Início » Celular » Malwares estão conseguindo infectar Androids com mais facilidade

Malwares estão conseguindo infectar Androids com mais facilidade

André Fogaça Por

Malwares estão conseguindo mais sucesso na hora de infectar dispositivos Android direto da Play Store. Mesmo com diversas medidas do Google para inibir a ação de apps maliciosos, os malwares estão passando estas barreiras e podem já estar instalados no seu smartphone.

De acordo com relato do Bleeping Computer, os malwares focados em atacar dispositivos Android estão utilizando técnicas conhecidas dos computadores, para burlar as várias medidas de segurança adotadas pelo próprio Google. Chamado de dropper (conta-gotas, em tradução livre), o ataque acontece aos poucos e em vários estágios, sendo que o primeiro é pequeno e pouco ofensivo, que vai “abrindo espaço” e baixando outros mais fortes e danosos.

Nos computadores este ataque é pouco efetivo, já que a presença forte de uma série de antivírus inibe o estágio de baixar outras partes. Isso não acontece em dispositivos Android e o que piora a situação é que a primeira parte do ataque, mais simples, é apenas um código inserido dentro de um aplicativo legítimo que foi aprovado pelo Google antes de chegar na Play Store.

Vírus detectado

Uma das formas como os malwares se escondem do olhar do Google, é adicionando um timer que executa o dropper apenas depois de algumas horas da instalação do app - ou então depois de solicitar mais acesso ao usuário, como um app de papéis de parede que do nada quer permissão para acessar app de mensagens SMS.

É quase que impossível avisar ao usuário que o aparelho está infectado, mas certamente que um pop-up que apareceu do nada, na tela do Android, pode ser um indício bastante importante e que deve ser levado em conta. Outros indícios de que seu gadget foi infectado pode ser um consumo maior da bateria, ou então aquecimento repentino do smartphone ou tablet.

Com informações: Mashable.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mauricio Ricardo Pinheiro
A questão é de bom senso. Você compra produto perecível sem ver?
­­­­­­­­­­­­­­­
Como que alguém consegue pegar vírus no celular? me falem, porque até hoje, isso nunca aconteceu comigo, e nem com quem eu conheça.
Astolfinho o porco abiguinho
um idiota respondendo onde não foi chamado. Que maravilha!Pronto, agora que o tio ja te deu atenção, pode voltar a brincar...
Caleb Enyawbruce
Mais fácil ainda? Caramba, Google, vamos se mexer aí, fio
Astolfinho o porco abiguinho
?! como você é burro cara, fala de uma maneira burra.
André G
A própria Play Store tem um sistema que faz uma varredura nos apps lançados na loja para detectar ameaças, um anti vírus instalado no celular dificilmente vai detectar algo que a própria Google não tenha detectado, até pq um antivírus não tem acesso a todo o funcionamento do app, igual a Google tem.Antivírus só seria mesmo válido para apps de fora da loja.
Jefferson Rodrigues
Eu sou defensor desse pensamento. Ainda nao instalarei antivírus no meu smartphone, pois esses virus estao em apps desconhecidos. Basta nao sair baixando qualquer app que você encontra na loja da gooGoo.
Astolfinho o porco abiguinho
Todo castigo é pouco quando você é burro.
Mauricio Ricardo Pinheiro
Nenhuma se você não for atento.
Mauricio Ricardo Pinheiro
A forma como o smartphone funciona é diferente do pc. O antivirus classico não funciona melhor que as barreiras impostas a Play Store. Um lado é por conta de como e a memória do aparelho e do outro, a maior interacaido usuário. Esse último e o ponto mais fraco, mais por impaciência e falta de informação. Da ok a tudo sem ler...
Wellington Gabriel de Borba
O argumento que eu saiba é porque como funciona os anti vírus do Android, eles não monitoram o que já tá acontecendo no OS como é no Windows.
Andre Kittler
Se o google não consegue realmente ver esse malware na principal, e praticamente unica porta de defesa do OS (aplicativos originais não devem ter virus) é extremamente preocupante. Não tem como realisticamente esperar que um usuário clique em NAO quando o aplicativo "hora certa" ou o que for pedir para acessar SMS (todos clicam sim - a solução seria o google fazer SIM bloquear o acesso e não liberar). E não levo fé que um antivirus (esquecendo o fato de ser ridiculo usar isso em celular) consiga tb diferenciar o que é uma solicitação válida e uma desnecessária.
grande_dino_2
E aquele papo de que anti-virus pra smartphone era perda de tempo, dinheiro e recursos e que era só se limitar a instalar apps da Play Store?
Guilherme Andrade
Eu já tive um problema com vírus em um app de calculadora científica da Play Store, ele fazia o navegador abrir com links suspeitos duas ou três vezes ao dia. Quando descobri que era o motivo dessa encheção de saco, desinstalei e tudo voltou ao normal.