Recycle Lixo Lixeira / Pixabay

Exclui um arquivo ou uma foto do computador não costuma ser uma ação irreversível. Se você não esvaziou a sua Lixeira é bem possível que ele ainda esteja lá. Isso serve tanto para o Windows quanto para o macOS. Se você não acionou a opção “esvaziar lixeira”, fica tudo mais fácil. A “Lixeira”, porém, possui uma capacidade limitada e definida pelo sistema operacional, que corresponde a uma parte do disco rígido. Quando ela fica cheia, começa a eliminar arquivos, começando pelos mais antigos.

Como recuperar arquivos deletados da lixeira do Windows

Para recuperar um arquivo excluido na Lixeira do Windows, basta clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse e selecionar a opção “restaurar” em cada um deles ou resgatar todos os arquivos na opção “restaurar todos os elementos” e os arquivos voltarão às pastas que estavam antes de serem excluídos. Lembre quais são as pastas.

E se o arquivo não estiver mais na Lixeira?

Quando você apaga um arquivo no Windows e esvazia a lixeira, é possível que o arquivo permaneça no seu disco rígido. O sistema remove apenas a referência e libera a área do disco para seja feita uma nova gravação de dados. Enquanto não for sobrescrito, existe a chance de recuperá-los. Para isso, você vai precisar usar programas para recuperar arquivos deletados. Você pode também aumentar a capacidade da Lixeira no seu PC.

Aumente a capacidade da sua Lixeira no Windows:

  1. Abra o aplicativo da Lixeira;
  2. Clique com o botão direito do mouse;
  3. Escolha a opção Propriedades;
  4. Observe o espaço disponível e tente aumentar em “tamanho personalizado”.

Como recuperar arquivos deletados da lixeira do Mac

Se um aplicativo encerrar inesperadamente, quando você reiniciar o Mac, o macOS moverá estes arquivos temporários para o “Lixo”. Você pode recuperar os arquivos (temporários ou excluídos por você) arrastando-os para fora do “Lixo”. Ou, abra o “Lixo”, clique no arquivo com o botão direito do mouse e escolha “Colocar de volta” (na pasta).

Como evitar a remoção mensal do lixo?

De acordo com a Apple, você pode remover arquivos, pastas ou outros itens que não são mais necessários arrastando para o “Lixo”. Os itens não serão apagados até que você esvazie o “Lixo”. É importante checar se o recurso “Remover os itens do Lixo depois de 30 dias” não está ativado. Caso contrário, os arquivos podem ser deletados.

Desative a remoção automática do Lixo após 30 dias:

  1. Selecione Finder;
  2. Clique em Preferências;
  3. Clique em Avançado;
  4. Selecione “Remover os itens do Lixo depois de 30 dias”;
  5. Marque para ativar ou desativar o recurso conforme for necessário.

Se a dica da Lixeira não funcionar, há formas de recuperar arquivos via backup ou com programas compatíveis com Mac, Windows e Linux para recuperar arquivos deletados.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados