Início » Telecomunicações » Vivo lança chamadas por 4G no Rio de Janeiro

Vivo lança chamadas por 4G no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Niterói, Macaé e Campos dos Goytacazes passam a contar com o VoLTE

Por
52 semanas atrás

A Vivo anunciou nesta terça-feira (24) que liberou o recurso de chamadas telefônicas por 4G (VoLTE) em quatro cidades fluminenses: Rio de Janeiro, Niterói, Macaé e Campos dos Goytacazes. A tecnologia permite completar ligações mais rapidamente e oferece maior qualidade de voz.

O VoLTE funciona tecnicamente como uma ligação VoIP, trafegando voz pelo 4G. A cobrança é feita como em uma ligação comum, descontando do pacote de minutos. Quando ativado, o VoLTE elimina a necessidade de a operadora derrubar sua conexão para 2G ou 3G quando você recebe uma chamada, o que também reduz o consumo de bateria do smartphone.

As quatro cidades do Rio de Janeiro se juntam a Rio Verde (GO) e Brasília (DF), que ganharam o VoLTE da operadora em 2017. A Vivo ressalta que, para realizar ligações em VoLTE, é preciso que seu smartphone e o do destinatário suportem a tecnologia. A lista de aparelhos homologados inclui todos os iPhones desde o 6, além de modelos básicos, intermediários e topos de linha da Samsung, Motorola e LG.

Além da Vivo, a TIM oferece a tecnologia VoLTE para seus clientes, mas em escala significativamente maior: mais de 1.200 municípios já estão com o recurso habilitado. Entre as grandes operadoras, a Oi diz que não tem planos para chamadas telefônicas em 4G; e a Claro descarta liberar o VoLTE em curto prazo, focando na expansão do 4.5G.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.