Início » Celular » Google cria regras para uso de notch em smartphones Android

Google cria regras para uso de notch em smartphones Android

O smartphone não deve ter mais de dois notches, por exemplo; intenção do Google é evitar que a experiência do usuário seja prejudicada

Emerson Alecrim Por

O notch veio para ficar ou é moda passageira? Na dúvida, o Google tratou de criar algumas diretrizes para o uso do famigerado entalhe em smartphones que rodarão o Android P. O intuito é evitar que a experiência do usuário seja prejudicada. Mas há alguns detalhes curiosos. Por exemplo: o aparelho não deverá ter mais de dois notches.

oneplus notch

As regras foram divulgadas no blog do Android para desenvolvedores. O Google dá a entender que, se elas forem seguidas, não haverá incompatibilidade ou falhas de usabilidade em aplicativos rodando em aparelhos com notch na tela, basta que desenvolvedores e fabricantes respeitem as condições.

Nenhum fabricante parece ter pensado nisto, mas uma das diretrizes diz que não pode haver notch na borda esquerda ou direita da tela, somente na parte superior ou inferior. Cada borda, porém, só poderá ter um notch.

Neste ponto, a gente chega no requisito da quantidade geral: dois notches no aparelho, tudo bem (um no topo, outro embaixo); três notches ou mais, nem pensar. É uma regra inusitada, afinal, não há nada indicando que um smartphone com mais de um notch está prestes a ser lançado. Aparentemente, o objetivo aqui é só evitar que algum desenvolvedor encontre brechas para burlar as condições.

Os desenvolvedores estão sendo avisados de que, no Android P, o comportamento padrão dos aplicativos será o de estender a barra de status até a altura do notch quando o smartphone for usado na vertical. A interface do app não poderá ser cortada, portanto.

Na horizontal, quando o aplicativo estiver ocupando toda a tela, os espaços ao lado do entalhe ficarão vagos. Mas, lembrando, esse será o comportamento padrão. O desenvolvedor terá a opção de aproveitar esses espaços (em jogos, por exemplo), desde que o notch não prejudique a experiência de uso. O importante é o aplicativo ser exibido corretamente em telas com ou sem entalhe.

Notch - estender

Como o Android P está em desenvolvimento, o Google ainda não definiu todos os parâmetros para que a experiência do usuário em smartphones com notch seja a melhor possível com a plataforma, o que sugere que um guia mais completo será disponibilizado quando a versão final do sistema operacional estiver próxima de ser liberada.

A companhia ressalta que, atualmente, há 16 smartphones Android com notch, de 11 fabricantes diferentes, e que mais modelos estão a caminho.

Os notches viraram tendência?

Será que os notches vão virar tendência entre os smartphones, ou isso é apenas uma moda passageira? Discutimos esse e outros assuntos neste episódio especial sobre a MWC 2018, incluindo o lançamento do Galaxy S9, o novo design da Sony e os aparelhos bacanas da Nokia. Dá o play!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Gonçalves

E o sarcasmo, onde fica?

Cristina Nascimento

Nada, digo pra vc, se fosse trocar esse ano, pq vc ainda tá com o 3 e falta a banda 28. Se esse Honor tiver, seria bom pra tu. Eu não, tou com um ótimo aparelho, comprei agosto passado, ainda vai dar mto caldo pra mim, este 5 aqui.

Macgyver Freitas

Parece ser um aparelho muito bom, principalmente pela bateria, acho essa q seria a maior diferença em relação ao seu atual. Pelo GSMArena n vi o suporte a B28, como é aparelho novo a informação pode estar faltando, confere no site oficial. N recomendo comprar aparelho sem a banda 28 (700mhz), pois além de dar mais velocidade, essa banda tbm é a q oferece o melhor alcance e qualidade de sinal. No mais, no seu lugar eu aguardaria ao menos um aparelho que já tenha suporte ao 5g, q deve ser 2019 ou 2020

Cristina Nascimento

Huawei tá pra lançar o Honor Note 10. Eu pegaria, até essa nova tendencia de cameras retráteis ficarem estáveis.

