Início » Internet » Facebook, Google, Microsoft e Twitter se unem para facilitar migração de dados entre serviços

Facebook, Google, Microsoft e Twitter se unem para facilitar migração de dados entre serviços

Data Transfer Project é uma iniciativa conjunta para padronizar transferências de informações entre servicos

Paulo Higa Por

Um grupo formado por Facebook, Google, Microsoft e Twitter se uniu nesta sexta-feira (20) para criar o Data Transfer Project. Com a iniciativa, as empresas querem facilitar a transferência de informações de um serviço para outro, sem exigir que os usuários baixem e enviem seus dados manualmente.

Data Transfer Project

No blog oficial, o Google informa que já possui uma ferramenta batizada de Download Your Data (antigamente conhecida como Takeout) em que os usuários podem baixar seus dados salvos em mais de 50 serviços da empresa, como vídeos do YouTube, mensagens do Gmail, conversas do Hangouts e afins. Essas informações podem ser enviadas não apenas ao Google Drive, mas também ao Dropbox, Box e OneDrive.

Agora, a ideia é permitir que o conteúdo seja migrado de um serviço para outro de forma automatizada. Você poderia transferir seus e-mails do Gmail para o Outlook.com, ou suas fotos do Instagram para o Google Fotos, por exemplo. O site do Data Transfer Project deixa em aberto a entrada de novos membros, o que tornaria possível migrar playlists de um serviço de música ou dados de fidelidade de um supermercado.

Antes e depois do Data Transfer Project

Antes e depois do Data Transfer Project

O Data Transfer Project tem código aberto e está sendo publicado no GitHub. Ele consiste principalmente de “adaptadores” que convertem os dados gerados por uma API proprietária em uma informação padronizada que possa ser entendida por outro serviço. Tudo é transferido por meio de um sistema que criptografa as informações em trânsito, evitando que os arquivos caiam em mãos erradas.

É claro que o projeto pode ser um grande avanço para a portabilidade de dados — especialmente porque hoje é difícil migrar informações de um serviço para outro, já que muitas vezes não há um padrão e as velocidades de upload das nossas conexões também não ajudam. Ao mesmo tempo, o espírito “colaborativo” e “aberto” pode ajudar as gigantes de tecnologia a enfrentarem os recentes (e cada vez mais frequentes) escândalos de violação de dados e acusações de monopólio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

O Deezer tem um addon que permite importar as playlists do Spotify.

Agnaldo Carmo

Se não pode vencer junte se a eles:

Google=Mobile
Microsoft=PC
Facebook=Social

A aliança para nós espionar está formada

Raul Craveiro

Tem o Soundiiz que eu consegui portar as playlists normalmente... Mas os arquivos MP3 upados não tem jeito D:

Gustave Dupré

A alguns meses atrás teria poupado um bom dinheiro que foi gasto com uma solução proprietário para migrar algumas contas de e-mail do G Suite para office 365.

Funnie

parece que tem formas de transformar suas playlists do play music em arquivo csv.

conseguindo isso, seria só subir o csv lá no conversor

Mickão

Foi por essa razão que eu sai do Play Music e na época mudei pro Spotify, falta de integração. A diferença é que eu tinha poucas playlists então não senti tanto. Quando mudei pro Deezer, aí não teve jeito, tive que refazer tudo e foi umabaita teste de paciência (mas valeu a pena porque agora tenho streaming sem descontar da minha franquia).

Sergio Francisco

Legal @disqus_5IUhks5Nj6:disqus . Obrigado por compartilhar mas vi que esse serviço não tem compatibilidade com o Google Play Music. E é por esse motivo que quero migrar. O Google Play Music não integra com joça nenhuma.

Funnie

aqui usei o playlist-converter. a maioria das músicas ele encontrou corretamente.

Sergio Francisco

Tô querendo migrar do Play Music pro Spotify mas quando vejo que tenho por volta de 20 playlists, com dezenas/centenas de músicas ─ muitas delas upando o arquivo .mp3 manualmente ─ e que teria quer ter o mesmo trabalho que você teve, acabo desistindo rápido da ideia.

Mickão

Isso seria muito bacana pra transferir playlists e preferências de artistas entre serviços de streaming. Lembro quando migrei do Spotify pro Deezer e quase chorei por ter que ficar assinalando e criando minhas playlists novamente.

Gabriel Brito

Agora vou poder migrar 3000 fotos do OneDrive pro Google Fotos

Daniel R. Pinheiro

Só precisa haver uma melhora na sincronização dos contatos. Eu uso a conta da Microsoft pra salvar os meus, e nem sempre a sincronização ocorre de maneira eficaz no Android. É preciso desativar, reativar, salvar manualmente o contato no computador (e nem sempre aparece no Android), sendo que eu poderia fazer isso no smartphone e sincronizar automaticamente...

grande_dino_2

Pra facilitar a criação de uma base de dados universal que eles vão poder vender pra todo mundo?

Petyr

Num sei não, mas sei lá...