Início » Computador » Documento da Apple confirma que membrana no teclado do novo MacBook Pro é para evitar poeira

Documento da Apple confirma que membrana no teclado do novo MacBook Pro é para evitar poeira

Apple não admite publicamente que reprojetou teclado para consertar falha, mas documento interno confirma a intenção

Paulo Higa Por

A Apple está sendo processada por donos de MacBooks Pro com teclado borboleta: eles alegam que o design permite a entrada de poeira e outros detritos com mais facilidade, e que as teclas podem parar de funcionar quando isso acontece. O novo MacBook Pro trouxe um teclado reformulado, mas, de acordo com a Apple, ele foi projetado para ser mais silencioso, não para corrigir a falha. Será?

Não é o que diz um documento interno da própria Apple. Um guia de reparo do MacBook Pro faz referência a um artigo chamado “Substituição de tecla do mecanismo borboleta do MacBook Pro (2018)”. Como conta o MacRumors, há a seguinte frase nele: “O teclado possui uma membrana sob as teclas para evitar que detritos entrem no mecanismo borboleta”.

Isso vai de encontro ao que a Apple informou quando lançou o novo MacBook Pro. Na ocasião, a empresa contou ao CNET que o teclado não tinha “nenhuma nova engenharia ou ajustes para resolver esse problema”. Ao The Verge, a declaração foi a de que o teclado não foi reformulado para corrigir a falha, e que os problemas em questão afetaram apenas uma pequena fração da base de usuários.

Portanto, se você estava com receio da confiabilidade dos teclados dos MacBooks Pro, sim, eles foram projetados para evitar o acúmulo de poeira (e consequentemente as falhas). Por que a Apple não admite isso? Como já explicamos, isso complicaria a situação da empresa na justiça, já que seria o mesmo que assumir que existe uma falha de projeto; além disso, os MacBooks com teclado antigo continuam sendo vendidos.

Quem possui um MacBook ou MacBook Pro com teclado problemático (modelos lançados entre 2015 e 2017) tem direito ao conserto gratuito, mesmo se o notebook estiver fora da garantia. Consumidores que já pagaram pela substituição devem entrar em contato com a Apple para pedir um reembolso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Doug

Joga essa esbórnia fora! https://uploads.disquscdn.c...

Alisson Santos

Alguns engenheiros da Apple imaginam o ambiente de trabalho do usuário final como se fosse os laboratórios da Apple, sem nenhum grão de poeira e a 16°C estáveis. Quando os produtos são lançados é que eles descobrem que no mundo lá fora há poeira, calor, pessoas descuidadas, etc.

Eduardo Braga

Kkkkkkkkk medo

Lucas Carvalho

Eu imagino se na Apple tem o Ministério... digo... Departamento da Verdade.

Cameron Poe

E o Thermal throttling nos modelos 2018, como faz? kkkkkkk (pra mim seria mais nobre admitirem logo os erros, e trabalhar no conserto deles - mesmo significando prejuízo, pois mais cedo ou mais tarde descobririam. Agora sobre o thermal throttling, quero ver como vão fazer, porque um update pra baixar o poder de fogo da cpu não é nada viável, visto o preço desses modelos),

Deibson Oliveira