A partir de hoje (26), os usuários do Windows Insider poderão utilizar uma nova forma de atualizar a versão do sistema operacional. No lugar de simplesmente ficar oferecendo lembretes de que o update precisa ser instalado, o Windows 10 utilizará inteligência artificial para entender quando é melhor iniciar o processo de update.

O Windows Insider é um programa de testes de versões ainda em beta do Windows, sempre recebendo as novidades em primeira mão, para levantar as falhas encontradas e, somente depois desta avaliação, liberar a nova versão para todo mundo que utiliza o sistema operacional da Microsoft.

A partir dos updates enviados hoje, Redstone 5 e 19H1, a Microsoft entregará para mais usuários um teste que já fazia internamente com seus desenvolvedores e funcionários. Até então, qualquer atualização que necessita reiniciar a máquina ficava com um lembrete apenas com opções de lembrar mais tarde ou de instalar agora.

Nós bem sabemos que toda atualização de Windows é importante e que a segurança do computador agradece, mas em alguns momentos você está em uma reunião e não pode parar, esperar atualizar (o que, quase que sempre, não é rápido) e somente depois voltar ao que estava fazendo.

Com o novo recurso, o Windows utilizará o aprendizado de máquina para entender qual que é seu horário menos produtivo, ou menos ocupado, para propor que é a melhor hora de instalar o update. De acordo com Dona Sarkar, responsável pelo programa Windows Insider, os resultados internos foram promissores e a proposta de instalação da atualização ficou mais adaptativa e proativa – realmente entendendo a diferença entre uma pausa para tomar o café, de uma pausa para almoçar, por exemplo.

Seguindo o cenário do almoço, o computador fica ocioso por mais tempo e é o necessário para aplicar as atualizações. O que não acontece quando a pausa é de poucos minutos, apenas para o café ou uma água.

Ainda não há data prevista para a novidade chegar para todos os usuários do Windows 10, mas se já chegou no programa de testes, certamente chegará em breve para todo mundo – e vai salvar minha jogatina de Heroes of the Storm, quando a notificação da atualização ficar logo acima do minimapa e eu morro por isso.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados