Início » Telecomunicações » 4G chega a mais de 50% dos usuários no Brasil

4G chega a mais de 50% dos usuários no Brasil

São mais de 118,2 milhões de clientes acessando a internet móvel por 4G

Paulo Higa Por

Além de estar presente em quatro mil cidades brasileiras, o 4G atingiu outra marca histórica: a tecnologia é utilizada pela metade dos usuários de telefonia móvel no Brasil, o que corresponde a 118,2 milhões de clientes.

A Anatel divulgou os números nesta sexta-feira (3), informando que “a tecnologia 4G já representa 50,29% do total de contratos de internet móvel do país”, após um aumento de 46% nos últimos 12 meses. Em segundo lugar está o 3G, com 30% de participação (72,2 milhões de linhas), seguido pelo 2G, com 11% (27,8 milhões de linhas).

Foto por crbertoldo/Pixabay

A agência também atualizou outros números do setor de telefonia móvel. Em junho, a quantidade de clientes pós-pagos (o que inclui os planos controle) continuou subindo, para 93,1 milhões de linhas (39,6%), enquanto a de pré-pagos caiu para 141,9 milhões (60,4%). Há uma clara tendência de migração: no último ano, as operadoras perderam 18,3 milhões de pré-pagos, mas ganharam 11,3 milhões de pós-pagos.

No ranking de empresas, as posições permanecem inalteradas, com a Vivo ganhando clientes a cada mês e a TIM perdendo espaço. A Vivo continuou no posto de maior operadora móvel do país, com 32% de participação, seguida por Claro (25%), TIM (24%) e Oi (16%). Entre as menores, a lista é encabeçada por Nextel (1,3%), Algar (0,5%) e Porto Seguro Conecta (0,2%).

Você pode acessar todos os números nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Georges Costaridis

Se depois de ano e meio ninguém resolveu esse bug eu classificaria essa situação não mais como bug mas outra coisa passível de ação criminal.

Thomas Anderson

"...com a Vivo ganhando clientes a cada mês e a TIM perdendo espaço"

Pois é, acabei de sair da tim (plano tim beta) e ir pra vivo, pra quem não é beta lab não tem motivo pra continuar, talvez se usar o deezer e olhe lá... O vivo turbo além de estar com o mesmo preço tem plano quinzenal por R$ 10,00 pra quem usa pouca internet, continuaria pelo tim beta diário se não cobrasse mesmo nos dias que não uso como já mencionaram aqui. O único problema da vivo são os bugs no sistema deles, primeiro falando que não podia usar o app por não ter CPF vinculado à linha, o que é impossível já que comprei o chip pelo próprio site deles e usava o CPF pra logar, ninguém do suporte por telefone conseguiu resolver, somente por formulário de contato no site deles e o formulário estava todo cagado com campos obrigatórios desabilitados (tive que preencher o formulário editando o html no inspetor do Chrome). E assim continua a saga pra encontrar a operadora 'menos pior'...

Wellington Gabriel de Borba

Vai comparar um plano controle com o custo benefício de um plano semanal. Parece que as operadoras estão debochando. Na TIM um plano pré semanal, vc consegue o dobro de internet com 40 reais por mês.

Wellington Gabriel de Borba

Só isso?

Mateus B. Cassiano

Como a conexão 4G serve somente para dados, pode ser sim um bug no sistema. A questão é se a TIM vai resolver e o mais importante, quando vai resolver...

Georges Costaridis

Pois é...a gloriosa Anatel que deveria estar do lado do cidadão põe as mãos nos bolsos, assobia e segue em frente fazendo de conta que o mundo é redondo...kkkk.

DumbSloth87

Continua SIM! Tem que ir lá nos cafundó das config pra limitar o negócio pra "3G/2G" que aí não cobra.

Wilson Faustino

Porto Conecta bem pequena no mercado. Sou cliente dela desde março de 2016 e extremamente satisfeito. O atendimento ao cliente deles é fabuloso, 4G constante e rápida (muitas vezes tiro do wifi e deixo nela) e falo a vontade para qq operadora.

Porto Velho

Não tem padrão nenhum não. As vezes funciona, as vezes não, não importa qual a operadora ou o tamanho da cidade.

Jefferson Rodrigues

A TIM, no momento, só me oferece 10MB, no 4G.

Georges Costaridis

A Tim continua com aquela pegadinha de te cobrar o uso do 4G mesmo quando não o usa? Disseram que éra um bug no sistema. Mas que bug safado e espertinho, não?

Porto Velho

A, sei lá.. pagar R$50 a mais por mês em pós só por causa de roaming pra mim não vale nem um pouco a pena. Melhor pagar pelas ligações.

Byte

Outra coisa que não adianta é ter rede oferecendo 4G porem com velocidade de 3G, fora dos grandes centros e capitais 4G quando da 10mb ta bombando

Caleb Enyawbruce

Esses números certamente colocam o Brasil no top 5 mundial em quantidade de usuários de 4G. A maioria dos países nao tem 100 milhões de habitantes... É um mercado absurdo de grande.

PS.: Ate procurei, mas nao encontrei um ranking de usuarios de 4G por país.
Como curiosidade, entrei um de cobertura, por porcentagem (79o lugar):
https://en.wikipedia.org/wi...

E um de usuarios de smartphone de modo geral, sem relação com conexão (4o lugar):
https://newzoo.com/insights...

Byte

Roaming nacional deveria ter sido proibido a anos já, é uma vergonha ter que pagar por isso usando a própria rede da operadora.

Exibir mais comentários