4 aplicativos para ver a posição da Lua, das estrelas e dos planetas no céu

André Fogaça
Por
• Atualizado há 9 meses

Hoje (27) é o dia do mais longo eclipse lunar total do século, que poderá ser visto por todos que moram no Brasil. Aproveitando a conversa sobre corpos celestes, resolvemos listar os quatro melhores aplicativos para saber exatamente a posição da Lua, das estrelas, constelações e dos planetas a partir de um smartphone Android ou iOS.

Sky Map (Android, gratuito)

O primeiro aplicativo da lista é conhecido dos usuários do Google, já que fez parte do gigante das buscas até ser abandonado e depois renascido por um grupo de desenvolvedores. O app é uma espécie de planetário de realidade aumentada, que segue a orientação e localização do dispositivo para mostrar o que está logo atrás dele.

O programa permite buscar por planetas, estrelas e outros corpos, assim como filtrar o que é visto na tela. Por fim, há um modo noturno que coloca o brilho da tela quase que no mínimo e deixa todos os textos e informações em vermelho escuro, o que ajuda no acompanhamento do céu.

  • O Sky Map é gratuito, está disponível apenas para Android e pode ser baixado clicando aqui.

SkyView Free (Android e iOS, gratuito)

O segundo aplicativo da lista pega carona no Sky Map e melhora alguns pontos (muitos). Ele também utiliza os sensores do smartphone ou tablet para saber a orientação e a posição no mundo, mas deixa a câmera ligada para tornar a experiência de uso realmente “realidade aumentada”.

No app, você pode identificar galáxias, estrelas, constelações (com os desenhos do que representam), planetas e até mesmo satélites como o Hubble e a Estação Espacial Internacional. Além dos satélites artificiais, no SkyView é possível ver a trajetória de qualquer objeto que é visível na tela do celular.

O app é gratuito e neste modo é possível fazer tudo que está listado, mas existe uma versão paga que remove anúncios, permite a busca de mais satélites, exibe mais nebulosas, galáxias e exibe todas as 88 constelações visíveis.

Star Walk 2 (Android e iOS, gratuito)

Este é o primeiro aplicativo da lista completamente traduzido para o português do Brasil – sem ecrã no lugar de tela ou ficheiro para arquivo. Segue o visual mais elaborado do SkyView e também mostra detalhes de planetas, satélites, constelações, cometas e a nossa querida Lua.
O bacana deste app é que se você fizer o movimento de pinça para dar zoom na tela, uma versão tridimensional do objeto é exibida com informações extras sobre detalhes, como o núcleo de um planeta ou locais onde sondas enviadas pousaram.

A versão gratuita do aplicativo permite o básico da exploração espacial, como encontrar planetas, constelações e satélites, mas para dados adicionais, mais corpos do universo e eliminar propagandas, há uma versão paga do app.

O Star Walk 2 pode ser baixado clicando aqui para Android e aqui para iOS.
A versão paga pode ser comprada clicando aqui para Android e aqui para iOS.

Sky Guide (iOS, pago)

Se existiu um exclusivo para Android, aqui está o exclusivo de iOS e meu predileto para a plataforma móvel da Apple: o Sky Guide. Assim como o anterior, este aplicativo está traduzido para o português do Brasil e também funciona abrindo a câmera do iPhone, iPad ou iPod Touch para identificar e dar informações sobre estrelas, satélites, galáxias, constelações, planetas, a Lua e muito mais.

Ao todo são 2,5 milhões de estrelas catalogadas e o aplicativo até diz quando será a próxima chuva de meteoros que ocorrerá na sua localização exata. É possível alterar a data para ter a posição de cada astro do céu e até configurar para que uma notificação seja enviada para o Apple Watch, quando um evento astronômico estiver prestes a acontecer.

  • O Sky Guide custa R$ 9,90 no momento da publicação deste artigo, está disponível apenas para iOS e pode ser comprado clicando aqui.

Receba mais sobre LUA na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados