Apple libera correção para falha que reduz desempenho de MacBooks Pro esquentadinhos

Bug de software fazia MacBook Pro de 2018 com Core i9 ficar mais lento que modelo de 2017 com Core i7

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Pro

A Apple confirmou nesta terça-feira (24) que os novos MacBooks Pro sofrem com o acionamento do thermal throttling, que reduz a frequência do processador de maneira forçada em caso de superaquecimento. O problema impactava especialmente o modelo com Core i9, que chegava a apresentar desempenho inferior ao Core i7 do ano passado. Segundo a Apple, trata-se de uma falha de software.

A empresa não divulgou muitos detalhes sobre o problema, se limitando a dizer que uma “chave digital ausente no firmware” do novo MacBook Pro afetava o sistema de gerenciamento térmico e reduzia a frequência dos processadores ao executar tarefas pesadas.

Para consertar a falha, a Apple está liberando uma atualização suplementar do macOS High Sierra 10.13.6. Embora o problema seja notado principalmente no MacBook Pro com o Core i9 de seis núcleos, a empresa recomenda que todos os proprietários instalem a correção, tanto nas versões de 13 quanto de 15 polegadas, com qualquer chip da Intel. A performance não é impactada em gerações anteriores.

Em comunicado ao The Verge, a Apple diz que não notou o bug de software antes porque o thermal throttling era acionado somente “sob cargas de trabalho bastante específicas e muito intensas”. A empresa mantém a afirmação de que o novo MacBook Pro de 15 polegadas é até 70% mais rápido que o antecessor, enquanto o de 13 polegadas chega a apresentar o dobro de desempenho.

MacBook Pro de 2018

Esta não é a única polêmica do MacBook Pro de 2018. O notebook chegou com um novo teclado que promete ser mais silencioso, sem fazer referência à falha que permite que detritos se acumulem embaixo das teclas. Embora um documento interno diga o contrário, a Apple não admite publicamente que mudou o teclado para consertar o problema. Ela está sendo processada por donos de MacBooks com o teclado antigo e lançou um programa para reparar gratuitamente máquinas fora da garantia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados