Como desativar ou ativar notificações do Instagram

Instagram permite ativar ou desativar notificações específicas como comentários, curtidas, marcações em fotos ou mensagens; Android e iOS deixam desabilitar todos os alertas de uma vez

Victor Toledo Lucas Lima
Por e
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

As notificações do Instagram podem ser desativadas ou ativadas na seção de configurações do próprio aplicativo ou pelo sistema operacional do celular. Usuários da rede social também podem silenciar as notificações sobre novos conteúdos de contas ao entrar um perfil específico.

Como desativar ou ativar notificações por tipo de conteúdo no Instagram

Tempo necessário: 2 minutos

Ao silenciar notificações por tipo de conteúdo no Instagram, você define se quer deixar de receber alertas em marcações de fotos, mensagens diretas, curtidas, comentários e até novos seguidores. O tutorial é o mesmo no Android e no iPhone, veja a seguir.

  1. Acesse as configurações do Instagram pelo app

    Na sua aba de perfil, toque no menu representado por três barras, no canto superior direito da tela, e escolha “Configurações e privacidade”.Imagem de tutorial que indica para acessar o menu superior direito no perfil do usuário. Também é possível encontrar uma seta que aponta para a localização do primeiro botão de nome "Configurações e Privacidade".

  2. Toque sobre a opção “Notificações”

    Na seção de “Notificações” do Instagram, escolha o tipo de conteúdo para o qual você deseja ativar ou desativar os alertas.Imagem de tutorial que indica para acessar o menu de notificações e, na sequência, apresenta um retângulo de cor vermelha que seleciona as opções disponíveis no aplicativo.

O usuário consegue configurar as notificações em cada um dos menus disponíveis no aplicativo do Instagram. É possível silenciar chamadas, notificações de lives e até comentários em suas fotos de forma independente.

Como silenciar ou ativar notificações do Instagram para um perfil específico

O Instagram permite silenciar ou ativar as notificações de novos posts, stories e reels para contas específicas. Passa isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse um perfil do Instagram
  2. Toque no ícone de sino, no canto superior direito da tela
  3. Desative ou ative a chave ao lado de cada tipo de conteúdo para configurar as notificações
Imagem de tutorial informativa que mostra o sino localizado no canto superior direito da tela e as opções de notificação, como publicações, stories, reels, vídeos e vídeos ao vivo.

Como desativar automaticamente as notificações do Instagram em um horário

Para desativar as notificações por um período é necessário ativar o Modo Silencioso do Instagram.

A ferramenta permite que o usuário silencie qualquer notificação do aplicativo de forma automática e pelo tempo que desejar.

Como desativar as notificações do Instagram pelo sistema operacional

É possível deixar de receber alertas do Instagram ao acessar as configurações do sistema e encontrar a opção para desativar as notificações de aplicativos no Android. Quem tem um iPhone, pode desativar notificações de apps no iOS de forma nativa ao acessar o menu “Ajustes”.

Esse método é mais prático caso você deseje configurar todas as notificações do aplicativo ao mesmo tempo.

Como desativar a pré-visualização de notificações do Instagram

Desativar somente a pré-visualização das notificações é interessante para quem busca maior privacidade, já que não expõe o conteúdo da mensagem quando o celular está com a tela bloqueada. Veja o passo a passo nos tutoriais a seguir para Android e iOS.

Desativar pré-visualização de notificações do Instagram no Android

  1. Acesse as configurações do seu celular Android
  2. Toque em “Apps e notificações
  3. Abra a opção “Notificações”
  4. Acesse o menu “Notificações na tela de bloqueio”
  5. Selecione a opção “Ocultar notificações e conversas silenciosas” para não exibir mais a pré-visualização na tela do celular.

As telas podem variar de acordo com a versão do sistema e fabricante do aparelho.

Desativar pré-visualização do Instagram no iOS (iPhone)

  1. Acesse “Ajustes” no iOS
  2. Role a tela e toque no ícone do Instagram
  3. Vá até “Notificações” e abra o menu “Pré-visualizações
  4. Por fim, escolha uma das opções: “Quando Desbloqueado” ou “Nunca“.

A opção “Quando Desbloqueado” exibirá o conteúdo da notificação apenas quando o aparelho for desbloqueado. Já a opção “Nunca” não irá exibir qualquer tipo de pré-visualização na tela de bloqueio.

Posso saber quem ativou notificações para minha conta no Instagram?

Não. Não é possível saber quem ativou as notificações de posts, stories, vídeos, ou qualquer outro tipo de conteúdo da sua conta no Instagram.

Posso ativar notificações no Instagram para PC?

Não. O Instagram ainda não permite que o usuário ative notificações para um perfil no PC. O recurso só está disponível no app para celular.

Por que não recebo notificações do Instagram?

É possível que alguma das configurações de bloqueio de notificação possam estar ativadas se você não recebe notificações no Instagram. Acesse as configurações do aplicativo e do seu celular para conferir se há algum ajuste a ser feito.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados