Com pouco mais de um mês para o início da campanha eleitoral pelo rádio e televisão, o Facebook detalhou como que vai colaborar para impedir a desinformação na rede social. O site elaborou uma lista de iniciativas para, dentre outros objetivos, suprimir o infeliz fenômeno das fake-news.

As ações pretendem tornar o ambiente da rede social de Zuckerberg menos tóxico, já que o Facebook recentemente aumentou a transparência das publicidades que acontecem dentro das páginas, além da atuação contra pessoas mal-intencionadas – que já eliminou uma grande quantidade de contas que violam os termos da empresa.

Focando nas eleições, as páginas com publicidade política mostrarão quem que financiou o aumento da exposição da postagem. Junto disso, uma área exclusiva guardará por sete anos todos os anúncios que foram feitos com objetivos políticos – além da atual área das páginas, onde ficam listados todos os anúncios que estão ativos e foi lançada em junho deste ano.

Quem quiser anunciar algo sobre propaganda eleitoral, precisará passar por autorização especial, que faz com que a publicação receba destaque diferente. O Facebook também afirma que está trabalhando próximo ao TSE e com Tribunais Regionais Eleitorais, para promover conteúdo de qualidade e eliminar fake news que certamente circularão pela rede.

O conteúdo que não encaixa em bom jornalismo ou que é fake news, é analisado por quatro instituições financiadas pelo Facebook: Vaza, Falsiane!, Fátima, Lupe e Comprova. O primeiro é um curso online para dar noções de interpretação de notícias e para fazer com que usuários policiem o conteúdo que circula. O Fátima é um bot que auxilia no processo de identificação de fake news, enquanto que o Lupe checa se o político está mentindo ou não.

O Comprova faz o trabalho jornalístico de analisar notícias que circulam durante a campanha política, com 24 jornalistas de várias organizações de mídia. Tudo isso vai funcionar em paralelo com os já lançados serviços de checagem de fatos, feito pela Agência Lupa, Aos Fatos e Agence France-Presse.

Por fim, a rede social criou lembretes para o Registro de Eleitores na timeline dos usuários, fez uma divisão chamada de “Temas” dentro de páginas de políticos. Antes de outubro, o Facebook promete lançar um produto chamado de “Town Hall”, que faz o meio de campo entre eleitores e políticos, também lançará um atalho para autoridades eleitorais e, por fim, fará um lembrete na linha do tempo para lembrar o dia e os endereços de votação.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo - Vaz Lobo

Humor verdadeiro, desculpe não inserir legenda.

Jose Aldo

O que é "pós mestrado"? Outro tipo de fake news?

Arthur Soares

Segui um caminho mais fácil: parei de usar FB há uns 2 anos atrás. Fake News? Nem sei o que é mais. Se quero saber de alguma coisa vou direto na fonte.

Ricardo - Vaz Lobo

Estou calmo, obrigado.

Mendonza

Esses dias topei um babaca fake da direita no instagram e a conversa deles é sempre a mesma: "bibibi as fontes são de comunistas bibibi vc não tem argumentos reais bibibi é perseguição contra a direita. bibibibibib"
O fato é que esse povo foi tão manipulado por teoria da conspiração e por um astrólogo aí, que a geléia no cérebro só sabe usar frase pronta pra fugir de debate.

Mendonza

Calma jovem, o Facebook é um capitalista de verdade, vc não. E gente de esquerda tbm gosta de gastar sola no shopping, e não é isso o símbolo master mega blaster do capitalismo. O holerite zoado do trabalhador que é.

Mendonza

Realmente não temos. Por isso a laia do mbl tá indo pro ralo. Boa sorte no limbo, mestre.

Ricardo - Vaz Lobo

Do mesmo jeito que antes, só que falando a verdade, como todos os outros candidatos irão fazer.

Ricardo - Vaz Lobo

"Brasilero" tem pós mestrado em política, ciência da computação, filosofia, futebol e culinária. Só depende da ocasião e da dose alcoólica.

Ricardo - Vaz Lobo

E, a pouco, deu na Reuters que o FB derrubou um monte de coisa do MBL. Começou a faxina e que seja ampla, geral e irrestrita.
Antes que venham encher o saco, adoro o capitalismo, o liberalismo econômico e de passear no shopping.

William Alves da Silva

Você não sabe a diferença entre Bolivarianismo e Comunismo, a China é politicamente Comunista seu retardado, vai dizer que a China esta acabada por causa do Comunismo? Porto Rico um país fake americano esta tão ruim quanto a Venezuela, larga de ser burro e vai estudar e ver que ideologia por si só não é o problema, liberalismo nunca foi o salvador da pátria em nenhum lugar do planeta..

William Alves da Silva

faz o seguinte enfia o dedo no * e rasga, se os caras citam as fontes e você prefere acreditar na mentira que foi contada é problema seu, agora vir usar de desculpa de que as fontes são doutrinadas ideologicamente pqp, pior que isso só o Bolsonaro citando um animal nativo da Austrália que fica na Oceania como sendo da Asia..

Boleto

Campeão, acho que vc errou a aba, o G1 ou o 4chan não são aqui. Um forte abraço fera

Uriel Dos Santos Souza

Você não tem vergonha de por o mesmo nome de um gênio da ciência como nick! (ou nome de usuário, ou seja o que for )
Uma pessoa que passou a vida pesquisando de verdade e não falando merdas por todo lado sem antes ter muita pesquisa

Mendonza

Mais outro imbecil que nem se deu ao trabalho de ir no wikipedia saber o que significa comunismo.

Exibir mais comentários