Um grupo hacker da China encontrou um meio inusitado de passar pela crescente segurança online que cerca o governo dos Estados Unidos: CDs. De acordo com o Multi-State Information Sharing and Analysis Center, que trabalha com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, CDs estão chegando do país asiático recheados de malwares.

Pode parecer pouco inteligente enviar vírus dentro de uma unidade de armazenamento em desuso, mas ainda existem setores do governo americano que utilizam os CDs como meio de transporte de dados entre computadores mais antigos. Além disso, como a segurança para a internet é forte, receber um objeto físico pode levantar um alerta menor e passar desapercebido por alguns.

O conteúdo dos discos, além de malwares, entrega documentos do Word infectados e uma série de letras sem sentido. Além do óbvio, o que chamou atenção dos servidores que trabalham onde os CDs foram recebidos é a falta de qualquer tipo de caixinha para guardar a mídia – eles chegaram dentro dos envelopes, sem proteção extra.

Ainda não há indício de origem do “ataque”, mas já existe um histórico de ataques chineses com o objetivo de obter acesso aos documentos e não de roubar dados de fato, ou então lucrar com isso. Trocando em miúdos, seria algo mais focado em entender como que instituições do governo dos Estados Unidos funcionam, para talvez planejar um ataque futuro – principalmente instituições com servidores mais antigos e que podem estar offline.

Com informações: Engadget e Krebs on Security.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados