Tecnologia desenvolvida pela Fox, com base em hardware criado pela NVIDIA e que tem o nome de Merlin Video, utiliza inteligência artificial para prever qual é o público que vai gostar do trailer e, principalmente, quem é que vai assistir o filme depois.

Sala de cinema

O deep learning que criou a inteligência artificial foi baseado em centenas de registros de pessoas que assistiram ao trailer e que depois se interessaram em acompanhar o filme completo, ou não. A IA consegue ligar detalhes como cores, luzes, cenários, rostos e uma série de aspectos do trailer que foram mais assertivos na hora de vender o peixe.

O hardware utilizado foi baseado em servidores do Google Cloud, funcionando com GPUs Tesla P100 da NVIDIA. A técnica de tornar o trailer mais atraente possível não é nada nova, mas ter tanta informação catalogada em um banco de dados que é acessado pela inteligência artificial pode tornar até mesmo a prévia do filme mais interessante, propondo cenas diferentes durante a produção do material de marketing do estúdio.

Colocando em um mundo de verdade, com a informação coletada é possível até mesmo focar um trailer em uma audiência específica, como adicionar mais explosões para quem curte cenas de ação, ou então mais interação entre personagens para os amantes de romance – exatamente como já acontece com a publicidade em redes sociais.

Claro que há outros aspectos envolvidos no interesse do público com o filme, como roteiro e o elenco envolvido, mas é certo que os trailers ficarão ainda mais empolgantes com o uso de inteligência artificial.

Com informações: Engadget e NVIDIA.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .

bora fazer careta pra quando tocar esse barulho, daí a IA vê que a gente num gosta ^^

Uriel Dos Santos Souza

O barulho que mudou o cinema!
Ele ta lá sempre.
Pode ser diferente do original.
Mas se tem um barulho alto é inspirado!

:(

Uriel Dos Santos Souza

Isso vai ser usado para fazer filmes completos!
Já sei que inovação não teremos nunca mais!
:(

Zanac_Compile

A anos não vejo mais trailers.
Eles contam todo o filme, revelam situações, mostram as cenas mais engraçadas, criam uma falsa expectativa que o efeito depois sempre é reverso.

Não sei como usam tanta tecnologia, agora até IA, mas não se dão conta disso.

A muito tempo. Os trailers estragam filmes bons, pela abordagem que usam e o efeito negativo que causa durante/depois de vermos o filme.

Vou longe, o primeiro filme que vi calculado, sem assistir trailer algum, foi GLADIADOR no cinema, lá nos anos 90 ainda. Foi sensacional, o filme foi uma surpresa, épico. Tenho certeza que se tivesse visto os trailers, seria outra história..........

Caleb Enyawbruce

Exato hahaha! Trailers criadores de falso hype

Caleb Enyawbruce

o pior é q eu gosto dessas coisas hahaha

Caleb Enyawbruce

parece q sim, mas como tenho visto poucos trailers, nao sei ao certo

Caleb Enyawbruce

Era o q eu ia dizer: Cada vez mais spoilers nos trailers. Eu ultimamente tenho preferido nem vê-los... (muito menos assistir videos de "explicando o trailer do filme X" porque depois de um desse realmente nao precisa mais ir ver o filme. Pode falar q assistiu.

Danilo

Na prática só irá aumentar a quantidade de cenas dos filmes nos trailers disponíveis por conta das customizações... Hoje já tem trailer que conta o filme um inteiro :/

Danilo

O barulho do Inception diminuiu mais, não?

pedrowillyam

Pode tornar alguns trailers mais empolgantes que os próprios filmes. Se bem que isso já é feito hoje em dia, mesmo sem inteligência artificial.

zoiuduu .

Vão parar de usar "fade to black" junto daquele barulho do inception? "buóóóoóóóómmmmm"