Início » Celular » Sony revela sensor de 48 MP para câmeras de celulares

Sony revela sensor de 48 MP para câmeras de celulares

IMX586 é um sensor para smartphones que gera fotos de 8000x6000 pixels e promete baixo ruído mesmo com pouca iluminação

Paulo Higa Por
1 ano atrás

Seu próximo celular pode ter uma câmera com sensor de 48 megapixels: a Sony revelou nesta segunda-feira (23) o IMX586, que estará disponível para smartphones topo de linha lançados a partir de setembro. O componente é ultracompacto e promete tirar fotos noturnas com baixo nível de ruído.

Sony Xperia / Câmera

O IMX586 possui 8 mm de diagonal e pode capturar imagens de até 8000x6000 pixels. Os pixels medem apenas 0,8 micrômetros — a Sony diz que este é o primeiro sensor de imagem do mundo com pixels tão pequenos, permitindo que o componente “possa ser instalado em muitos smartphones”, segundo a Sony.

Mas há um problema: em geral, quanto maior a densidade de pixels de um sensor de imagem, pior, porque há mais interferência eletromagnética e as fotografias tendem a ficar com mais ruído antes de serem tratadas por software. Como a Sony resolveu isso? Com uma estrutura de pixels conhecida como Quad Bayer.

Basicamente, em um sensor organizado no esquema Quad Bayer, há quadrados de 2x2 pixels com a mesma cor. Quando você estiver fotografando em ambientes com bastante luz, a câmera converte a estrutura Quad Bayer em uma Bayer padrão, gerando uma fotografia de 48 megapixels. Assim:

Sensor de imagem Quad Bayer

Se a iluminação estiver ruim, os pixels adjacentes são combinados, criando uma imagem de 12 megapixels com o menor ruído possível. Nesse modo, cada pixel fica com o tamanho equivalente a 1,6 micrômetro — maior que os 1,4 µm do Samsung Galaxy S9+, 1,22 µm do iPhone X e 1,55 µm do Sony Xperia XZ2 Premium, por exemplo.

A Sony também diz que o IMX586 tem alcance dinâmico “quatro vezes melhor que produtos convencionais”, tirando fotos com “mínimo estouro de iluminação ou perda de detalhes em áreas de sombra”. Na gravação de vídeos, é possível filmar em 4K a 90 quadros por segundo (haja processador!), 1080p a 240 fps e 720p a 480 fps.

As primeiras amostras do IMX586 serão enviadas às fabricantes a partir de setembro. Normalmente, a Sony reserva os sensores de imagem novos por um tempo para seus próprios smartphones — então espere encontrá-lo na câmera de algum Xperia XZ3 ou XZ4, a ser revelado nos próximos meses.

Mais sobre: ,