Início » Carro » O Uber e outros aplicativos podem estar piorando o trânsito nas cidades

O Uber e outros aplicativos podem estar piorando o trânsito nas cidades

Um estudo aponta que os serviços como Uber e Lyft aumentam o congestionamento em grandes cidades dos EUA

Victor Hugo Silva Por

Por permitirem que muitas pessoas deixem seus carros na garagem, os serviços como Uber costumam ser apontados como soluções para o trânsito em grandes cidades. No entanto, eles podem estar causando justamente o contrário.

É o que aponta uma pesquisa feita pelo analista de transporte Bruce Schaller. Segundo ele, Uber e Lyft ajudam a piorar o congestionamento de grandes cidades porque não conseguem fazer as pessoas trocarem seus carros pelo novo modelo.

O levantamento indica que o veículo pessoal é substituído em apenas 20% das corridas. O táxi perde a vez em 20% das situações. A maior parte das viagens, 60%, seria realizada com o transporte público, com uma bicicleta, a pé ou nem chegariam a ser feitas.

Para a maioria das pessoas que usam seus próprios carros, os aplicativos de transporte são alternativas somente quando vão a locais difíceis para estacionar ou quando pretendem beber.

Com isso, Uber e Lyft adicionam anualmente cerca de nove bilhões de quilômetros percorridos com carros em nove das maiores cidades dos Estados Unidos: Boston, Chicago, Los Angeles, Miami, Nova York, Filadélfia, São Francisco, Seattle e Washington, DC.

Em boa parte dessa distância, os carros circulam vazios – quando o motorista não tem corridas ou está se dirigindo ao local do passageiro. Para iniciar uma viagem de pouco mais de nove quilômetros, os veículos de Uber e Lyft percorrem quase cinco quilômetros.

E o uso de carros autônomos pelas empresas só fará a situação piorar, na opinião de Schaller. “A probabilidade é de que o futuro autônomo espelhe a realidade atual: mais automóveis, mais tráfego, menos circulação e menos equidade e sustentabilidade ambiental”, afirma.

O pesquisador acredita que a saída está na promoção de políticas públicas e de regulações. Segundo ele, os governantes devem se concentrar em “limitar os veículos de baixa ocupação, aumentar a ocupação dos aplicativos de transporte e de táxis, mudar a operação de veículos comerciais e garantir serviços de ônibus e trens mais frequentes e confiáveis”.

Com informações: Business Insider.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Botelho

A regulação é usada somente em casos extremos comédia. EUA está regulado.
Tem nada a ver com comunismo seu neurótico.
Então VMS deixar todo mundo colocar barracas no centro da cidade. Quero ver VC não reclamar quando quiser passar pela calçada.

Mendonza

Assistencialismo veio muito depois da miséria. Acho que é vc que não tá entendendo as coisas.

Ricardo Passos

Faça o seguinte, retire os programas assistencialistas e sociais e veja se continuam miseráveis. Esse é o meu ponto, que pelo visto você não entendeu.

(Isso nunca acontecerá, quem está no poder quer permanecer. E educar a população sobre como um país livre é mais benéfico para todos do que criar programas socias dando "direitos/benefícios" vai contra seus princípios)

Mendonza

Mas os países continuam sendo capitalistas colega. Demorou 3 meses pra escrever uma bosta dessa?

Ricardo Passos

Das políticas socialistas adotadas por partidos socialistas. Compare o Brasil aos EUA, por exemplo - compare o modo de governo, seja coerente.

Welber Maba

China Comunista e feito😉

Drax

Não tem pq não precisa, tente ler meu comentário

Welber Maba

Capitalista sem Capital que defende os capitalistas com capital!!Qual que vc é mesmo???

Welber Maba

Viu que limitaram os carros de aplicativo,viu como tinha razão

Welber Maba

Motorista de aplicativo tem alvará??Pede um,te dou 1000 reais

Welber Maba

Fala Débil!!!Teu QI é baixo, né?

GilBMP

Ler. Leu Marx e acha que ele é um gênio né. Leu Gramsci. Eu não preciso saber o que gente da sua laia lê, porque vocês se apegam a teoria e não à prática, à realidade. E acima de tudo, são arrogantes, soberbos, cheios de razão quando no final das contas todos os fatos provam que estão errados. Sem mais.

GilBMP

Eu não vou nem comentar essa resposta. Débil mental.

Drax

A Lei nº 13.640/2018 não exige alvará para uber e similares. Aconselho pelo menos ler a legislação antes de afirmar o que é ou não ilegal (visto que ilegal é o que contraria a lei).

Welber Maba

Capitalista sem Capital defende Capitalista com capital 😂😂😂😂

Exibir mais comentários