Início » Ciência » Como ver a Lua de Sangue, o eclipse lunar que ocorre nesta sexta-feira

Como ver a Lua de Sangue, o eclipse lunar que ocorre nesta sexta-feira

As regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil poderão ver o eclipse em sua fase total

Victor Hugo Silva Por
TB Responde

Nesta sexta-feira (27), o eclipse lunar total mais longo do século poderá ser acompanhado por boa parte do planeta, incluindo o Brasil. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno ocorrerá durante uma hora e 43 minutos em seu pico, mais especificamente entre 16h30 e 18h13, no horário de Brasília.

O Brasil, no entanto, não acompanhará o evento por todo esse período, já que por aqui o nascer da Lua ocorrerá um pouco depois. A primeira capital a ver o satélite natural da Terra é Recife, onde o eclipse total poderá ser visto a partir das 17h15.

No Rio de Janeiro, o fenômeno poderá ser visto por 47 minutos, já que a Lua nascerá às 17h26. Em São Paulo, o evento será acompanhado por 34 minutos, a partir das 17h39. Para saber o horário do nascer da Lua em sua cidade, use o Moonrise and Moonset Calculator.

Segundo o Observatório Nacional, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste verão o fenômeno por mais tempo, já que a Lua ainda estará na região mais escura da sombra, também conhecida como umbra.

Em cidades do como Belém, onde a Lua nascerá às 18h21, será possível observar o eclipse em sua fase parcial, que durará até 19h19. A parte oeste do Brasil verá somente a fase penumbral, quando a Lua passa a receber alguma luz do Sol. Esta fase é mais sutil e ocorre até as 20h29.

É possível assistir todas as fases do eclipse por meio da transmissão da NASA no vídeo acima. Todo o evento terá duração de seis horas e 13 minutos.

Por que Lua de Sangue?

O nome do fenômeno se refere ao tom avermelhado que a Lua ganhará quando a Terra se posicionará em frente ao Sol. Com isso, o satélite natural não receberá nenhuma luz direta. A única luminosidade será desviada para a Lua por conta da atmosfera terrestre.

De acordo com o Observatório Nacional, algumas faixas de frequência da luz são filtradas e criam um aspecto alaranjado, assim como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que costumam ocorrer antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.

De acordo com a pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, o eclipse deste ano terá maior duração porque a Lua vai passar no centro da sombra da Terra. "Esse tempo pode ser inversamente bem pequeno como, por exemplo, o eclipse que aconteceu em abril de 2015, cuja fase total teve duração de 5 minutos", afirma.

Marte visível durante o eclipse

Segundo Josina, durante a Lua de Sangue será possível ver Marte próximo à Lua. O planeta vermelho está no ponto mais próximo da Terra desde 2003 e poderá ser visto logo no início da noite.

Outros planetas também estarão visíveis a olho nu nesta sexta-feira e nos próximos dias: "Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste", diz a pesquisadora.

Quando será o próximo eclipse lunar?

O próximo eclipse total da Lua ocorrerá entre 20 e 21 de janeiro de 2019. Na ocasião, o Brasil inteiro verá o fenômeno do início ao fim.

Com informações: Observatório Nacional, BBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

X-Tudãoᴳᴼᵀ
Aqui já era.
Eduardo Braga
Odeio quando isso acontece. Ainda bem que aqui tá tudo certo.
johndoe1981
Vai ter cobertura ao vivo do Tecnoblog? Pior que aqui está meio nublado, aí dificulta.
Marcos Soares Santos
sou impressor e aqui na sala n tem nenhuma janela pra espiar o eclipse. vo ter que sair correndo às 18h, justo hoje que o tempo em SP deu uma trégua de tanta núvem
Caleb Enyawbruce
Caraca, eu preciso arrumar um lugar pra ver isso
Gertrudes, a Lhama
Ver da janela de um prédio com o ângulo de visão prejudicado não é a mesma coisa. :(
X-Tudãoᴳᴼᵀ
No teu trabalho deve ter alguma janela.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Aqui está meio nublado, mas o sol está ameaçando aparecer então tenho fe.
Gertrudes, a Lhama
The blood moon rises once again. Please be careful, Link.Hoje o mundo reseta e todos os monstros voltam à vida.
Gertrudes, a Lhama
Foda é estar preso no trabalho nesse horário :(O clima até ajudou, finalmente saiu Sol depois de 10 dias de neblina.