Início » Computador » Apple libera correção para falha que reduz desempenho de MacBooks Pro esquentadinhos

Apple libera correção para falha que reduz desempenho de MacBooks Pro esquentadinhos

Bug de software fazia MacBook Pro de 2018 com Core i9 ficar mais lento que modelo de 2017 com Core i7

Paulo Higa Por

A Apple confirmou nesta terça-feira (24) que os novos MacBooks Pro sofrem com o acionamento do thermal throttling, que reduz a frequência do processador de maneira forçada em caso de superaquecimento. O problema impactava especialmente o modelo com Core i9, que chegava a apresentar desempenho inferior ao Core i7 do ano passado. Segundo a Apple, trata-se de uma falha de software.

A empresa não divulgou muitos detalhes sobre o problema, se limitando a dizer que uma “chave digital ausente no firmware” do novo MacBook Pro afetava o sistema de gerenciamento térmico e reduzia a frequência dos processadores ao executar tarefas pesadas.

MacBook Pro de 2018

Para consertar a falha, a Apple está liberando uma atualização suplementar do macOS High Sierra 10.13.6. Embora o problema seja notado principalmente no MacBook Pro com o Core i9 de seis núcleos, a empresa recomenda que todos os proprietários instalem a correção, tanto nas versões de 13 quanto de 15 polegadas, com qualquer chip da Intel. A performance não é impactada em gerações anteriores.

Em comunicado ao The Verge, a Apple diz que não notou o bug de software antes porque o thermal throttling era acionado somente “sob cargas de trabalho bastante específicas e muito intensas”. A empresa mantém a afirmação de que o novo MacBook Pro de 15 polegadas é até 70% mais rápido que o antecessor, enquanto o de 13 polegadas chega a apresentar o dobro de desempenho.

MacBook Pro de 2018

Esta não é a única polêmica do MacBook Pro de 2018. O notebook chegou com um novo teclado que promete ser mais silencioso, sem fazer referência à falha que permite que detritos se acumulem embaixo das teclas. Embora um documento interno diga o contrário, a Apple não admite publicamente que mudou o teclado para consertar o problema. Ela está sendo processada por donos de MacBooks com o teclado antigo e lançou um programa para reparar gratuitamente máquinas fora da garantia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tuan

Nossa, o meu Notebook 9, da Samsung, o S51 Pro, lançamento, tá com o mesmo problema. Eu recebi ele no sábado. Atinge 80°C em questão de segundos e testei apenas no Battlefield 3 ainda. É um jogo de 2011, não era pra tá nem pesado o jogo. Na verdade o jogo roda tranquilo até no ultra com a MX150-0, mas independente da qualidade gráfica, até mesmo no low, dá o throttling e dá uma lentidão nos frames absurda, depois volta ao normal. Tipo, repetidas vezes. Impossível de jogar qualquer jogo. Hoje vou testar mais outros games, Crysis 3 e Battlefield 1 pra ter certeza que tá acontecendo o problema por esse mesmo defeito do Apple Pro.
O meu trava nos 80°C e já enquenta demais em baixo. A varia ção de temperadura durante a jogatina é absurda, 20° pra cima ou pra baixo em 1 segundo, o que gera a travada dentro do jogo.
Acho que a minha versão brasileira do S51 Pro está com defeito de fabricação.
Vou acionar a garantia de 7 dias e pedir a troca ou devolução do dinheiro.

Thiago

Os cientistas deveriam contatar a Apple! Já que ela foi capaz de dobrar as leis da termodinâmica via atualização de firmware, para colocarmos a anti gravidade em prática basta ela liberar outro update!

Sensacional! Que venham os carros voadores!

hopæja

exato..?

Eric Viana

Quem compra algo PRO já tem essa intenção...

doorspaulo

Irão "capar" o processador de alguma forma, seja no clock/boost, ou fazendo undervolt.

Infelizmente, a curva de distorção da Apple não afeta as leis da física.

Júlio Vasel

o final cut também sofre com o bug. não é desculpa

hopæja

porque esses YouTubers só usam o Final Cut pra editar, e é tudo que eles fazem com um Mac, o programa se tornou um benchmark (que só comporta um sistema operacional lol) e até uma característica que para eles desconsidera qualquer outro Windows, é só dar uma olhada nesses reviews, tudo é comparado ao MacBook eDiToR de ViDeOs.

eles nem precisam de tanta memoria interna em dispositivos diferentes assim para apontar que é uma coisa crucial, ao não ser que você seja o Linus e tenha um server para videos diários e um forum na internet (...)

Marcos Andrade

Undervolt?

Anubis

😂😂😂

Lairton Gomes

provavelmente acionar as ventoinhas mais cedo

Lairton Gomes

postar fotos no instagram usando o wifi do starbucks

Eliézer José Lonczynski

Os títulos dos posts do Higa são os melhores haha

Bardni

Agora sim vou poder atualizar o meu i9. Sqnunca.

Thiago Moraes

Com certeza, muita qualidade a apple ainda tem. Mas tem sido cada vez mais comum muitos problemas com ela. Fora o preço que está ficando impraticável, anos atrás até justificava porque as empresas estavam anos luz da apple, mas a concorrência evoluiu muito.

Robert Rey

Felizmente a concorrência já se equiparou e em muitos casos ultrapassou a Apple, como a própria Samsung na linha Galaxy S, o que era quase que inimaginável 7-8 anos atrás. Mas o Hardware da Apple ainda é inegavelmente de qualidade, mesmo que não valha o preço cobrado.

Exibir mais comentários