Snapchat - iPhone

A partir do dia 30 de agosto deste ano, o Snapchat descontinuará seu serviço de pagamento de ponto a ponto, o Snapcash – ou seja, o valor vai de um usuário direto para outra pessoa. Lançado em 2014, o serviço foi um dos primeiros deste tipo.

Quatro anos depois de seu lançamento, muito antes do Facebook levar os stories para o Instagram, o Snapcash era lançado como um dos poucos meios para enviar dinheiro de um usuário para outro, sem envolver transferência bancária. Para transferir o valor, a única exigência é de um cartão de débito e o dinheiro passa pelo chat do programa.

Hoje vários aplicativos fazem isso (muitos brasileiros) e grandes empresas também entraram nesta ideia, como o Google, Apple, Facebook e o PayPal, o que certamente foi um golpe duro para o Snapchat.

Não há motivos específicos para o fechamento, o que deixa espaço de sobra para especulação que você leu nas linhas acima: a concorrência ficou cada dia mais pesada, fazendo o Snapcash não decolar. Em mais um serviço, já que o número de usuários não cresce mais como antes.

O vazamento de mais de dados de quase cinco milhões de usuários pode ter abalado a confiança no Snapchat, principalmente quando dinheiro está envolvido na conversa entre duas pessoas.

Sim, claro, a comercialização de fotos com nudes, com o pagamento feito pelo próprio Snapcash, também pode ter contribuído para que algumas pessoas não pensassem tanto em dividir o valor pago pela pizza do final de semana.

Com informações: The Verge e Techcrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados