Início » Celular » Android P pode ser lançado em 20 de agosto; estas são as novidades

Android P pode ser lançado em 20 de agosto; estas são as novidades

O novo sistema do Google ganhará mudanças na interface e recursos que usam inteligência artificial

Victor Hugo Silva Por

O Android P está sendo testado há alguns meses em uma prévia voltada para desenvolvedores. Em fase beta, o sistema ganhou várias correções e chegou à sua versão final há cerca de uma semana. Agora, ele pode ter finalmente ganhado uma data de lançamento oficial.

Um tweet de Evan Blass, famoso por vazar informações das empresas de tecnologia, indica que o Google irá liberar o Android P ao público em geral no dia 20 de agosto. Caso seja confirmada, a data estará de acordo com o planejamento da empresa, que já havia definido o terceiro trimestre para o lançamento.

Vale lembrar que, em 2017, o Android Oreo foi lançado em 21 de agosto, que assim como a nova data marca a terceira segunda-feira do mês.

As principais novidades do Android P

A atualização do Android P pode causar uma mudança significativa na tela inicial do sistema: o fim do botão multitarefa, que mostra os aplicativos recentes. Por padrão, ele continuará sendo exibido, mas assim como no iPhone, você poderá adotar gestos para mudar de tela.

Com isso, bastará deslizar o botão Home para cima para revelar os últimos apps utilizados. O sistema mostrará prévias maiores, a barra de pesquisa e alguns aplicativos. Além disso, será possível copiar o texto sem, necessariamente, abrir o app.

Navegação por gestos no Android P

O Android P também ganhará recursos que usam inteligência artificial. Um deles é conhecido como “Adaptive Battery” e ajuda a manter o celular ligado por mais tempo. Para isso, ele limita o consumo de bateria dos aplicativos que você usa pouco.

Há também o “Adaptive Brightness”, que detecta suas preferências de brilho da tela e realiza ajustes automáticos sem depender do sensor de luz ambiente. Durante os testes, metade dos usuários deixaram de mudar o brilho da tela manualmente.

Na tela de aplicativos, o novo Android mostrará uma nova seção logo abaixo dos aplicativos mais usados. Conhecida como “App Actions”, ela oferece atalhos para funções-chaves dos aplicativos. Assim, quando você conectar o fone de ouvido, por exemplo, o celular poderá mostrar um botão para ouvir uma faixa no Spotify.

Outro recurso que usa inteligência artificial é o “Slices”. Com ele, você digita o nome de um aplicativo na barra de pesquisa e pode aproveitar algumas funções-chave.

Durante o Google I/O, o Lyft, concorrente do Uber, foi usado como exemplo. Ao digitar o nome do app, o sistema mostra o tempo que um motorista levaria para chegar ao seu local e qual seria o valor de uma corrida para sua casa ou seu trabalho.

Assim como Instagram e Facebook, o Google também parece estar preocupado com o bem-estar dos usuários. Por isso, o Android P ganhará um recurso capaz de mostrar quanto tempo você passa em cada aplicativo, quantas notificações você recebeu e quantas vezes desbloqueou a tela nos últimos dias.

Com a funcionalidade, é possível definir um limite de uso para cada aplicativo instalado em seu celular. Ao atingir o tempo que você estabeleceu, o app é fechado automaticamente e seu ícone fica cinza, indicando que você não poderá usá-lo.

Quem vai receber o Android P?

A versão final do Android P chegará primeiro para os dispositivos do Google, como o Pixel. No entanto, a atualização certamente será liberada para os principais aparelhos lançados nos últimos meses, como Galaxy S8, Moto Z3 Play e Xperia XZ2 Compact.

Caso você queira se adiantar ao lançamento, é possível testar a versão beta do Android P. Para isso, é preciso ter um dos seguintes aparelhos:

  • Essential Phone
  • Google Pixel 2
  • Google Pixel 2 XL
  • Google Pixel
  • Google Pixel XL
  • Nokia 7 Plus
  • Oppo R15 Pro
  • Sony Xperia XZ2
  • Vivo X21 UD
  • Vivo X21
  • Xiaomi Mi Mix 2S

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Ali não é a paçoquinha rsrs

Gesonel o Mestre dos Disfarces

acho que ele fala daquela feita com amendoim e açúcar, e não a de carne. :)

Franco Luiz

mais um motivo pelo qual android puro é ruim ...... samsung ja tem tema escuro a anos em sua loja agora a asus com a zenui aparti do android 8 ja muda tudo tbm xperia tb tinha isso .... detalhe antes da apple

Nicolas_RS

As distros Linux tem isso a muito tempo!

Kodos Otros

Pois é! Poderia ter os dois mesmo, eu não curto, mas muita gente gosta.

Anderson

Sempre isso, um jogando a culpa no outro, não tem 50% dos aparelhos com Oreo e já vem o P e os usurpatórios refém buscando qual aparelho vai atualizar e quando irá atualizar.

neryuuk

Exatamente. De acordo com uma pesquisa online recente do Android Police, de aprox. 30 mil pessoas que responderam, 95% gostariam que
existisse um tema escuro...
https://www.androidpolice.c...

J_Eduardo

Putz o Android ditava novidades, q inclusive depois apareciam no IOS...hoje ver o botões triplos sumirem, vejo que a Apple está mandando mesmo...

johndoe1981

Mas paçoca é salgada, e não doce...

johndoe1981

Vai ser ou Android Pé-de-moleque ou Android Paçoquinha.

Molinex

Quando lançarem a gente vê se vai ser assim

Henry

" vem sem nada. e com tempo vai ganhando apps"

discordo, provavelmente não vai ser assim, google deve rodar os apps android no fuschia por meio de virtualização enquanto eles vão sendo atualizados para as novas APIs do sistema, ou seja vai sendo atualizado por baixo do sistema enquanto roda improvisado no fuschia.

e sim o sistema tem tudo pra dar certo, google ta sendo bem cautelosa e o sistema vai ser aberto o que deve agradar os devs,

nice guy

Sim, excelente pra quem já não esperava mais nada pro 3 e 3T. Voltaram atrás na promessa de matar os dois modelos no 8.1.

Mas a lista acima é dos aparelhos que possuem o beta e não dos aparelhos que receberão o Android P. Apenas o Oneplus 6 possui o beta do P e não foi incluído na lista.

"Caso você queira se adiantar ao lançamento, é possível testar a versão beta do Android P. Para isso, é preciso ter um dos seguintes aparelhos:"

EDSON SILVA

Na verdade a Oneplus já informou que todos aparelhos do Oneplus 3 ao Oneplus 6, vão receber atualização para o Android P.

SR 71 Pássaro Preto

"Assim como o Instagram e o Facebook, o Google também parece estar preocupado com o bem-estar dos usuários."
Esse cara só pode estar de brincadeira falando isso.

Exibir mais comentários