Início » Celular » Beta do iOS 12 sugere suporte a dois chips no próximo iPhone

Beta do iOS 12 sugere suporte a dois chips no próximo iPhone

Suporte a dois SIM cards deve estar disponível em unidades da próxima geração do iPhone para determinados países, se os rumores estiverem certos

Emerson Alecrim Por

Será que as próximas gerações do iPhone serão dual SIM? Liberada recentemente, a quinta versão beta do iOS 12 sugere que serão, pelo menos no nível de software: pistas sobre o suporte a dois chips surgiram em uma ferramenta de relatórios de diagnóstico do sistema operacional.

Foto por William Hook/Flickr

O uso de dois números telefônicos no mesmo smartphone ainda é uma prática muito comum em algumas regiões da África e América do Sul, com o Brasil aparecendo como um exemplo notável. Em países desenvolvidos, o interesse por dois chips é consideravelmente menor, embora muita gente nessas regiões recorra ao dual SIM para ampliar a cobertura móvel ou ter mais conectividade em viagens internacionais.

Esse é um dos fatores que têm feito a procura por smartphones chineses aumentar nos últimos anos. Faz sentido, portanto, que a Apple reaja a esse cenário adicionando suporte a dois SIM cards no iPhone, pelo menos em unidades destinadas a determinadas regiões.

iOS 12 - referências a dual-SIM

A Apple não comenta o assunto, mas o 9to5Mac encontrou termos como “secondSimStatus” e “secondSimTrayStatus” na mencionada ferramenta de relatórios do iOS 12. As referências sugerem que o iPhone poderá ter suporte a dois SIM cards, e não apenas a um chip físico e um SIM virtual, como tem sido falado ultimamente.

Sugerem, não afirmam. Mas, se os rumores estiverem certos, o suporte a dois chips vai existir em um suposto iPhone X Plus, que pode incluir tela OLED de 6,5 polegadas. A Apple deve anunciar novidades para a linha em setembro. Enquanto isso, faça as suas apostas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego F. Duarte

Nada, 2008 mesmo lol

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não acho que "já foi tarde", de eu não uso 2 sims no Brasil, mas qdo viajo seria bom ter mais de um, visto que a Vivo matou o TU GO e o pacote Claro Americas é só pra pós-pago, viajo e tenho que optar entre receber ligação ou ter uma internet com custo e velocidade decente usando chip de fora.

Marcus Araújo

Eu arriscaria o palpite de que esse iPhone dual chip, se for mesmo lançado, será para alguns mercados devido a cultura/necessidade desses locais (China, Brasil, acho que a Índia também está nessa), e ainda assim vejo como modelos para serem vendidos diretamente pela Apple, sem o subsídio das operadoras nos planos pós. Pelo menos nos EUA vejo que a parceira com as operadoras é muito forte para permitir que uma operadora faça venda de um modelo dual chip subsidiado com a ameaça de o usuário usar também o serviço da concorrência, até mesmo porque os aparelhos vendidos pelas operadoras por lá costumam ser bloqueados para o uso de outros chips.

No mais, não deixa de ser curioso que algo que antes era visto como "coisa de pobre e de país subdesenvolvido" seja enfim revisto pela Apple, que costuma pensar seus produtos basicamente só para os EUA/Europa/China. Aliás, não me surpreenderia se alegarem que essa decisão se deu principalmente por causa dessa última.

Diego F. Duarte

Ja passei por isso... Viajei pela empresa, e usei um chip do pais de destino + a TIM em roaming internacional. Cara, quebrava um galho do caramba...

Diego F. Duarte

Basicamente

Diego F. Duarte

Provavelmente naufragou, dado q era so a Apple a Samsung q tavam tocando isso (com a Samsung fazendo porcamente). E já foi tarde!

Diego F. Duarte

Estevão Tarefas se revira e grita no tumulo de raiva...

Boa noticia disso e q provavelmente o eSIM naufragou

Caipiroto, o capeta caipira 😈

Então, mas não era exatamente isso que era o CDMA?

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

mas tem DOIS trays no código... acho que não escrevi de forma clara na primeira vez, desculpe

Ecliptor

O e-SIM é basicamente um SIM card "virgem" que já vem acoplado a placa do aparelho. Vantagens: Economia de espaço no aparelho. Menos gente gritando "CHIP DA TIM, CLARO E DA OI" nas estações de trem, etc.

Ecliptor

Eu também acredito que seja um SIM card normal, e um e-SIM.
Já temos o e-SIM funcionando na rede da Claro, no Brasil. O Apple Watch já usa essa tecnologia. Dizem que as operadoras estão resistentes ao e-SIM. Seria uma forma da Apple fazer uma transição menos "traumática".

Veritas

Para fazer uma transição do físico para o virtual.
Provavelmente este primeiro modelo vira com as duas soluções para que o pessoal se acostume com o e-sim

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

10/10

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

não sei como funcionavam, sei que poderá ter mais de um número... pra mim isso deveria ser uma coisa básica de software... agora do jeito que falam parece que é uma revolução e tem que refazer a porra toda

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Então por quê precisa de um tray?

Exibir mais comentários