Início » Celular » Como fazer um backup completo da sua conta do Twitter

Como fazer um backup completo da sua conta do Twitter

Faça backup dos tweets, curtidas, seguidores, pessoas que você segue e membros de uma lista com uma extensão para Chrome

Por
1 ano atrás

Se você quer fazer um backup completo da sua conta do Twitter, incluindo listas e seguidores, pode usar ferramentas que complementam o próprio arquivo do Twitter. Dessa forma, você faz o backup de mais informações relacionadas à sua conta da rede social e tem à disposição para consultar se perder o acesso por algum motivo.

Twitter

Recentemente, o Twitter começou a banir usuários que criaram contas quando tinham menos de 13 anos. Se isso acontecer com você, o acesso à conta é perdido, junto com todas as informações. A situação piora porque o a rede social só oferece a opção para baixar o arquivo de todos os seus tweets: e quanto às listas, seguidores e pessoas que você segue?

Infelizmente, não existe um método oficial para fazer um backup completo; você vai precisar de uma ferramenta de terceiros. Não existem muitas, mas a melhor hoje é a extensão Twlets, que é compatível com o Chrome e extrai essas informações do site do Twitter. Não há como importar as informações de volta (só manualmente), mas vale a consulta caso você precise criar outra conta.

Fazer um backup completo da sua conta do Twitter

O primeiro passo para fazer um backup da sua conta do Twitter é baixar seu arquivo de tweets. O seu arquivo do Twitter guarda todas as suas postagens na rede social desde o primeiro dia e é útil para deixar guardado e navegar por seus tweets antigos. Clique e veja como baixar o arquivo do Twitter para ver seus tweets antigos.

Também é possível baixar seus seguidores, pessoas que você segue, listas (membros) e curtidas da sua conta, apenas para consulta. Para fazer isso, vamos usar a extensão Twlets, que é compatível apenas com o Chrome. Veja como instalar no seu navegador:

  1. Abra a página da extensão do Twlets no Chrome;
  2. Clique em Usar no Chrome para instalar o Twlets;
  3. Entre no site do Twlets e clique em Sign in na barra superior;
  4. Clique em Autorizar aplicativo;
  5. Pronto! Você já pode usar o Twlets para baixar suas listas, seguidores e outras informações.

Como o Twlets funciona

O Twlets é uma extensão gratuita, mas com recursos pagos. Ele cobra por créditos: cada usuário equivale a um crédito. Por exemplo, se você segue 300 pessoas, vai usar 300 créditos para extrair essas informações da sua conta. Por padrão, um novo usuário tem 1.000 créditos para gastar; o resto é pago.

Acima, você vê a URL base para o Twlets conseguir extrair os tweets corretamente. Ele pode fazer backup das seguintes informações:

  • tweets de uma conta (até 3.200 de uma vez);
  • curtidas de uma conta (até 15.000 de uma vez);
  • seguidores e pessoas que uma conta segue (até 50.000 de uma vez);
  • membros de uma lista (até 50.000 de uma vez);
  • respostas a um tweet (até 18.000 de uma vez).

Os dados são salvos em uma planilha do Excel, arquivo CSV ou HTML e, como falamos, servem apenas para consulta. Você não pode importar essas informações diretamente para o Twitter, por exemplo, mas é útil para seguir novamente as pessoas indicadas ou ver quem fazia parte de uma lista que você fez para criá-la novamente.

Por aqui, vou fazer backup apenas de quem eu sigo e dos membros das listas que criei. O arquivo do Twitter já salvou todos os meus tweets, não preciso da lista dos meus seguidores e salvar minhas curtidas tomaria muitos créditos. A boa notícia é que o Twlets não é tão caro para uso pessoal: um dia de crédito ilimitado custa US$ 5,55 e pode valer a pena para um backup completo da sua conta.

Usando o Twlets para fazer backup do seu Twitter

https://youtu.be/GpTYeWVoukQ

  1. Com a extensão configurada, abra o Twitter no Chrome;
  2. Clique com o botão direito no ícone do Twlets no canto superior direito e entre em Opções;
  3. Por padrão, o limite de cada operação é 10. Você pode aumentar para o limite máximo ou definir de acordo com número de informações na página. Por exemplo, se você segue 300 pessoas, defina o Following limit para 300;
  4. Entre na página que você quer extrair as informações;
  5. Se você quer fazer backup de quem você segue, por exemplo, entre no seu perfil e clique em Seguindo. Se você quer fazer backup de uma lista, entre na página de membros;
  6. Clique no ícone do Twlets no canto superior direito da tela para fazer o backup;
  7. Pronto! Uma planilha do Excel será criada com os dados da página que você estava. Dependendo do volume de dados, pode demorar um pouco.

Os dados também podem ser exportados para um arquivo CSV ou HTML, de acordo com o que você escolheu na página de Opções. No final, eles ficarão salvos no seu computador e podem servir para consulta se a sua conta for bloqueada, por exemplo.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.