Início » Computador » IPS e VA: entenda as diferenças entre os displays LCD

IPS e VA: entenda as diferenças entre os displays LCD

É comum encontrar essas siglas (IPS e VA) em etiquetas e especificações técnicas de monitores ou televisores, e tudo bem ficar confuso

Por
1 ano atrás

IPS e VA são dois tipos de displays LCD (liquid crystal display, ou tela de cristal líquido em português) usados em aparelhos como painéis de TVs, monitores e notebooks. É comum encontrar essas siglas em etiquetas e especificações técnicas de monitores ou televisores, e tudo bem ficar confuso com elas. São variações da tecnologia de cristal líquido que oferecem experiências diferentes, dependendo do ambiente e também do ângulo de visão.

Como funciona um display LCD?

O LCD está em todo lugar, é a tecnologia presente na tela do monitor do seu computador. Trata-se de um painel composto com os chamados “cristais líquidos” — uma classe de material que se apresenta em estados da matéria, compreendidos entre o líquido e o sólido.

TV children / Pixabay

Eles se alteram sob a ação de temperatura, pressão ou campo elétrico e magnético. Por esse motivo, foram adotados em larga escala pela indústria e são usados na fabricação de telas para equipamentos de todos os tipos. Estão presentes na estrutura dos displays, formados por “pixels” compostos pelas três cores do padrão RGB (vermelho, verde e azul).

Para refletir graduações de cores, esses cristais precisam receber uma corrente elétrica. Na parte traseira de uma tela LCD há o que chamamos de backlight, uma luz branca que faz o display brilhar. É nessa passagem da luz combinadas aos impulsos elétricos que são formadas as cores nos pontos (pixels) que formam as imagens que você vê na televisão.

O que é IPS?

O IPS é uma sigla em inglês para “In Plane Switching”, e quer dizer que os cristais líquidos da tela que estão alinhados horizontalmente, ao invés do tradicional alinhamento vertical. A tecnologia oferece uma reprodução de cor mais fiel mesmo em diferentes ângulos de visão. A desvantagem é a dificuldade com tons escuros, o que pode significar um baixo contraste.

Isso pode ser um ponto negativo em uma televisão ou monitor para quem curte jogos (parte deles com muitas cenas escuras) ou assiste filmes no escuro (o preto tende a ficar cinza).

Jogos / PS4 / Pixabay

Quem deve comprar televisores com tela LCD IPS: pessoas com uma ampla sala de estar e que precisam de ângulos de visão maiores em que não haja tanta demanda de contraste.

O que é VA?

O VA é uma sigla em inglês para “Vertically Aligned”, e quer dizer que os cristais líquidos da tela que estão alinhados vertical, ao contrário do IPS. Monitores VA têm duas versões: Patterned Vertical Alignment (PVA) and Multi-domain Vertical Alignment (MVA). Cada tecnologia tem seus prós e contras e depende de como você planeja usar o seu display.

No MVA e no PVA, os fabricantes estão tentando encontrar uma técnica que combine as vantagens do TN (Twisted Nematic), a tecnologia mais comum e também a mais antiga, e do IPS. Os painéis MVA oferecem bons ângulos de visão e, geralmente, melhores pretos e contraste do que os painéis em TN ou em IPS. Tem um menor tempo de resposta. Painéis de PVA são em muitos aspectos semelhantes ao MVA, mas têm pretos ainda melhores e um grande contraste. 

Quem deve comprar televisores com tela VA: quem procura boa qualidade de imagem em um quarto escuro e quem não precisa de ângulos de visão mais amplos com salas grandes.

Horizontal ou vertical?

Cristais líquidos, quando reagem, mudam de posição quando ativados com eletricidade, e bloqueiam mais ou menos a passagem de luz (para formar cores) de acordo com o arranjo.

Os monitores IPS são uma evolução e têm seus cristais alinhados horizontalmente em todos os momentos. Quando carregados, eles só giram para permitir a saída da luz. As telas VA ainda têm seus cristais líquidos alinhados verticalmente. Quando ativados, eles se movem para uma posição horizontal, permitindo a passagem da luz, semelhante ao IPS.

IPS ou VA?

Não há um único tipo de LCD que seja bom em tudo. Escolher um painel entre IPS e VA vai depender da forma como você usa o monitor. Gamers, geralmente ficarão felizes com os painéis VA (com melhor tempo de resposta). Fotógrafos e designers gráficos devem comprar um monitor IPS (mais fiel às cores e com bons ângulos de visão do expectador).

Se para você o contraste é um fator importante, é possível buscar um monitor com um painel MVA ou PVA, com boas gradações de tons escuros. O alinhamento vertical dos cristais líquidos permite maior iluminação, criando melhores pretos e maior contraste.

Com informações de TN Painel e Things

Mais sobre: , , , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.