Tecnoblog

YouTube com modo escuro finalmente chega ao Android

O modo escuro do YouTube finalmente está chegando ao aplicativo do serviço para Android. Anunciado em março para dispositivos móveis, o recurso foi disponibilizado inicialmente no iOS, mas, no final da semana passada, começou a aparecer para usuários da plataforma mantida pelo Google.

Quando ativado, o modo escuro aplica no fundo do app uma tonalidade cinza bem intensa e deixa as letras em tons claros. Como você deve saber, o objetivo é eliminar o excesso de claridade da interface e, assim, diminuir a fadiga visual, especialmente quando o aplicativo é acessado à noite.

Trata-se de uma tendência. Cada vez mais aplicativos e serviços online ganham um modo escuro. Um exemplo recente vem da Microsoft, que liberou o dark mode para todos os usuários do Outlook.com na semana passada (na versão web do serviço).

Modo escuro do YouTube (Imagem: 9to5Google)

No caso do YouTube, a versão web da plataforma ganhou um modo escuro há pouco mais de um ano. É possível ativá-lo a partir do menu de configurações no canto direito superior (basta clicar na sua foto, se você estiver logado).

Para usuários do iOS, o caminho é parecido: o modo escuro está disponível no menu do canto direito superior. O mesmo vale para o Android. A única diferença aqui é que a funcionalidade está chegando progressivamente à plataforma. Bom, pelo menos é o que aparenta: o Google não confirmou oficialmente se está liberando a novidade para todos os usuários.

Mas tudo indica que é para valer, e não apenas um teste: além de o modo escuro ter sido anunciado há quatro meses (tempo suficiente para os testes), usuários que já receberam o recurso afirmam que uma notificação aparece no app para avisar da disponibilidade, característica que costuma indicar a chegada definitiva de uma funcionalidade.

Se você não está entre eles, é só aguardar.

Com informações: 9to5Google.