Como mandar a sua localização pelo WhatsApp

O WhatsApp tem um recurso chamado "Localização Atual" que permite mandar a sua localização em tempo real pelo mensageiro

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 11 meses
WhatsApp - Localização Atual

O WhatsApp tem um recurso chamado “Localização Atual” que permite mandar a sua localização em tempo real pelo WhatsApp e durante um período específico para  algum dos contatos — em uma conversa individual ou em grupo. Para usar, você vai precisar ativar serviços de localização para o WhatsApp nas Configurações do telefone.

O recurso pode ser útil se você está perdido, se está tentando encontrar alguém com quem está conversando ou combinar um ponto de encontro ou ainda se você quer informar que está em segurança em algum lugar ou rota de carro, por exemplo.

Vale notar que você pode controlar se quer compartilhar sua localização atual e o seu tempo de duração — essa informação não fica disponível para outros usuários se você não quiser. E pode parar de compartilhar a sua localização a qualquer momento. Uma vez que seja interrompida ou expirada, sua localização não será mais compartilhada.

Lembre-se que, se você iniciar o compartilhamento de localização e depois desativá-lo, os participantes da conversa continuarão a ver a sua localização inicial (na cor cinza).

Como mandar sua localização pelo WhatsApp

Autorizar WhatsApp Localização
  1. Abra a conversa (individual ou em grupo);
  2. Toque no ícone de clipe de papel (anexo);
  3. Escolha a opção “Localização”;
  4. Talvez seja necessário autorizar o WhatsApp a acessar sua localização;
  5. Toque em “Localização em tempo real” e escolha o período de tempo que deseja compartilhar sua localização atual: 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. Sua localização deixará de ser compartilhada após o período de tempo selecionado neste passo;
  6. Escolha locais próximos ou pressione o dedo para informar a posição exata;
  7. Toque no ícone enviar “seta verde para a direita”.
Encerrar localização WhatsApp

Para parar de compartilhar sua localização no WhatsApp, abra a conversa e toque em “Encerrar”. Para parar de compartilhar sua localização atual em todas as conversas, abra o WhatsApp e toque no menu de três pontos > Configurações > conta > privacidade. Em Localização, toque em Compartilhando em [total de conversas] e toque em parar.

De acordo com o WhatsApp, o compartilhamento de localização também é um recurso criptografado de ponta a ponta, o que significa que ninguém pode interceptar o envio da sua localização no mensageiro (e que não vai vazar para terceiros fora da conversa).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados