Com pouco mais de um mês para o início da campanha eleitoral pelo rádio e televisão, o Facebook detalhou como que vai colaborar para impedir a desinformação na rede social. O site elaborou uma lista de iniciativas para, dentre outros objetivos, suprimir o infeliz fenômeno das fake-news.
As ações pretendem tornar o ambiente da rede social de Zuckerberg menos tóxico, já que o Facebook recentemente aumentou a transparência das publicidades que acontecem dentro das páginas, além da atuação contra pessoas mal-intencionadas – que já eliminou uma grande quantidade de contas que violam os termos da empresa.
Focando nas eleições, as páginas com publicidade política mostrarão quem que financiou o aumento da exposição da postagem. Junto disso, uma área exclusiva guardará por sete anos todos os anúncios que foram feitos com objetivos políticos – além da atual área das páginas, onde ficam listados todos os anúncios que estão ativos e foi lançada em junho deste ano.
Quem quiser anunciar algo sobre propaganda eleitoral, precisará passar por autorização especial, que faz com que a publicação receba destaque diferente. O Facebook também afirma que está trabalhando próximo ao TSE e com Tribunais Regionais Eleitorais, para promover conteúdo de qualidade e eliminar fake news que certamente circularão pela rede.
O conteúdo que não encaixa em bom jornalismo ou que é fake news, é analisado por quatro instituições financiadas pelo Facebook: Vaza, Falsiane!, Fátima, Lupe e Comprova. O primeiro é um curso online para dar noções de interpretação de notícias e para fazer com que usuários policiem o conteúdo que circula. O Fátima é um bot que auxilia no processo de identificação de fake news, enquanto que o Lupe checa se o político está mentindo ou não.
O Comprova faz o trabalho jornalístico de analisar notícias que circulam durante a campanha política, com 24 jornalistas de várias organizações de mídia. Tudo isso vai funcionar em paralelo com os já lançados serviços de checagem de fatos, feito pela Agência Lupa, Aos Fatos e Agence France-Presse.
Por fim, a rede social criou lembretes para o Registro de Eleitores na timeline dos usuários, fez uma divisão chamada de “Temas” dentro de páginas de políticos. Antes de outubro, o Facebook promete lançar um produto chamado de “Town Hall”, que faz o meio de campo entre eleitores e políticos, também lançará um atalho para autoridades eleitorais e, por fim, fará um lembrete na linha do tempo para lembrar o dia e os endereços de votação.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Humor verdadeiro, desculpe não inserir legenda.
O que é "pós mestrado"? Outro tipo de fake news?
Segui um caminho mais fácil: parei de usar FB há uns 2 anos atrás. Fake News? Nem sei o que é mais. Se quero saber de alguma coisa vou direto na fonte.
Estou calmo, obrigado.
Esses dias topei um babaca fake da direita no instagram e a conversa deles é sempre a mesma: "bibibi as fontes são de comunistas bibibi vc não tem argumentos reais bibibi é perseguição contra a direita. bibibibibib"
O fato é que esse povo foi tão manipulado por teoria da conspiração e por um astrólogo aí, que a geléia no cérebro só sabe usar frase pronta pra fugir de debate.
Calma jovem, o Facebook é um capitalista de verdade, vc não. E gente de esquerda tbm gosta de gastar sola no shopping, e não é isso o símbolo master mega blaster do capitalismo. O holerite zoado do trabalhador que é.
Realmente não temos. Por isso a laia do mbl tá indo pro ralo. Boa sorte no limbo, mestre.
Do mesmo jeito que antes, só que falando a verdade, como todos os outros candidatos irão fazer.
"Brasilero" tem pós mestrado em política, ciência da computação, filosofia, futebol e culinária. Só depende da ocasião e da dose alcoólica.
E, a pouco, deu na Reuters que o FB derrubou um monte de coisa do MBL. Começou a faxina e que seja ampla, geral e irrestrita.
Antes que venham encher o saco, adoro o capitalismo, o liberalismo econômico e de passear no shopping.
Você não sabe a diferença entre Bolivarianismo e Comunismo, a China é politicamente Comunista seu retardado, vai dizer que a China esta acabada por causa do Comunismo? Porto Rico um país fake americano esta tão ruim quanto a Venezuela, larga de ser burro e vai estudar e ver que ideologia por si só não é o problema, liberalismo nunca foi o salvador da pátria em nenhum lugar do planeta..
faz o seguinte enfia o dedo no * e rasga, se os caras citam as fontes e você prefere acreditar na mentira que foi contada é problema seu, agora vir usar de desculpa de que as fontes são doutrinadas ideologicamente pqp, pior que isso só o Bolsonaro citando um animal nativo da Austrália que fica na Oceania como sendo da Asia..
Campeão, acho que vc errou a aba, o G1 ou o 4chan não são aqui. Um forte abraço fera
Você não tem vergonha de por o mesmo nome de um gênio da ciência como nick! (ou nome de usuário, ou seja o que for )
Uma pessoa que passou a vida pesquisando de verdade e não falando merdas por todo lado sem antes ter muita pesquisa
Mais outro imbecil que nem se deu ao trabalho de ir no wikipedia saber o que significa comunismo.
My god, quanta bosta. Certamente nem leu o que escreveu antes de passar essa vergonha na internet...
"Alguém aqui já leu no G1, no UOL ou em qualquer outro grande veículo de mídia brasileiro, algum jornalista afirmar que o comunismo está destruindo a Venezuela?
Eu tenho certeza que não pois, a ordem editorial é afirmar que “a crise política e econômica na Venezuela é grave...”
Essa forma de descrição dos fatos, faz toda a diferença na hora de criar uma falsa realidade no inconsciente coletivo da população."
Ah sim, então é mentira que a crise na Venezuela é grave porque não deram o tom exagerado a là MBL de "o comunismo matou a Venezuela" no título da matéria? Imagine se para cada país capitalista em situação econômica difícil colocassem como título "o capitalismo matou país africano X/Haiti/etc"? Será que aceitariam do mesmo jeito? 🤔
Nem responda porque já sei a resposta.
Não é bem assim, né? Pra muita gente ainda, infelizmente, o primeiro impulso é acreditar. Um aviso de que dada postagem pode ser falsa talvez
Des-segui todo mundo no FB por causa de besteira mas praticamente politica. Cada um vira um cientista politico lá em épocas de eleição (e fora tb)
Mas quem se dá o trabalho de checar os checadores já checaria a notícia de primeira mão, não precisa da agência. O serviço de fact-checking é para a grande maioria dos usuários que só leem títulos. Estes podem ser influenciados por uma agência enviesada. O potencial de influência pode ser ainda maior do que a tal fake news em si, já que, para estes usuários, a notícia foi checada então deve ser a verdade final.
No âmbito do Facebook as fake news não serão expostas e confrontadas com a verdade, elas serão escondidas. Não dá pra checar o que você não vai ver. Restará apenas confiar que informações suprimidas realmente eram fake news.
É só não ser uma ameba e verificar as fontes que os próprios fact checker disponibilizam em toda checagem de fato que fazem. Isso que dá acreditar no MBL, vira-se uma pessoa que só repete essas bobagens e nem para pra pensar.
Tenho "amigos" de FB e tuíter que postam e repostam todo tipo de lixo contra ou favor de candidatos e nunca pararam pra apenas PENSAR (nem digo checar...) que aquilo é falso.
Se o povo tem preguiça de ler uma notícia até p final e se prende apenas à manchete, nunca vai se dar ao trabalho de consultar Pai Google de Abaluaê.
O Toad tá corretíssimo: checar o checado.
Para quem sempre criticou todas as medidas que o Facebook vem fazendo desde então para prevenir notícias falsas:
Tudo bem que o sistema atual não é perfeito e com certeza terá falhas, mas dá para perceber como que ele está muito mais robusto e completo e que vai ter, pelo menos, algum resultado positivo. Isso só foi possível, obviamente, às milhares de tentativas e falhas que o Facebook vem fazendo desde então, consistentemente.
Digo isso porque percebo que o comentário padrão das pessoas em relação à esses testes que a rede faz, é sempre: "isso não vai funcionar" ou "não deveriam nem tentar" ou "deveriam fazer isso ao invés daquilo". A questão é que só se constrói algo robusto e que funciona depois de muita tentativa e, consequentemente, depois de muitos erros e falhas.
Aí cabe à gente pegar o que foi checado e ir atrás das fontes e dos fatos. Tentando deixar de lado ao máximo nosso próprio viés de confirmação.
É um trabalho de alerta, não de censura. O post vai estar lá, e sempre que a gente vir, é nosso dever conferir os dados antes de acreditar ou compartilhar.
Quem checa as checagens dos checadores? Eu soube que alguns dos paladinos da verdade são contumazes propagadores de um determinado viés político em suas próprias redes sociais, o que certamente poluirá seus critérios na hora de apontar o que é e o que não é verdade, ainda que involuntariamente.