Início » Telecomunicações » Anatel anuncia 4G de 700 MHz em São Paulo; Claro, TIM e Vivo já estão prontas

Anatel anuncia 4G de 700 MHz em São Paulo; Claro, TIM e Vivo já estão prontas

Frequência de 700 MHz será liberada para 4G em São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul

Paulo Higa Por

A Anatel anunciou nesta segunda-feira (23) que vai liberar a frequência de 700 MHz para o 4G nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A novidade permite que as operadoras Claro, TIM e Vivo ofereçam maior velocidade de download e, principalmente, melhor cobertura em ambientes internos.

Atualmente, o LTE na capital paulista e no ABC funciona em 1.800 MHz (banda 3) e 2.600 MHz (banda 7). A frequência de 700 MHz (banda 28) apresenta maior penetração de sinal, sofrendo menos perdas ao ultrapassar obstáculos, como paredes. Então, você deverá notar uma melhoria significativa de cobertura de 4G em locais onde só havia 2G ou 3G quando as operadoras ativarem a nova faixa.

Anatel

Claro, TIM e Vivo estão preparadas para ativar frequência

As três maiores operadoras do país, Claro, TIM e Vivo, já estão preparadas para ativar a tecnologia na capital paulista — a grande exceção é a Oi, que não participou do leilão da frequência de 700 MHz devido às dívidas bilionárias.

A Claro informou na sexta-feira (20) que ativaria o 4.5G (nome comercial que a operadora adota para a tecnologia LTE Advanced Pro) na frequência de 700 MHz “imediatamente após cumpridas todas as formalidades regulatórias para liberação do uso da frequência, previstas para serem concluídas nos próximos dias”.

Em nota, a TIM afirma que sua rede na capital paulista já está pronta para os 700 MHz desde o início de julho. Segundo a operadora, mais de 600 estações rádio-base estão preparadas para funcionar com a nova frequência assim que a Anatel liberar a frequência.

A Vivo também diz que “ampliará sua cobertura 4G com a utilização da frequência de 700 MHz para diversos municípios no estado de São Paulo, incluindo a capital, logo após a finalização dos trâmites legais e regulatórios da Anatel”.

Quase 4 mil municípios já podem ter 4G de 700 MHz

A solenidade da Anatel que marca a liberação da frequência em São Paulo e no ABC está prevista para a manhã desta terça-feira (24), em Brasília. As quatro cidades tiveram o sinal de TV analógica desligado em março de 2017, mas o processo de implantação do 4G de 700 MHz demorou mais tempo que em outras por conta da necessidade de limpeza do espectro em localidades próximas.

Segundo a Anatel, 3.803 municípios já podem ter 4G de 700 MHz, incluindo todas as capitais, com exceção de Florianópolis (SC), que ainda se encontra em processo de mitigação, em que a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

Suporta sim. Eu uso sempre o GSM Arena: https://www.gsmarena.com/ap... https://uploads.disquscdn.c...

Daniel Campos

Como sei se meu iphone SE tem suporte a banda 28?

Bráulio Pinto de Carvalho

Como saber se o celular tá utilizando a banda 28 (700MHz)?

Vitor

Não. O LTE tem esse ponto positivo, pois hoje graças ao LTE Advanced (4G+), as operadoras conseguem agregar todas as frequências disponíveis para aumentar a banda. Então a Banda 28 virá para tapar buracos do LTE atual, chegando onde a B7 não chega, e complementar o 4G+.

A maioria nem vai notar a ativação.

Ruim mesmo é para as pequenas cidades, onde as operadoras estão ativando somente os 700MHz por questões econômicas. Nesse caso, os telefones sem a B28 vão ficar sem 4G, como acontece aqui na minha cidade.

Vitor

Isso é uma tremenda bagunça. Já uso os 700MHz a mais de um ano na minha cidade. O problema é para os telefones chineses ou mais velhos (Como meu Moto X) que não possuem suporte à banda 28.

Trovalds

É, pior que depois do teu comentário fui investigar isso. De fato a Xiaomi fica devendo...

Leonardo Rocha Dias

Quem quiser checar sugiro que instale o app LTE discovery: https://play.google.com/sto...

Highlander

Testes, eu trabalho no Centro, faço faculdade em um bairro e moro em outro. No bairro que eu faço faculdade a TIM já tinha ligado o 700 Mhz há mais de 1 ano, só mês passado meu celular passou utilizar 700 Mhz no meu bairro e Centro!

Jefferson Rodrigues

Do que adianta uma tecnologia que oferece velocidades altissimas se as operadoras oferecem bem menos do que a tecnologia pode oferecer? Eu so tenho 10mb no 4G.

Jefferson Rodrigues

Na minha cidade, ja tinha cobertura 700 antes do desligamento da tv analógica. Nunca entendi como isso foi possível.

Alexandre Copi

Com isso tecnicamente o Nokia 3310 4G que só vendem na china não começaria a funcionar aqui? (Somente com a frequência de 700Mhz obviamente) :P

Caleb Enyawbruce

Sim, eu sei. Só quis dizer que nao vou ter as vantagens de usar a B28

J. Rodrigo

Boa tarde, tenho um xiaomi redmi 5 plus, porem estou em uma cidade sem a frequência ainda ativa dos 700 mhz... esse tutorial resolve sera? em redes moveis apareceu VOLTE ativado, porem ainda nao tenho a frequencia.
Para ativar o VoLTE no teu Xiaomi terás de inserir o código " *#*#86583#*#* " no marcador. Após inserir o código aparecerá a mensagem " VoLTE carrier check disabled "

Vanderson Lima

Peguei um p20 lite e ele nao tem a b3. Mas quando a b28 estiver liberado aqui, eu já terei vendido ele.

Thiago Mocci

Ele corroborou com seu comentário e discordou, ainda que podendo ser mais educado e sem ironia, do Alex.

Exibir mais comentários