Como usar o Google Takeout para recuperar fotos, vídeos e dados de sua conta

Usuários conseguem recuperar fotos, vídeos e outras informações vinculadas à Conta do Google; é possível exportar dados via e-mail ou para serviços de armazenamento em nuvem

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Ilustração do Google Takeout mostra vários ícones dos serviços do Google em uma caixa
O Google Takeout reúne os dados diversos serviços do Google (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google Takeout é um serviço que permite aos usuários fazer o download de uma cópia dos seus dados armazenados em vários produtos do Google. Isso inclui dados de serviços como Gmail, Google Drive, Agenda, Fotos, YouTube, entre outros.

A ferramenta é útil para pessoas que desejam fazer backup de suas informações ou migrar para outros aplicativos, garantindo que não percam nada ao mudar de plataforma.

Para usar Google Takeout é necessário acessar o site no celular ou PC, fazer o login e selecionar o que deseja exportar. Além disso, também é possível escolher se deseja receber o backup via e-mail ou enviá-los para uma conta do Google Drive, por exemplo.

A seguir, entenda mais detalhes de como usar o serviço do Google para recuperar fotos, vídeos e outros dados pessoais:

1. Acesse o Google Takeout

Abra o navegador do seu celular ou PC e acesse takeout.google.com. Se necessário, faça login na sua conta do Google.

Captura de tela do site Google Takeout

2. Selecione os serviços do Google para realizar o backup no Google Takeout

Após o login na sua conta, o Google Takeout apresenta uma lista de dados armazenados pelos serviços da plataforma. Por exemplo, Agenda, Chrome, Contatos, Drive, Gmail, Fit e Fotos.

Toque em “Desmarcar tudo” e, depois, marque a caixa dos serviços que você pretende realizar o backup. Para esse guia, o Tecnoblog usou o Google Fotos como exemplo. Você também pode deixar todos selecionados, se desejar fazer o download de tudo que pertence à sua Conta Google

Capturas de tela do site Google Takeout mostram como selecionar os dados para exportação

3. Escolha os álbuns e pastas do serviço do Google para o backup via Google Takeout

Os serviços Google Agenda, Drive, E-mail, Fit, Fotos, Maps, Pay, Play Livros, YouTube e YouTube Music têm opções de selecionar quais pastas/conteúdos você deseja criar uma cópia.

Toque na opção “Todos os dados incluídos” e, na nova janela, selecione os álbuns separados por ano que você gostaria de fazer o backup. Depois, toque em “OK”.

Capturas de tela do site Google Takeout mostram como selecionar as pastas e álbuns para exportação

4. Toque em “Próxima Etapa” para iniciar o backup do Google Takeout

Após selecionar os conteúdos, desça a página até encontrar o botão azul “Próxima etapa” e toque nele para avançar no processo para gerar um backup dos dados do Google Takeout.

Captura de tela do site Google Takeout mostra como avançar no processo de exportar dados

5. Escolha como transferir o backup de dados do Google Takeout

Na opção “Transferir para:” escolha um dos métodos de envio dos arquivos do Google Takeout:

  • Enviar link de download por e-mail: cria um link especial para baixar o backup que será enviado por e-mail;
  • Adicionar ao Google Drive: exporta os dados para uma pasta do Google Drive;
  • Adicionar ao Dropbox: exporta os conteúdos para uma pasta do serviço Dropbox;
  • Adicionar ao Microsoft OneDrive: exporta o backup selecionado para o serviço OneDrive da Microsoft;
  • Adicionar ao Box: exporta os dados para o serviço Box.
Captura de tela do site Google Takeout mostra como selecionar o destino do backup

6. Selecione a frequência de exportação do Google Takeout

Escolha fazer uma única exportação dos arquivos recuperados pelo Google Takeout ou realizar uma exportação programada a cada dois meses durante o período de um ano.

Captura de tela do site Google Takeout mostra como selecionar a frequência do backup

7. Defina o tipo e tamanho do arquivo do Google Takeout

Escolha exportar o backup de fotos, vídeos e dados salvos no Google Takeout no formato de arquivo “.zip” ou “.tgz”. Em seguida, selecione o tamanho do arquivo de 1 GB até 10 GB.

Captura de tela do site Google Takeout mostra como selecionar o tipo de arquivo e o tamanho do backup

8. Toque em “Criar exportação”

Após configurar a exportação do backup do Google Takeout, toque no botão azul “Criar exportação”. Então, você receberá um e-mail do Google com as informações de como e onde acessar o arquivo gerado.

Dependendo da quantidade de arquivos, a exportação pode demorar de minutos até dias. Esses detalhes podem ser checados na área “Progresso da exportação”, no final da página do Google Takeout.

Capturas de tela do site Google Takeout mostram como criar uma exportação

Posso usar o Google Takeout para recuperar fotos apagadas?

Não é possível usar o Google Takeout para recuperar fotos apagadas do seu celular que não foram sincronizadas com o Google Fotos. A plataforma apenas consegue recuperar fotos e vídeos que estão nas pastas na nuvem e arquivos movidos para a lixeira nos últimos 60 dias.

Por esse motivo, é recomendado fazer backup no celular com regularidade. Isso evita perder arquivos importantes que poderiam estar salvos na nuvem.

Dá para recuperar fotos do Orkut pelo Google Takeout?

O Google Takeout não pode recuperar as fotos do Orkut. O Google anunciou o encerramento da rede social em setembro de 2014 e, desde então, os dados dos usuários da plataforma foram excluídos definitivamente.

É possível baixar dados de uma conta escolar ou de trabalho pelo Google Takeout?

De acordo com o Google, só é possível baixar os dados de uma conta do Google Workspace se o administrador permitir o download nas configurações. Esse bloqueio é importante para evitar o vazamento de informações confidenciais de empresas e de redes de ensino, por exemplo, evitando que funcionários baixem e compartilhem dados sigilosos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Takeout na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados