Malwares estão conseguindo infectar Androids com mais facilidade

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Vírus detectado

Malwares estão conseguindo mais sucesso na hora de infectar dispositivos Android direto da Play Store. Mesmo com diversas medidas do Google para inibir a ação de apps maliciosos, os malwares estão passando estas barreiras e podem já estar instalados no seu smartphone.

De acordo com relato do Bleeping Computer, os malwares focados em atacar dispositivos Android estão utilizando técnicas conhecidas dos computadores, para burlar as várias medidas de segurança adotadas pelo próprio Google. Chamado de dropper (conta-gotas, em tradução livre), o ataque acontece aos poucos e em vários estágios, sendo que o primeiro é pequeno e pouco ofensivo, que vai “abrindo espaço” e baixando outros mais fortes e danosos.

Nos computadores este ataque é pouco efetivo, já que a presença forte de uma série de antivírus inibe o estágio de baixar outras partes. Isso não acontece em dispositivos Android e o que piora a situação é que a primeira parte do ataque, mais simples, é apenas um código inserido dentro de um aplicativo legítimo que foi aprovado pelo Google antes de chegar na Play Store.

Uma das formas como os malwares se escondem do olhar do Google, é adicionando um timer que executa o dropper apenas depois de algumas horas da instalação do app – ou então depois de solicitar mais acesso ao usuário, como um app de papéis de parede que do nada quer permissão para acessar app de mensagens SMS.

É quase que impossível avisar ao usuário que o aparelho está infectado, mas certamente que um pop-up que apareceu do nada, na tela do Android, pode ser um indício bastante importante e que deve ser levado em conta. Outros indícios de que seu gadget foi infectado pode ser um consumo maior da bateria, ou então aquecimento repentino do smartphone ou tablet.

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados