Como usar o Watch Party e assistir aos vídeos em grupo no Facebook

O Facebook lançou o Watch Party, que utiliza somente vídeos do Facebook Watch e outras mídias publicadas na plataforma

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 10 meses
Watch Paty Facebook

Muito semelhante ao Netflix Party — uma extensão do Chrome para assistir à Netflix remotamente com amigos, que sincroniza a reprodução de vídeo com bate-papo em grupo — o Facebook lançou o Watch Party, que utiliza somente vídeos do Facebook Watch (serviço de vídeos on demand) e outras mídias publicadas na plataforma.

Na versão do Facebook para assistir aos vídeos em real time com amigos, é possível fazer isso em grupos e, no futuro, em páginas, usando o computador ou celular.

Erin Connolly, engenheira de produto do Facebook, disse que o Watch Party é uma nova forma para as pessoas assistirem juntas vídeos, ao vivo ou gravados. Uma vez que a Watch Party é iniciada, os participantes do grupo podem ver os vídeos interagindo (com comentários, curtidas e reações) uns com os outros e ao mesmo tempo no bate-papo.

Não é preciso ser o administrador para criar uma Watch Party mas a permissão de criar novos posts segue a privacidade escolhida pelo criador/dono do grupo no Facebook.

“Estamos testando a possibilidade de as pessoas criarem Watch Parties com amigos fora dos grupos e também exploraremos o recurso para páginas no futuro”, explicou.

Watch Parties podem ser criadas em grupos grandes ou pequenos, com horas de duração e vários vídeos na playlist, com diferentes membros entrando e saindo.

Como criar uma Watch Party no Facebook

Criar uma Watch Party
  1. No feed de notícias, clique em grupos e selecione um grupo;
  2. Clique em “Watch Party” na parte superior do grupo;
  3. Clique em “Adicionar vídeo” e pesquise um vídeo ou clique em uma categoria (assistidos, grupo, ao vivo, salvos ou sugeridos), o que torna mais fácil encontrar;
  4. Clique em “Adicionar à fila” ao lado dos vídeos que deseja adicionar à Watch Party;
  5. Clique em “Concluir”.
Adicionar Video Watch Party

Assim como nos outros tipos de posts, é possível optar por adicionar uma descrição à Watch Party e, depois, clicar em “Publicar”. Você verá a seguinte mensagem “Sua watch party já vai começar” com fundo escuro e um saco de pipoca, como no cinema.

Como adicionar amigos a uma Watch Party no Facebook

Assistir Watch Party

Para adicionar amigos à Watch Party, digite o nome deles e clique em “Convidar” ao lado da foto do perfil deles e, em seguida, clique em “Concluir”. Todos os amigos que você convidar receberão uma notificação de que foram convidados para participar de sua watch party. Quando um amigo aceitar, você verá a foto do perfil dele no canto da tela.

Quando a Watch Party começar, será possível:

  • Adicionar vídeos extras à fila (playlist);
  • Convidar para adicionar mais amigos ao grupo;
  • Clicar em Escreva algo… para conversar com seus amigos;
  • Clicar para adicionar emojis, GIFs, fotos ou vídeos aos comentários;
  • Para concluir, clique em “Encerrar watch party” e criar um post permanente.

Depois que o grupo terminar uma Watch Party, uma recapitulação será salva em seu grupo como uma publicação normal que mostrará todos os vídeos assistidos no formato carrossel.  Observação: ainda não é possível agendar Watch Party no Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Social viewing na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados