Instagram e Facebook ganham opção para você diminuir o uso dos apps

Com o novo recurso, é possível definir quanto tempo você usará o Instagram e o Facebook

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Instagram e o Facebook querem que você tenha mais controle sobre o tempo que passa nas duas plataformas. Para isso, criaram uma ferramenta que mostra detalhes sobre a sua atividade nos aplicativos.

Com o tempo de uso em cada dia da última semana, o recurso permite silenciar notificações e criar lembretes que recomendam uma pausa. A funcionalidade já estava sendo testada pelo Instagram há pelo menos duas semanas, como foi noticiado pelo Tecnoblog, e finalmente se tornou oficial.

Para usar a ferramenta no Instagram, basta abrir o menu de configurações e selecionar a opção “Sua atividade”. O caminho é parecido na outra plataforma: abra o menu e escolha “Seu tempo no Facebook”.

Em ambos os casos, você verá um gráfico indicando os minutos em que as redes ficaram abertas no seu celular. É possível definir quanto tempo você pretende usá-las nos próximos dias em um intervalo de alguns minutos até horas.

Você receberá um aviso quando o limite for atingido, mas poderá continuar usando os aplicativos, se desejar. A ferramenta também permite gerenciar as notificações, que podem ser silenciadas por até oito horas.

“Queremos que essas ferramentas estejam amplamente disponíveis para toda a comunidade”, disse Ameet Ranadive, diretor de produto do Instagram com foco no bem-estar. O executivo disse que o recurso será benéfico para os usuários, embora possa reduzir o tempo de uso.

“No longo prazo, isso é algo importante para a comunidade e algo em que queremos investir”, disse. Segundo ele, o objetivo é fazer com que as pessoas passem tempo no Instagram e Facebook de forma “intencional, positiva e inspiradora”.

O recurso já começou a ser liberado e, nas próximas semanas, estará disponível para quase todo mundo. Quase. Segundo Ranadive, cerca de 1% dos usuários não receberá a atualização. O objetivo é realizar uma comparação com o grupo principal e notar as possíveis mudanças.

Ainda de acordo com o executivo, a área para gerenciar a atividade nos dois serviços pode receber melhorias conforme o retorno dos usuários.

Com informações: Instagram, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados