Samsung QDrive é uma lava e seca conectada que promete reduzir tempo de lavagem pela metade

QDrive WD6800 é compatível com ecossistema de internet das coisas da Samsung e tem tambor duplo para lavar mais rápido

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (25) a QDrive (WD6800), uma máquina lava e seca conectada que promete lavar roupas na metade do tempo. Ela é equipada com um tambor de componente duplo para remover as sujeiras de forma mais rápida, além de ser compatível com a plataforma SmartThings, que integra eletrônicos, eletrodomésticos e outros dispositivos inteligentes.

A principal novidade da WD6800 é o QuickDrive, nome que a Samsung deu para uma tecnologia composta por dois motores para reduzir o tempo gasto no ciclo de lavagem. Basicamente, há um grande tambor principal e uma placa traseira que se move de forma independente para limpar as roupas. A Samsung diz que o consumo de energia é reduzido em 20%, sem comprometer a limpeza.

A máquina pode ser controlada pelo smartphone, tablet ou até uma TV compatível, como os modelos QLED de 2018, anunciados em maio. No celular, é possível iniciar a lavagem por meio da Bixby (apenas em inglês), bem como gerenciar a duração do ciclo. A Samsung vem batendo na tecla da internet das coisas (IoT) desde o ano passado, quando lançou o ar-condicionado Wind Free, também compatível com o SmartThings.

Outras tecnologias que normalmente são encontradas nas lava e seca da Samsung também estão presentes na QDrive: o AddWash, que permite pausar a lavagem e adicionar mais roupas na máquina, sem reiniciar o ciclo; o EcoBubble, que emite bolhas de ar para aumentar a penetração do detergente nas tramas do tecido, mesmo com água fria; e o Air Wash, sistema de lavagem a seco que higieniza roupas com ar quente.

E, como esperado, a QDrive (WD6800) é bem cara: ela estará disponível na loja online da Samsung e no varejo a partir de agosto, na versão de 10,2 kg (6 kg de capacidade de secagem), com preço sugerido de R$ 5.699. A garantia para o motor é de 10 anos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados