foram apresentadas estatísticas sobre o iPhone. Mais de 13,7 milhões de aparelhos foram vendidos; se somar a essa conta os iPod touch, são 30 milhões de dispositivos com iPhone O.S.

Foto: Gizmodo

A versão gratuita do Software Development Kit (ou SDK), aplicativo que auxilia na criação de apps para iPhone OS, foi baixado mais de 800 mil vezes. Além disso, 50 mil pessoas e empresas assinaram o serviço pago, que conta com suporte da própria Apple.

Atualmente existem mais de 25 mil apps na App Store. Ainda que sofra críticas com relação à aprovação das aplicações, a Apple informou que 96% de todos os aplicativos que são enviados para a empresa são aprovados. No total, as apps já foram baixadas mais de 800 milhões de vezes desde que a loja foi lançada, há oito meses.

iPhone OS

Foto: Gizmodo

Mais de mil APIs estarão disponíveis para que programadores criem novas e inovadoras apps para iPhone OS. Como de costume, Scott Forstall fez questão de ressaltar que essas APIs são as mesmas que a Apple usa, mas é sabido que algumas funcionalidades ficam “escondidas”, de modo que só a empresa pode usá-las.

O modelo de negócios da App Store também está sofrendo modificações. Se antes o desenvolvedor fixava um preço e recebia 70% da receita, enquanto que a Apple ficava com 30%, agora será possível assinar revistas ou comprar mais níveis de um jogo por um preço a parte. No exemplo dado, dez fases adicionais custariam dois dólares.

Uma nova funcionalidade, chamada Peer to Peer, permitirá que o usuário do iPhone OS encontre outros usuários que estejam próximos, através da tecnologia Bluetooth. Uma vez que o Bluetooth detecta outro iPhone, uma rede wi-fi entre os dois é criada para transmissão de dados. Ou seja, donos de iPod touch não terão esse recurso, que funcionará não apenas com jogos, mas qualquer tipo de aplicativo. Donos de iPod touch G2 terão Bluetooth e suporte a A2DP, uma vez que o chip wireless do aparelho sempre teve suporte a BT (e também transmissões em FM), mas essa funcionalidade era "capada" pela Apple.

Foto: Gizmodo

Acessórios poderão fazer uso das APIs para prover recursos ainda mais complexos. Por exemplo, so ser plugado em um dock, o iPhone poderá mostrar na tela as opções do equalizador do aparelho. Outro exemplo é o de um medidor de pressão, que poderá ser ligado ao iPhone e os controles serão feitos na própria tela touchscreen. O acessório poderá trocar informações com o iPhone através de cabo ou de Bluetooth.

Push Notifications

iphone30softwareb70

As push notifications são esperadas já há algum tempo. Elas serão usadas como uma alternativa a programas rodando em segundo plano, o que a Apple não permite (e não permitirá, porque compromete o rendimento do aparelho).

Os servidores da Apple funcionarão como um intermediário entre o iPhone e o serviço que utilizar essa tecnologia. No caso de um mensageiro instantâneo, ele enviará o aviso de um contato desejando iniciar uma conversa para os servidores da Apple, que, por sua vez, avisará ao usuário. Dessa forma, o aparelho manterá somente uma conexão permanente, com os servidores da Apple.

Copiar e Colar

Foto: Gizmodo

Finalmente o tão aguardado recurso de copiar e colar (o CTRL+C e CTRL+V no Windows; Command+C e Command+V no Mac OS X) chegou ao iPhone. Para utilizá-lo, basta selecionar o texto, dar dois toques na tela e esperar que as opções Recortar, Copiar e Colar apareçam na tela. Depois, dois toques na tela colam o texto no lugar desejado.

Para selecionar uma passagem do texto, o usuário deve pressionar o início da passagem com um dedo e, com outro dedo, selecionar até onde deseja copiar. A funcionalidade pode ser feita em qualquer app. Para corrigir algo que foi ‘colado’ por engano, chacoalhar o iPhone resolve o problema.

MMS

O iPhone OS 3.0 viabiliza o envio de mensagens de multimídia de celular, as MMS. Essa funcionalidade também já era requisitada há algum tempo, e finalmente chegou ao smartphone da Apple. O dono do aparelho também poderá enviar arquivos de áudio, a própria localização dele ou um VCard, no qual constam as informações de um contato.

Voice Memos

Algo como “memória de voz”, são arquivos de áudio que poderão ser gravados através do microfone do iPhone ou de algum fone de ouvido com microfone embutido. Depois de gravar, o usuário poderá recortar a parte do áudio que interessa e enviar por e-mail ou MMS.

Busca

Foto: Gizmodo

O Mac OS X já tem o Spotlight, um excelente buscador que vasculha todo o computador, atrás de arquivos que tenham a ver com as palavras inseridas. O Spotlight também estará presente no iPhone OS 3.0. A busca funcionará com e-mail (desde que seja IMAP), calendário, iPod (músicas) e notas.

Uma nova home screen foi adicionada somente para Spotlight, que também poderá ser utilizado para buscar apps. A ferramenta poderá, inclusive, ser usada para iniciar aplicações rapidamente. Em vez de ir à última home screen para abrir o “Last.fm”, por exemplo, o usuário poderá escrever “Last” na Spotlight e já iniciar a app.

Bluetooth estéreo

Visto que as possibilidades com Bluetooth são praticamente infinitas, a Apple habilitou na nova versão do iPhone OS o uso de Bluetooth estéreo. Espera-se que, em breve, seja possível ouvir música com handset Bluetooth sem fio, sem perda de qualidade.

Beta

Por enquanto, o iPhone OS 3.0 está em fase de testes (beta) para desenvolvedores. Para participar dos testes, basta acessar a página sobre o assunto no site da Apple.

Versão final

Segundo a empresa, a nova versão do sistema operacional será distribuída para o usuário final ainda neste inverno (verão norte-americano), como uma atualização gratuita para donos de iPhone 3G. Usuários de iPod touch terão que desembolsar US$ 9,95 para baixar a atualização.

Algo a se observar é que usuários do iPhone original não terão acesso a MMS ou Bluetooth estéreo. Os motivos dessa limitação ainda não estão claros. [Fotos do Gizmodo]

Mais sobre: , , ,