Macgyver Freitas

Eu preferiria usar ele, mas acho q pra quem n gosta, é só ocultar q resolve, a única opcao de aparelho top internacional, sem noch é o S9, tem várias pessoas q n gostam mas vão comprar com notch por falta de opção, ou esperar ano q vem. Tem o Vivo e o OPPO, mas ainda se tem dúvidas sobre a durabilidade, velocidade do sensor de digitais, e coisas assim

Macgyver Freitas

Mas por agora meu OP3 ainda tá bom, onde moro já chegou 700mhz, mas só tenho falta de sinal dentro de prédios, fora isso pega bem, na minha cidade natal, onde mora minha família, o sinal da Tim é bem ruim, a banda de 700mhz deve resolver, mas ainda não chegou. Então vou deixar pra trocar quando os 700mhz chegarem tbm na minha cidade natal, assim vai realmente fizer diferença pra mim, e como prefiro comprar algo pra durar, ano q vem chega um tipo novo de Wi-Fi, 802.11ax, 6 anos após o anterior, e a segurança tbm vai ser nova, WPA3, 15 anos pós a anterior, são coisas q levam muito tempo pra mudar, prefiro esperar pra pegar o mais novo. O 5g tbm chega ano q bem nos aparelhos, msm q no Brasil leve mais tempo, já é bom ter um aparelho compatível, porém ainda não confirmaram qual vai ser a frequencia daqui, e n quero ter o problema de falta de frequência como tô tendo na banda de 700mhz, então vou esperar a Anatel anunciar quais serão as bandas daqui, oq deve rolar até o ano q vem, se o OP7 já for compatível eu compro, se não eu espero o ano seguinte.

Cristina Nascimento

Ocultando perde-se a característica do notch. Sei lá, ainda tem opções sem ele pra se comprar, do q pegar um com notch e esconder. Desperdicio de tempo, cara. Não axo bacana, rs.

Macgyver Freitas

Assim, se fosse tudo tela seria melhor, mas o notch é melhor do que uma borda de lado a outro da tela, além do q, pra quem n gosta, é só ocultar, ainda mais numa tela OLED como é a do OP6, n tem como perceber q ele tá ali.

Gannicus

Sim. E o VIVO NEX é excelente também. Tudo para evitar o lixo de NOTCH!

Cristina Nascimento

haha, passei perto tb, rs.

Gannicus

Seria OPPO FIND X. Eu me enganei mesmo...

Cristina Nascimento

Não seria Vivo Nex?

Cristina Nascimento

Se vc não liga pro notch, poderia ainda esse ano pegar o OP6, ou entao pega o 6t no inicio do ano q vem, pq comprar em fim de ano não dá, demora mto pra chegar pra ca e aki é akela demora pra entregar.

Macgyver Freitas

Eu n tenho apego com eletrônicos, já os vejo como coisas trocáveis, mas concordo q trocar toda hora é só consumismo, de uma geração pra outra geralmente muda muito pouco. Queria ter um OP5, do meu OP3 pro OP5 teve um avanço grande por ter melhorado litografia e dobrado o número de núcleos, e a câmera tbm melhorou muito, mas isso tudo ainda é o de menos, o fraco do OP3 é q ele não tem suporte a nova banda de 700mhz do 4g, a partir o OP5 já tem, e isso dá uma boa diferença na prática. Agora do OP5 para o OP6 n tem nada q seja muito melhor, até a velocidade é quase imperceptível a diferença, pra vc acho q da até pra ficar mais tempo sem problema, o meu eu tô vendo se pego outro em 2019, ou se seguro até 2020

Cristina Nascimento

Preciso de uma película oleofóbica. Essa de gel é um cocô. Cheio de marcas dos dedos e com efeito arco-íris aff.

Exibir mais comentários