YouTube para computador agora se adapta a vídeos na vertical

Novo player do YouTube para desktops é mais dinâmico e se ajusta a vídeos em diferentes formatos, inclusive vertical; recurso já existe nas versões mobile

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube - vídeo vertical

No YouTube, vídeos gravados na vertical são muito comuns. Como não há campanha de conscientização que resolva, é melhor se adaptar a eles: a versão web do serviço ganhou uma atualização que faz o player se ajustar automaticamente à proporção da filmagem em vez de exibir faixas pretas nos espaços não preenchidos.

Essa é uma funcionalidade que já existe nas versões do YouTube para Android e iOS. Em ambas as plataformas, se você visualizar um vídeo gravado na vertical e colocá-lo em tela inteira, ele preencherá todo o visor.

A versão para desktop tem um ajuste mais dinâmico, afinal, os monitores são bem maiores. A ideia é suprimir as faixas pretas para otimizar ao máximo o espaço disponível. Por conta disso, a adaptação automática vale não só para gravações na vertical, mas também para vídeos em formato 4:3 e outras proporções. Vídeos em 16:9, mais comuns, podem ficar maiores no novo player, dependendo do tamanho da tela.

Se você acessar a versão web do YouTube agora e notar que o player não se ajustou automaticamente, não estranhe: o recurso está sendo liberado aos poucos. Talvez seja melhor assim: a novidade têm deixado usuários aborrecidos.

Muitos deles dizem no fórum de ajuda do YouTube que o novo player corta partes das bordas dos vídeos ou redimensiona o tamanho destes ao ponto de diminuir a qualidade da imagem. Isso ocorre porque, além de eliminar as faixas pretas, o YouTube tenta fazer os vídeos ocuparem mais espaço na tela.

YouTube

Antes e depois

O Google não informou quando o player dinâmico estará efetivamente disponível para todos os usuários, mas como tem havido bastante feedback negativo, pode ser que a liberação para todo mundo leve mais algum tempo.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados