Smartwatch Amazfit Bip: para geeks e curiosos

Um dos melhores smartwatches no quesito custo-benefício, o Amazfit Bip traz um design leve e discreto, inspirado no Apple Watch

Paulo Barba
Por
• Atualizado há 11 meses
Amazfit Bip (Imagem: Paulo Barba/Tecnoblog)

Relógios inteligentes são acessórios muitas vezes vistos como desnecessários. Mas, quando surge um dispositivo bonito, leve, que recebe notificações, monitora sono, atividades físicas e batimentos cardíacos, vem com proteção IP68 e ainda entrega uma autonomia de bateria de até 30 dias de uso, talvez seja hora de considerar o Amazfit Bip como uma opção para curiosos e entusiastas.

Será que vale a pena gastar com um gadget importado como esse? Eu te conto nesse review.

Em vídeo

Você pode adquirir o Amazfit Bip na loja Banggood.

O Amazfit é considerado um produto Xiaomi, mas fabricado oficialmente pela Huami. Ele conta com uma tela colorida de 1,3 polegadas, que permanece ativa o tempo inteiro, é sensível ao toque e vem com proteção Gorilla Glass.

O corpo é todo em plástico e, somando a pulseira de silicone com o corpo do dispositivo, o conjunto pesa apenas 31 gramas. Apesar de não ser uma tela e-paper como o saudoso Pebble (descanse em paz), o Amazfit Bip tem uma ótima visibilidade durante o dia, mesmo em contato direto com a luz do sol.

Amazfit Bip
Amazfit Bip

A bateria é de 190 mAh. Isso pode parecer pouco e, nas especificações, a fabricante promete até 30 dias de uso. Eu uso esse relógio há quase 1 ano e posso afirmar que sim, é possível ficar com o Amazfit por até 1 mês sem precisar recarregar a bateria.

Comigo ele dura entre 20 e 32 dias — isso vai depender se eu decido monitorar meu sono, usar sempre com as notificações ligadas ou monitorar alguma caminhada curta, mas o mínimo que ele aguenta é 20 dias. Quando a bateria acabar, basta colocar o relógio na base que o acompanha.

Amazfit Bip

Ele possui apenas um botão lateral que serve para destravar o relógio e usar a interface por gestos. Segurando-o por alguns segundos, você pode iniciar uma atividade de sua preferência.

A navegação por gestos é intuitiva: você pode ver o status das suas atividades, o clima, programar um alarme, ativar o cronômetro, consultar a bússola e entrar no menu de ajustes. Há inclusive atividades separadas, como corrida, esteira, caminhada e ciclismo, assim como alerta de batimentos cardíacos, de distância percorrida e até mesmo de ritmo, permitindo que você saiba se está fora do seu padrão de atividade física.

Amazfit Bip

Para usar o Amazfit Bip é necessário instalar o aplicativo Mi Fit que, entre várias funções, também sincroniza com o app Saúde no iOS e o Google Fit no Android. Muita gente que faz atividade já usa aplicativos como o Strava para registrar atividades. Bem, se você usa Android, é possível exportar os dados do relógio diretamente para uma rede social usando apps de terceiros como o Notify & Fitness, mas, se você usa iOS, infelizmente ainda não existe uma solução.

Amazfit Bip
Amazfit Bip

O app registra tudo de forma bem organizada. Não é a interface mais amigável do mundo, mas com um pouco de paciência é possível encontrar onde fica cada opção e entender os dados que ele fornece. Já que o Amazfit Bip possui GPS e Glonass integrado e não depende do smartphone, você pode fazer uma atividade usando apenas o relógio e no final do dia emparelhá-lo para sincronizar tudo. Ele até tem a função para tirar uma foto com o resultado da atividade e publicar nas redes sociais.

É possível controlar quais aplicativos do seu smartphone vão enviar notificações, mas eu encontrei um problema: a acentuação. Este modelo é internacional e o sistema está traduzido para o inglês americano, então não espere os acentos do nosso idioma sendo bem interpretados pelo relógio.

Uma das principais funções que eu utilizava no meu antigo Pebble era o controle do player de música do meus smartphone. Infelizmente, o Amazfit Bip não possui essa função de forma nativa e, 11 meses depois do lançamento, ainda não há nenhum sinal que essa atualização vai chegar.

Para os usuários de Android, é possível controlar músicas por apps de terceiros, mas isso não é nada prático ou conveniente. No caso dos usuários de iOS, ainda não é possível e talvez nunca seja. Se você procura um smartwatch que mostra o que você está ouvindo e possui controle de play e pause, é melhor ir atrás de outra opção.

Amazfit Bip

Vale a pena?

Mas e aí, vale a pena gastar entre R$ 250 e R$ 300 nesse gadget? Depende do seu perfil.

Um atleta profissional ou alguém com mais experiência sabe que deve investir em um relógio Garmin. Porém, se você é um entusiasta, se decidiu começar uma atividade física, se já faz de forma moderada ou se você é um geek que quer um dispositivo bacana para receber notificações, aí sim, vale muito a pena.

Acredito que o Amazfit Bip estimula a ficar sempre pensando no quanto você está se movimentando durante o dia, o que é importante. Mas ele é um produto para os curiosos — não pode ser usado profissionalmente como relógio esportivo.

Amazfit Bip

Você pode adquirir o Amazfit Bip na loja Banggood.

Quer ganhar esse smartwatch? Para participar, siga as instruções:

Concorra a um Amazfit Bip

Você tem até dia 03/08 para participar. Boa sorte!

Especificações técnicas

  • Bateria: 190 mAh (até 30 dias de uso);
  • Tela de 1,3 polegadas com Gorilla Glass;
  • Conectividade: batimentos cardíacos, GPS, Glonass, Bluetooth 4.0;
  • Peso: 31 gramas.

Receba mais sobre Apple Watch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Barba

Paulo Barba

Ex-editor audiovisual

Paulo Barba é fotografo, designer, editor e publicitário formado pela Estácio. Sua carreira foi toda voltada para a criação de conteúdo digital, desde a construção de sites até produção de vídeos e de peças publicitárias. Barba fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2017 e 2021, atuando como editor audiovisual, produtor de podcast e analista de produtos.

Relacionados