Tecnoblog

Gmail para Android prepara função para agendar envio de e-mails

Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Usuários de Android já estão se preparando para um novo visual de três produtos do Google: o Gmail, Fotos e Drive. O cliente de e-mail tem mais recursos escondidos e um deles é a possibilidade de agendar o envio de uma mensagem para o destinatário.

De acordo com o site Android Police, existe uma menção chamada “schedule send”, ou agendar envio, dentro do código do app e que aparecerá no menu da tela de composição de e-mail. Certamente a ferramenta funcionará como o próprio nome sugere: marcar dia e hora para que a mensagem seja enviada para alguém – ainda é impossível saber se a mensagem ficará esperando dentro do servidor e só depois do horário seguirá seu caminho, ou se o envio será feito direto do smartphone.

Linha de comando descreve envio agendado de e-mail (imagem: Android Police)

Algumas novidades em aplicativos ou serviços aparecem escondidas para que uma liberação automática aconteça nos servidores e, pronto, todo mundo tem e não depende de um update novo para o recurso funcionar. Parece o caso do Gmail, mas a questão é que não há alerta para que esta função apareça em breve – o que deve acontecer, segundo o instituto Fogaça de chutes, em pouco tempo e junto da chegada do agendamento para a versão web.

A versão do app do Gmail que tem este código é a 8.7.15, que não é a que está disponível na Play Store no momento da publicação deste artigo. Se você quer exatamente a versão comentada, é possível baixar através deste link para o APK Mirror.

Vale lembrar que a instalação de qualquer app fora da Play Store não é recomendável, por abrir sérios riscos para o aparelho Android. Além disso, não há opção de agendamento no app instalado, o que deixa claro que a novidade deve ainda depender de uma chave virada lá no Google.

Com informações: Android Police.